Projeto pretende reformular carreiras, folha de salários e governo estuda reduzir salário inicial dos servidores do executivo

2
510

Projeto pretende reformular carreiras e folha de salários dos servidores.

O governo estuda preparar no segundo semestre uma proposta de reforma administrativa do funcionalismo público. A proposta vai levar em conta algumas ideias que estavam sendo analisadas no governo Michel Temer para tentar melhorar a produtividade dos servidores públicos e reduzir os custos fiscais da folha de pagamentos da União.

A intenção é formatar um projeto até o fim do ano para que possa ser levado e discutido no Congresso já no início do exercício legislativo de 2020. Há quem aponte que um projeto poderia ser enviado ainda nesse segundo semestre, enquanto há quem descarte completamente essa hipótese.

Um dos objetivos que já está mapeado no trabalho em curso, que ainda está em fase inicial, é elevar a distância entre salários de entrada e de fim de carreira dos servidores, principalmente pela redução dos ganhos iniciais.

O outro é promover uma significativa redução no número de carreiras do Poder Executivo, diminuindo a pulverização de cargos e situações de redundância entre órgãos do próprio governo. Uma das ideias, nesse segundo objetivo, é aproximar do modelo vigente no Legislativo e no Judiciário, que trabalham com poucas carreiras, em geral, separando as categorias em nível superior e médio.

Crédito: Anasps Online – disponível na internet  22/06/2019


Governo estuda reduzir salário inicial de servidores Do Executivo

Medida é estudada como forma de incentivar os ocupantes de cargos públicos a se capacitarem e buscarem progressão na carreira

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) estuda reduzir o salário inicial de servidores públicos. A ideia faz parte de uma proposta de reforma do funcionalismo e teria o objetivo de aumentar a diferença entre a remuneração de ingresso e de fim de carreira. As informações são do jornal Valor Econômico.

Com isso, o governo quer incentivar os servidores a se capacitarem, com o objetivo de alcançar uma progressão no cargo. Outra medida seria a diminuição de carreiras do Executivo. Assim, esse modelo se aproximaria dos outros poderes, com poucas categorias separadas em nível superior e médio.

De acordo com o veículo, a faixa salarial do início ao fim da carreira foi encurtada durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida do atual governo, no entanto, é polêmica e pode enfrentar resistência.

Crédito:Thaís Paranhos/Metrópoles – disponível na internet 22/06/2019

2 Comentários

  1. Para os militares aumento e tratamento diferenciação nas propostas da previdência em relação aos civis.Para os servidores civis proposta de corte absurda nos salários e aumento significativo nas alicotas previdênciarias.
    Dois pesos e duas medidas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!