Com o desenvolvimento crescente da tecnologia e, consequentemente, do setor de TI, a quantidade de certificados disponíveis tende a aumentar cada vez mais. Então, como escolher os que mais agregarão ao seu perfil profissional? Isso dependerá da área em que você vai se especializar, já que há opções específicas para cada uma delas. Além disso, é fundamental levar em consideração a empresa que emite o certificado, para ter certeza de que ela é confiável e realmente consegue medir as habilidades e conhecimentos que propõe avaliar.
Que tal entender mais sobre cada uma das certificações e saber como elas podem ajudá-lo a enfrentar a competitividades do mercado de trabalho? Conheça, a seguir, os principais certificados de TI e identifique quais deles melhor se encaixam nas suas experiências e objetivos!
1. ITIL
O certificado ITIL, acrônimo que vem de Information Technology Infrastructure Library — em português, Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação — oferece quatro níveis de distinção: Fundação, Intermediário, Expert e Master.
Antes de receber o ITIL, você vai aprender a identificar, planejar, desenvolver e dar suporte a um departamento de TI. Dessa forma, a certificação visa demonstrar como o setor pode ter um papel-chave no crescimento e no desenvolvimento de uma empresa. Essa é uma preocupação crescente, já que a evolução da tecnologia faz com que o TI assuma uma participação cada vez mais estratégica e presente, junto aos gestores do negócio em que a equipe atua.
Com o ITIL em mãos, você comprova ser um profissional de TI capaz de aprimorar os serviços da companhia. Além disso, você também pode contribuir para reduzir os custos operacionais, melhorar a produtividade dos colaboradores, aumentar o nível de satisfação dos clientes, dentre outras ações.
2. PMP
O PMP, ou Project Management Professional — Profissional de Gerência de Projetos — é, como o nome indica, voltado para a qualificação de gerentes de projetos dentro do setor de TI. Esses profissionais são muito procurados, mas ainda é difícil encontrá-los, o que faz desse certificado uma excelente opção para quem quer se destacar no mercado de trabalho.
Tirar o PMP pode ajudá-lo a conquistar salários mais altos, além de novas e melhores oportunidades de emprego. Devido ao seu alto nível de exigência, o certificado requer cinco anos de experiência prévia em gerenciamento de projetos, um diploma, um total de pelo menos 7.500 horas na direção de um projeto e outras 35 horas em aulas sobre o assunto.
3. MCSE
Emitido pelo Microsoft, o MCSE — Microsoft Certified Solutions Expert, ou Especialista em Soluções Certificado pela Microsoft — alcança uma posição de cada vez mais destaque no cenário mundial da Tecnologia da Informação.
Quem tem o MCSE conquista tanto oportunidades de trabalhar na Microsoft, assim como vagas que exijam conhecimentos em computação na nuvem em qualquer empresa. Isso porque essa ferramenta conquista um espaço crescente nos negócios de todos os setores, então, fique atento!
Para aumentar o nível de especialização dos profissionais, o MCSE oferece diferentes certificações em:
- infraestrutura de servidor;
- infraestrutura de desktop;
- plataforma de dados;
- mensagens e comunicações;
- computação em nuvem privada;
- Business Intelligence;
- SharePoint.
Todos eles renderão novas e melhores oportunidades para você, então, escolha a opção mais adequada de acordo com a área em que você deseja se especializar!
4. MCITP
Mais uma certificação da Microsoft que ampliará as oportunidades para você. A MCITP — Microsoft Certified Information Technology Professional, ou Profissional da Tecnologia da Informação Certificado pela Microsoft — permite que você atue com administração de banco de dados, administração de mensagens corporativas e muitos outros setores específicos do TI.
O certificado pode ser tirado em seis especialidades:
- Windows Client;
- Windows Exchange Server;
- Windows Lync;
- Windows Server;
- Windows Share Point;
- Windows SQL Server.
Quanto mais delas você tiver, melhores serão as suas chances de conquistar o cargo que você deseja.
5. CISM
Com a tecnologia cada vez mais presente nas empresas, a segurança digital se torna uma preocupação fundamental. Se você quiser atuar nessa área, recomendamos o CISM — Certified Information Security Manager, ou Gerente Certificado de Segurança da Informação.
