Dia Mundial da Gentileza: ser gentil traz benefícios físicos e mentais, mostram estudos

0
651
Boas ações fazem bem para quem as pratica e para quem as recebe, e podem ajudar a reduzir o estresse durante a pandemia
 

 

— A gentileza tem benefícios terapêuticos para o tratamento da depressão, da ansiedade e do humor. Porque melhora o bem-estar emocional de quem a recebe e de quem a pratica. Até o fato de presenciar atos gentis é capaz de elevar de forma duradoura a felicidade — explica a psicóloga Daniele Vanzan — Ela fortalece os laços afetivos e cria uma atmosfera de positividade.

E não faltam exemplos de ações gentis nesse período. Com a evolução do coronavírus no país, vizinhos se ajudaram a enfrentar o isolamento social: em alguns condomínios, pessoas mais jovens se ofereceram para fazer compras para os idosos, por exemplo. Músicos também passaram a realizar apresentações nas janelas e varandas, espalhando o som pela vizinhança durante o confinamento.

Muro da Gentileza do Colégio São Vicente, em Cosme Velho Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Muro da Gentileza do Colégio São Vicente, em Cosme Velho Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

As iniciativas solidárias são outra forma de gentileza que marcaram este ano. Desde o início do isolamento, foram organizados diversos projetos para arrecadar doações para os grupos mais afetados pela crise.

Existem ainda outras maneiras, simples, de exercer a gentileza no dia a dia. Sorrir, agradecer, ter empatia e se disponibilizar a ouvir os amigos e familiares são algumas delas. Para o psicólogo Rafael Jucá, do laboratório Lach, esses comportamentos devem ser praticados todos os dias, principalmente nesse momento de pandemia.

‘Ser gentil’

Com o objetivo de espalhar boas ações pelo país e propagar o otimismo, está sendo lançado o movimento “Ser Gentil”, uma plataforma que busca conectar pessoas que querem praticar a gentileza a quem precisa receber essas ações. O projeto conta com apoio do cantor Toquinho, do poeta Bráulio Bessa e da apresentadora Angélica.

A iniciativa tem um site e perfil no Instagram, nos quais podem ser baixadas imagens para disseminar a causa nas redes. O movimento também divulga plataformas de apoio a causas sociais, traz dicas de como ser mais gentil, e vai lançar um desafio para praticar uma boa ação por dia, durante este mês.

Veja lista com os benefícios da gentileza:

  • Reduz a pressão arterial – Praticar atos de gentileza gera um aumento da produção do hormônio oxitocina, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e assim beneficiar a saúde cardiovascular, segundo um estudo da Universidade de Miami (EUA).
  • Alivia dores físicas – Um estudo realizado por pesquisadores chineses e publicado na revista científica da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos indicou que agir de forma altruísta pode aliviar sensações dolorosas nas pessoas.
  • Diminui a ansiedade – Uma pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) com pacientes em tratamento para ansiedade mostrou que a prática diária de atos de bondade reduziu a ansiedade social dos participantes, que ficaram mais relaxados.
  • Aumenta a expectativa de vida – Pesquisadores do instituto Bedari Kindness, da Universidade da Califórnia (EUA), afirmam que a gentileza é capaz de prolongar a vida. Outro estudo, da Universidade de Columbia (EUA), também apontou que exercer a empatia pode aumentar a expectativa de vida.
  • Favorece a felicidade – Praticar atos gentis aumenta o sentimento de satisfação com a vida. A descoberta é de um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido e publicada no periódico “Journal of Social Psychology”.

@Raphaela Ramos/O Globo – disponível na internet 13/11/2020

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!