Da relevância do acordo nuclear Brasil-Alemanha para o Inmetro. A importância da ASQ

0
153
@internet

O Acordo Nuclear foi motivo imediato de manchetes na imprensa brasileira e na internacional. Fora do Brasil, o acordo foi mencionado como “a maior transferência de tecnologia nuclear jamais feita para um país em desenvolvimento”[1] e “a maior exportação da história da Alemanha”[2].

Houve também grande pressão contraria a implementação do acordo, principalmente vinda dos EUA, dado que este envolvia o enriquecimento do urânio e o reprocessamento do combustível nuclear, o que em tese poderia levar ao desenvolvimento da bomba atômica pelo Brasil. Havia também a questão do risco de acidentes nucleares. Todas essas são questões complexas que serão exploradas em artigos futuros, para não tornar este excessivamente longo.

Luiz Carlos Arigony

No artigo anterior, vimos também que, levando-se em conta o alto nível do seu corpo técnico, o Inmetro, principal responsável pela Infraestrutura da Qualidade no Brasil, é a organização brasileira melhor posicionada para resgatar toda a experiência exitosa e relevante, direta ou indiretamente decorrente do setor nuclear brasileiro, para, somada a sua própria experiência, levar adiante a busca da excelência no próprio Instituto e no Brasil. De fato, o Inmetro, a “Casa da Qualidade”, não deveria ficar alheia a experiência pioneira e dispendiosa do setor nuclear brasileiro.

Nesse sentido, vimos ainda que duas inciativas, consequências do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha (uma direta e outra indireta), continuam absolutamente atuais: os critérios do Baldrige Performance Excellence Program[3] desenvolvidos pelo NIST e postos em prática pela ASQ –American Society for Quality[4] e a certificação como CQE – Certified Quality Engineer, concedida pela própria ASQ, considerada a maior organização dedicada à Qualidade no mundo, tendo essa inciativa sido implementada no Brasil inicialmente pela Nuclebrás (atualmente INB – Indústrias Nucleares Brasileiras). Pesam a favor do Inmetro, para resgatar tais experiências, entre outros fatores, seus fortes laços com o NIST e proximidade de assuntos com a ASQ.

A relação entre o NIST e a ASQ em relação ao Malcolm Baldrige Award  pode ser vista abaixo:

Leia a íntegra do artigo : Da relevância do acordo nuclear Brasil_Alemanha para o Inmetro. A importância da ASQ

Crédito:Luiz Carlos Arigony 04/11/2021

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!