Para realizar o testo, você precisa ter cinco anos de experiência com segurança da informação, além de já ter atuado por três anos como gerente de segurança. Caso você tenha prática no desenvolvimento, concepção e gestão de iniciativas de segurança em empresas, o CISM se torna ainda mais importante para o seu currículo.
Devido à importância do profissional de TI, quem tiver o CISM conquista chances de salários altos e cargos de grande importância dentro da empresa.
6. CGEIT
O CGEIT, acrônimo para Certified in the Governance of Enterprise Information Technology — Informação da Tecnologia Certificada em Governança de Empreendimentos — comprova a sua especialização em governança, algo cada vez mais procurado pelas organizações. Afinal, o desenvolvimento cada vez mais intenso do setor de TI faz com que as operações fiquem cada vez mais complexas, sendo necessário contar com profissionais capazes de comandar esses projetos e decisões.
Por render salários altos e se tratar de uma especialização em crescimento, o CGEIT é um dos certificados mais procurados atualmente. Ele é voltado para profissionais de cargos de chefia, como diretores, presidentes e gerentes de TI.
7. CAPM
O Certified Associate in Project Management — CAPM, ou Associado Certificado em Gestão de Projetos — é uma excelente opção para quem quer dar início a uma carreira bem-sucedida em gestão de projetos, outra área de crescente importância no TI.
Com o CAPM, você desenvolverá as suas habilidades e conhecimentos para gerir projetos e ganhará mais experiência nesse setor. Ele também rende salários mais altos, sendo voltado especialmente para gerentes e coordenadores de projeto e analistas de negócios de TI.
8. VMware VCP-CMA
Talvez uma das áreas que mais exija certificação dentro de TI atualmente seja a implementação e gerenciamento de nuvem. A cloud computing vem se consolidando como uma solução não só para o setor, mas para o sucesso de negócios diante da transformação digital.
Pensando nesse cenário de mudanças, a VMware criou recentemente uma certificação específica para a nuvem, a qual se tornou popular muito rápido: a VMware Certified Professional for Cloud Management and Automation. O interessante desse programa é que ele é constantemente atualizado com novas práticas e ferramentas no mercado, inclusive com a versão VCP-CMA 2019 já disponível.
9. EMC
Continuando com mais uma certificação voltada para a cloud computing, podemos citar a EMC Cloud Architect, ou EMCCA. O objetivo desse programa é preparar profissionais de TI para se tornarem especialistas em nuvem: como planejar um sistema em cloud, desenhar a arquitetura dos dados, virtualizar data centers, implementar soluções remotas e integrar o gerenciamento da nuvem.
O EMCCA faz parte de um programa maior, o EMC, por isso ele exige experiência comprovada como arquiteto de armazenamento e a participação prévia em outras certificações como pré-requisito. Portanto, quem aposta na EMC termina essa jornada como um profissional de cloud computing completo, pronto para implementar novas ideias em sua empresa ou buscar um melhor posicionamento no mercado.
10. CCNP Data Center
A gigante de tecnologia Cisco oferece uma série de certificados de TI, todos organizados dentro da sigla CCNP, mas, aqui, queremos destacar o programa específico para Data Center. O treinamento e certificação nesse caso é voltado para planejamento, investimento, implementação e gerenciamento de bancos de dados complexos, além da realização da infraestrutura no seu uso para resultados de negócio.
O material passa por todas os aspectos dessa função, como arquitetura de informação, virtualização, conectividade, computação integrar e, claro, segurança de dados. Ou seja, quem aposta nessa certificação já pode assumir cargos de gerenciamento de Data Centers, uma adição interessante para o currículo e para o aprimoramento da infraestrutura em que você trabalha.
11. RHCE
A certificação própria da Red Hat para engenheiros certificados (RHCE) é o melhor programa para profissionais de TI que trabalham com o sistema em infraestruturas corporativas e bancos de dados. Afinal, a ideia é extrair o máximo do SO como plataforma de inovação e estruturação dentro da empresa, realizando tarefas que a própria organização cita:
- configuração de parâmetros de Kernel, iSCSI e rede;
- configuração de logs de sistema;
- configuração de processos de automação dentro do sistema;
- configuração de serviços de rede (HTTP/HTTPS, FTP, NFS, SMB, SMTP, SSH e NTP).
