Em dezembro de 2020 houve mais do que o dobro de reclamações sobre compras pela internet em comparação ao mesmo período de 2019: foram mais de 10 mil queixas só por problemas de produtos que não foram entregues e por demora no envio.
Os setores que tiveram o maior número de queixas foram o de vestuário, aparelhos móveis e agências e operadoras de turismo.
Varejo online faturou 45% a mais no Natal de 2020
As vendas online do varejo brasileiro cresceram 44,6% no Natal de 2020 em relação à mesma data de 2019, de acordo com levantamento realizado pela EbitNielsen. Ao todo, as vendas entre os dias 10 e 24 de dezembro somaram R$ 3,76 bilhões. No mesmo intervalo do ano passado, o volume de vendas através dos canais online havia sido de R$ 2,6 bilhões.
De acordo com o levantamento, os brasileiros fizeram 8,1 milhões de pedidos pela internet nos 14 dias anteriores ao Natal, alta de 27,5% em um ano. O tíquete médio das compras realizadas online aumentou 13,4%, para R$ 462, o que ajudou a impulsionar o valor vendido.
Na comparação com os últimos cinco anos, 2020 teve o maior crescimento no faturamento da data para o e-commerce brasileiro. Entre 2016 e 2017, a alta foi de 14%, enquanto que, no ano seguinte, o crescimento foi de 19%. Em 2019, o faturamento teve crescimento menor, de 2% em relação a 2018, quando as vendas foram de R$ 2,54 bilhões, segundo a pesquisa.
Crédito: Daniel Fernandes/CNN – @internet 06/01/2021