Fiocruz: Boletim do Observatório Covid-19 na semana 33-34

0
57

Ao longo das últimas Semanas Epidemiológicas (SE) observou-se, em relação aos dados de casos e óbitos de Covid-19, a tendência de redução da incidência e mortalidade. Pela décima semana consecutiva houve queda no número de óbitos.

No entanto, o número de casos confirmados parece, após queda, oscilar, o que pode ser consequência da variação da aplicação de testes de diagnóstico, bem como da ocorrência de surtos localizados, que podem, ao longo das próximas semanas, resultar em aumento de internações ou óbitos por Covid-19.

Apesar da queda em diversos indicadores que vêm sendo usados para o monitoramento da pandemia, alguns fatos ocorridos nas duas últimas SE merecem destaque e servem como alerta de condições de risco nas próximas semanas.

A análise dos níveis de atividade e incidência de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), feita por meio de estimativas da situação do momento (nowcasting), tendo como base os dados relacionados aos casos de pacientes com sintomas graves que levam à hospitalização ou mesmo a óbito, indica também uma tendência geral de redução da incidência nos estados.

Entretanto, cinco deles (Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Goiás) e o Distrito Federal apresentam uma incidência ainda extremamente alta.

De qualquer modo, é importante ressaltar que, mesmo com tendências de estabilidade ou redução na maioria dos estados, todos ainda se encontram em níveis altos de SRAG. Além disso, o boletim InfoGripe da última semana mostra um dado preocupante, de que muitas
capitais nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste se encontram com tendência de aumento de casos. 

Neste contexto, as vacinas e campanhas de vacinação e de orientação da população são fundamentais como medidas para o enfrentamento da pandemia. Segundo dados compilados pelo MonitoraCovid-19, considerando os adultos (acima de 18 anos), 82% dessa população foi imunizada com a primeira dose e 39% com o esquema de vacinação completo.

Apesar de ainda ser necessário avançar na ampliação e aceleração da vacinação,
este processo contribui para a importante tendência de redução da incidência e mortalidade, sendo notável o declínio no número absoluto de internações e óbitos em todas as faixas etárias.

Leia a íntegra do Boletim do Observatório Covid-19 na semana 33-34 >>> boletim_covid_2021-semanas_33-34b-red

Crédito: Boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz – 04/09/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!