Se a sua empresa trabalha com Red Hat, essa certificação é praticamente obrigatória, além de dar mais ferramentas para controlar e expandir o sistema.
12. LPIC
Falando de forma mais abrangente sobre certificações em Linux, o Linux Professional Institute é uma grande fonte de conhecimento e estudo para o profissional de TI. A certificação principal deles, LPIC, possui vários níveis que cobram desde a configuração e arquitetura de sistemas Linux até tópicos mais sofisticados. Veja quais são:
- LPIC-1: Linux Administrator;
- LPIC-2: Linux Engineer;
- LPIC-3 300: Linux Enterprise Professional.
Com esse tipo de treinamento, o engenheiro de TI tem toda uma base para trabalhar em sistemas Linux dentro de sua empresa, desde a sua construção até a utilização no dia a dia, focando em otimização, automação e segurança.
13. COBIT 5
COBIT, sigla para Control Objectives for Information and related Techonology, é um framework de governança de TI muito valorizado atualmente. A estrutura criada pela ISACA visa o controle de informação e da infraestrutura que a sustenta para aumentar a eficiência de sistemas corporativos.
O COBIT ficou tão popular que a própria associação criou um certificado para profissionais que se especializam na metodologia, a COBIT 5 — independente de serem analistas, auditores, gerentes ou desenvolvedores.
14. Oracle Certified Professional Avanced PL/SQL Developer
Outra grande certificação para quem deseja evoluir na área de gerenciamento de bancos de dados é oferecida pela Oracle, a Advanced PL/SQL Developer Certified Professional. O programa é voltado para o uso das próprias soluções da empresa em sistemas corporativos — Oracle Database 10G em diante — por meio de PL/SQL. Isso torna a certificação — a qual é dividida em níveis, nesse caso, seis, que vão desde de Junior Associate até Expert — muito valorizadas por grandes instituições.
15. CISSP
Cada vez mais, a segurança da informação tem se tornado uma prioridade para o profissional de TI. Por isso, empresas têm valorizado currículos que buscam novos conhecimentos e práticas nessa área. Nesse contexto, a Certified Information Systems Security Professional (CISSP) se tornou uma das certificações mais respeitadas no mundo.
O programa é oferecido pela ISC, uma organização global e não-lucrativa que foca seus esforços em disseminar a preocupação com segurança em TI. A ideia, portanto, é preparar profissionais da área para aplicarem em seus sistemas corporativos ferramentas, protocolos e práticas que aprimorem a proteção de dados e tratem informações confidenciais com mais responsabilidade.
16. Certificações CompTIA
Se você quer reunir seus estudos e suas certificações em um único lugar, a CompTIA é uma solução excelente para quem quer se tornar um grande profissional de TI em diversas áreas. A organização divide seus programas em três níveis principais: Core, Infraestructure e Cybersecurity. Dentro desses, é possível ter uma gama de certificados que abrangem todos os aspectos da profissão, como:
- fundamentos da TI;
- rede;
- segurança;
- cloud computing;
- Linux;
- servidores e data centers;
- CySA;
- CASP;
- CTT;
- gerenciamento de projetos, entre outros.
Talvez essa seja uma opção mais interessante, pelo fato de proporcionar o desenvolvimento de várias habilidades em um único ambiente. Mas o ideal mesmo é olhar entre todas essas sugestões quais são aquelas que se encaixam melhor na sua especialização e no seu perfil profissional.
Vale lembrar que esse não é apenas um esforço para preencher o seu currículo! Quem investe na própria carreira tem uma base maior para lidar com grandes sistemas, está preparado para tratar situações diversas e, principalmente, sabe identificar e se preparar para as tecnologias que ainda estão por vir.
E então, já sabe quais das opções de certificados de TI são as mais adequadas para a carreira que você deseja construir? Para mais dicas, siga-nos no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!]
Crédito: Positivo Educação/Correio Braziliense – disponível na internet 06/12/2019