Concluído o projeto de implantação do Microsoft 365 no Ministério da Economia

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A nova plataforma do Microsoft 365 já está disponível para servidores e colaboradores do Ministério da Economia (ME).   
 
A Secretaria de Gestão Corporativa, ligada à Secretaria Executiva do ME (SGC/SE) realizou na última quarta-feira, 9/12, a primeira live para apresentar as funcionalidades da ferramenta digital. Para o primeiro trimestre de 2021, estão planejados novos eventos de capacitação. 
 
Os próximos serão sobre temas mais avançados, tais como o uso do Teams, do OneDrive e do Planner, com foco em sua aplicação ao regime de teletrabalho e à gestão por resultados. 
 
Com a conclusão do projeto de implantação, os 26 estados e o Distrito Federal passam a trabalhar de forma integrada. São cerca de 18 mil usuários, que acessarão a ferramenta por meio da conta de e-mail @economia.gov.br.
 

Essa consolidação do Ministério da Economia como Pasta única exigiu, dentre outras iniciativas, que se unificasse as plataformas de tecnologia de informação até então usadas por cada um dos cinco ministérios extintos (Fazenda, Previdência, Planejamento, Trabalho e Indústria e Comércio). Segundo Rogério Nogalha, diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Gestão Corporativa – DTI/SGC/SE, o desafio se centrava em conciliar diferenças tanto técnicas como contratuais.

O projeto de implantação teve sua etapa de execução iniciada em maio de 2020 e, durante esses sete meses, a cada final de semana, com o objetivo de não impactar a rotina do Ministério, abordava algumas centenas de usuários por vez, contemplando mais de 18 mil contas migradas para o Microsoft 365 em todo Brasil, aproveitando-se para tratar caixas de correio eletrônico que se encontravam repetidas ou em desuso, desperdiçando recursos.
Em janeiro de 2021, serão migrados os Peritos Médicos Federais, que são servidores oriundos do quadro de pessoal do INSS, agora sob a atenção de um plano de transição específico. Eles correspondem a cerca de quatro mil pessoas.

A licitação realizada pela SGC/SE/ME visou a contratação de soluções e serviços para todo o Ministério — à exceção da Procuradoria da Fazenda Nacional e da Receita Federal do Brasil —sendo compartilhada com a Secretaria do Tesouro Nacional, essas três unidades possuindo gestões de tecnologia da informação próprias, mas se preservando possibilidades de integração entre tais ambientes.

A nova contratação com a Microsoft, unificando os diversos contratos então vigentes, ficou 7,3 milhões de reais anuais mais barata do que os preços de referência do catálogo do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp), além de permitir a desativação de outros serviços, tais como videoconferência, correio eletrônico e armazenamento.

Os serviços contratados vão muito além do e-mail, incluindo diversas ferramentas de trabalho muito úteis, voltadas para a colaboração, a comunicação e o compartilhamento de informações, a exemplo do OneDrive, do Teams, do Planner e do pacote Office 365, dentre outras, provendo grande capacidade de trabalho integrado, com garantia de eficiência e de segurança da informação. 

Mais informações sobre a plataforma podem ser obtidas na Extranet do ME. Lá estão também as lives que já foram realizadas. Acesse pelo link https://extranet.economia.gov.br/microsoft-365/

Crédito: Portal do Servidor/ME – @internet 16/12/2020

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