Apesar de corte na Selic, juro real no Brasil está entre os mais altos do mundo

0
558

Apesar de reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inaugurou um novo piso histórico para a Selic, de 3% ao ano. Contudo, o Brasil ainda está entre os países com juros reais (descontada a inflação) mais altos do mundo, conforme ranking de 40 países da Infinity Asset Management.

Conforme a pesquisa feita pelo economista-chefe da Infinity, Jason Vieira, com a nova Selic, o Brasil ficou em oitavo lugar, com juro real de 0,26% anuais. Essa taxa está acima da média, de -0,54% ao ano.

O ranking ao qual o Blog teve acesso é liderado pela Indonésia, com juros reais de 2,77% ao ano, seguido por Argentina, com 2,07% anuais, e por Rússia, com 2,04% ao ano. A partir da Índia, em décimo lugar, a lista só tem país com juro real negativo.

Conforme o comunicado do Copom, na próxima reunião,  o Comitê considera um último ajuste, “não maior do que o atual, para complementar o grau de estímulo necessário como reação às consequências econômicas da pandemia da Covid-19”. 

Itaú Unibanco anuncia redução de juros após novo corte da Selic

Poucos minutos após o Banco Central anunciar corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), o Itaú Unibanco anunciou, nesta quarta-feira (06/05), que repassará integralmente o corte para as linhas de crédito para clientes pessoa física e empresas.

Os novos valores com redução de 0,75 ponto valem a partir de segunda-feira (11/05) e variam de acordo com o perfil do cliente e de seu relacionamento com o banco.

Para o cliente pessoa física, a redução será no empréstimo pessoal. E, para as empresas, a redução será na linha de financiamento do capital de giro.

O banco informou que, em abril, tinha reduzido a taxa de juros mínima para a linha de crédito imobiliário para 7,3% ao ano mais Taxa Referencial (TR).

“Assim como feito em todos os demais cortes da Selic anunciados pelo Copom em 2019 e início de 2020, as novas reduções reforçam o compromisso do banco em manter preços competitivos, buscando oferecer sempre a melhor relação custo-benefício para todos os clientes, sem abrir mão do valor agregado em seus serviços e produtos”, informou a instituição em nota enviada ao Blog.

Veja abaixo a lista dos países do ranking da Infinity:

 

Rosana Hessel/Blog do Vicente/ Correio Braziliense – disponível na internet 07/05/2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui