Inmetro: na medida certa

8
554

Tive a oportunidade de participar de uma apresentação do Novo Modelo Regulatório do Instituto Nacional de Merrologia, Qualidade e Tecnologia ( Inmetro) ao setor produtivo, em 03/09/2019, na casa Firjan, em Botafogo, no Rio de Janeiro, cuja programação é impresidível: www.firjan.com.br/casafirjan

Leia a íntegra da matéria: tribunadepetropolis.com.br/inmetro-na-medida-certa-gastao-reis-

Crédito: Gastão Reis/Tribuna de Petrópolis – disponível na internet 09/09/2019


Novo modelo regulatório é apresentado na Firjan

O Novo Modelo Regulatório do Inmetro foi o tema de hoje da palestra promovida pelo Conselho de Economia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na Casa Firjan.  O encontro reuniu, em um auditório lotado, empresários de setores como o de construção, moda, alimentos, cosméticos e metal-mecânico. Sérgio Duarte, presidente do Conselho, elogiou a atuação do Instituto, convocando o setor produtivo do Rio a contribuir, com maior efetividade, da tomada de subsídios que será encerrada no próximo sábado, dia 7 de setembro. “Esta é uma nova regulação que acredita no empresariado e merece todo o nosso apoio”, afirmou.

A presidente do Inmetro, Angela Flôres Furtado, ressaltou a importância do resgate da pujança da Indústria brasileira. “Acreditamos em um mercado mais aberto e acessível, que encoraja o empreendedorismo no país.”, afirmou ela, enfatizando que esta é uma diretriz do Ministério da Economia, do qual o Inmetro faz parte. 

O diretor de Avaliação da Conformidade, Gustavo Kuster, ao apresentar o Novo Modelo Regulatório do Inmetro, chamou atenção para o fato de que o Brasil, em 2014, possuía 5,4 milhões de normas desde a Constituição de 1988. O objetivo, agora, é elevar a performance, tornando o país mais alinhado às melhores práticas internacionais.

Fonte: http://www4.inmetro.gov.br/noticias/novo-modelo-apresentado-na-firjan 

8 Comentários

  1. Boa tarde,

    Lamentável a atitude deste cidadão em parabenizar pessoas, inclusive ele, que querem acabar com anos de trabalho para que este órgão tivesse crédito e confiança do povo brasileiro.
    Uma vergonha o que estão fazendo com o Inmetro.

    • Se você acha que está tão perfeito o sistema pelo qual o Inmetro está operando, venha pro outro lado e faça a certificação de um produto. Você deve ser um dos burocratas que estão ajudando parar o Brasil, do time, quanto pior, melhor.

      • Prezado Sr. Carlos Vagliati, bom dia

        Antes de mais nada gostaria de me apresentar, serei breve, fui funcionário do Inmetro por 38 anos, trabalhei em todas áreas técnicas desta casa, fui chefe da certificação de produtos, elaborei vários regulamentos visando acima de tudo a segurança e saúde do cidadão brasileiro, por acaso estou em SP dando treinamento em alguns organismos acreditados pelo Inmetro. Não conheço sua área, nem tampouco o produto que V.Sa trabalha mas gostaria de informá-lo que o Inmetro, a partir da Portaria 404 de 2019, que está em consulta pública, adotará o seguinte procedimento:

        Através de análises de documentos(papeis) que serão analisados por técnicos da casa, o produto que irá para o consumidor somente terá esta avaliação, sendo aprovada a papelada, o mesmo estará apto à venda.
        Agora Sr. Carlos, vamos pensar um pouco, imagina um brinquedo, que possui a cerificação compulsória, isto é, é necessário que o mesmo seja coletado, ensaiado e analisado por organismos acreditados para este escopo (brinquedo), hoje em dia é feito assim, mas como a pretensão das cabeças pensantes no Inmetro, o sistema mudará, basta uma análise de documentação para o produto( fabricante nacional ou importado) ir para o mercado, pensa comigo, o brinquedo chega a criança e por algum defeito venha causar o óbito a mesma, imagina um filho seu, ou neto ou sobrinho, vindo a falecer por causa de um brinquedo que deveria seguir as normas e regulamentos atuais e nada disso foi feito. Dá para imaginar ?
        Sr. Carlos não sou burocrata, sou apenas um cidadão que conhece bem as atuais regras do Inmetro e que estou vendo num futuro próximo problemas aparecerem nesta casa, problemas sérios, pois os produtos certificados compulsoriamente pelo Inmetro, prezam pela Segurança e Saúde do cidadão brasileiro.
        Caso queira mais informações, favor contatar-me, terei o imenso prazer em lhe explicar todo o processo de certificação atual, que garante um produto confiável ao cidadão brasileiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!