PRONAMETRO: Bolsas disponíveis para diversos níveis de formação e titulação

0
641
@inmetro

O Inmetro lançou mais um edital de pesquisa Pronametro. Há bolsas disponíveis para diversos níveis de formação e titulação, desde nivel médio técnico até doutorado com larga experiência. 

Dentre as diversas linhas de pesquisa de Metrologia Científica e Tecnologia, destacam-se os temas relacionados a ultrassom. Ultrassom pode ser utilizado em atividades industriais, como fabricação de biodiesel e análise de combustíveis, e da saúde, tais como diagnóstico e terapia.

A seguir são apresentadas as linhas de pesquisa em ultrassom com maiores detalhes. Serão selecionados os melhores projetos e cujo proponente tenha bom currículo acadêmico e profissional. Para maiores detalhes, entre em contato com o chefe do Laboratório de Ultrassom, Rodrigo Costa-Felix, pelo e-mail: [email protected] .   

A data limite para submissão dos projetos: 22/10/T2021.

Edital PRONAMETRO – Inmetro Edital nº 1, de 6 de outubro de 2021 – Edital nº 1, de 6 de outubro de 2021 – DOU – Imprensa Nacional

—————————————————————-
LINHA DE PESQUISA
Ultrassom aplicado na caracterização e análise de meios físicos, químicos e biológicos (sólidos, líquidos e gasosos)
—————————————————————-
TEMA 1
Ensaios não destrutivos por ultrassom (concreto, materiais metálicos e polímeros), podendo incluir machine learning no processamento de imagens ultrassônicas

Descrição
Desenvolvimento e aprimoramento de métodos de medição para caracterização e análise de materiais sólidos. As atividades podem incluir certificação de Materiais de Referência e elaboração de Ensaios de Proficiência. Desenvolvimento e aprimoramento de métodos e algorítmos de inteligência artificial, incluindo Machine Learning e Virtual Vector Machine para processar imagens ultrassônicas, podem fazer parte do escopo dos projetos abrangidos por este tema. As atividades envolvem ultrassom e fotoacústica.
—————————————————————-
TEMA 2
Análise de propriedades físico-químicas de combustíveis e misturas, incluindo petróleo e derivados, podendo fazer uso de chirp para identificação de sistemas multifásicos

Descrição
Desenvolvimento e aprimoramento de métodos de medição para caracterização e análise de pétrole e derivados, incluindo combustíveis e biocombustíveis. As atividades podem incluir certificação de Materiais de Referência e elaboração de Ensaios de Proficiência. Desenvolvimento e aprimoramento de métodos de medição para caracterização e análise de sistemas multifásicos, incluindo emulsões e meios sólidos heterogêneos, podem fazer parte do escopo dos projetos abrangidos por este tema. As atividades envolvem ultrassom e fotoacústica.
—————————————————————-
TEMA 3
Caracterização de sistemas biológicos por ultrassom e fotoacústica, incluindo culturas celulares e óleos orgânicos

Descrição
Desenvolvimento e aprimoramento de métodos de medição para caracterização e análise de sistemas biológicos, incluindo phantoms, cultura celulares e tecidos biológicos. As atividades envolvem ultrassom e fotoacústica.
—————————————————————-
FORMAÇÃO DESEJADA
Técnico de nível superior

Crédito: Rodrigo Costa-Felix –  Edital 1 do PRONAMETRO – 14/10/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!