Inmetro no projeto “Vila A Inteligência” de Foz do Iguaçu-PR

0
207
@inmetro

Inmetro desenvolverá metodologia de validação das tecnologias oferecidas no Vila A Inteligente, em Foz do Iguaçu

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, participou nesta quarta-feira (7/7), do lançamento do edital Smart Vitrine que selecionará e escolherá soluções tecnológicas que serão testadas no Vila A Inteligente, o primeiro sandbox (área de testes) e maior bairro público inteligente do Brasil, criado em Foz do Iguaçu, no Paraná.   

Marcos Heleno destacou que o projeto é um grande passo para o processo de inovação no Brasil e o papel do Instituto é trabalhar a confiança e a difusão das tecnologias que serão testadas e implementadas, por meio do desenvolvimento de metodologia de validação.

“O Inmetro tem como grande tema a questão da qualidade. Entendemos perfeitamente que a indução da qualidade é dos empreendedores, das empresas, das organizações, do setor produtivo como um todo. O papel do Inmetro dentro desse contexto é justamente fornecer a infraestrutura necessária para que a qualidade possa ser adicionada aos produtos, serviços e processos”, assinalou.

Ao reforçar a missão do Instituto em ser uma caixa de ferramenta para o setor produtivo, Marcos Heleno ressaltou que a grande contribuição do Inmetro ao projeto Vila A Inteligente é oferecer a metrologia, a avaliação da conformidade e a acreditação dos organismos que certificarão as tecnologias. “A grande missão do Inmetro é justamente prover soluções de infraestrutura da qualidade em apoio ao setor produtivo e ao relacionamento do comércio. E por qualidade entendemos segurança, competitividade e inovação tecnológica”, sublinhou.

Eixos temáticos

O projeto Vila A Inteligente prevê a implementação de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, ambiental e integração social. A iniciativa é do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu, com o apoio do governo federal com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que faz parte do Ministério da Economia.

O Vila A Inteligente servirá como base para a geração de negócios e inovações tecnológicas – um dos principais objetivos do Programa Acelera Foz. O bairro poderá ser utilizado por empresas nacionais ou estrangeiras para demonstrar, testar e validar tecnologias inteligentes para as cidades de todo o Brasil.

Empreendedores e empresas poderão apresentar projetos para os eixos temáticos de meio ambiente; tecnologia e inovação; segurança, economia, governança; urbanismo; saúde; energia; telecomunicações; mobilidade e acessibilidade, entre outros.

 
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-desenvolvera-metodologia-de-validacao-das-tecnologias-oferecidas-no-vila-a-inteligente-em-foz-do-iguacu

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!