INPI e SPU formalizam transferência do Edifício A Noite para a União

0
392
O INPI e a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, do Ministério da Economia (SPU/ME), formalizaram nesta quinta-feira, dia 16 de julho, o acordo de transferência do Edifício A Noite para a União. Com a transferência, a SPU irá realizar a venda do Edifício, um dos marcos da arquitetura art déco no Brasil. 
 

A cerimônia ocorreu na sede do INPI, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, do presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, e do secretário da SPU, Fernando Bispo.

Sobre o Edifício

Inaugurado em 1929, o Edifício A Noite foi o primeiro arranha-céu da América Latina. O projeto foi do arquiteto francês Joseph Gire, também responsável pelo Copacabana Palace.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Edifício viveu, entre os anos 40 e 50, o apogeu da Rádio Nacional.

O prédio também foi a primeira sede do INPI, criado em 1970. Em meados dos anos 2000, o Instituto começou a desocupar o prédio e hoje está no Edifício Mayrink Veiga 9

Fonte: Gov.br – 17/07/2020

No estilo Art Déco, o Edifício A Noite, na Praça Mauá, onde funcionava o INPI e que foi sede da Rádio Nacional Foto: Guito Moreto / Agência O Globo Na década de 80 o Inmetro ocupava quatro andares do edifício com Gabinete da Presidência, a DINOR, a DQUAL, A Procuradoria e setores vários de apoio administrativo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!