Duque de Caxias, 11 de janeiro de 2022. 001-2022-OF-ASMETRO-PR.
Ao Senhor Periceles José Vieira Vianna – Presidente em exercício do INMETRO
Senhor Presidente
Assunto: Portaria 521/21 do Inmetro que dispõe sobre o horário, expediente e controle eletrônico de frequência
Em relação à portaria 521/21 do Inmetro, a qual dispõe sobre o horário, expediente e controle eletrônico de frequência, há algumas dúvidas sobre a sua operacionalização:
- O sistema (Sisref) somente poderá ser acessado apenas por via máquina funcional (computador logado na rede do Inmetro), ou também por qualquer PC, Notebook, celular, tablet dentre outros?
- Haverá opções de trabalho remoto parcial, como atualmente ocorre?
- Os bolsistas deverão seguir as normativas da portaria?
- Como fica a questão do horário de encerramento do expediente em relação à atual saída dos ônibus fretados pelo INMETRO que hoje é em torno de 16h45min?
- Muitas linhas foram recentemente remanejadas, resultando sistematicamente em atraso na chegada de manhã ao campus. Como será tratada esta questão? As chefias imediatas terão que abonar essas faltas? A portaria diz que o abono não pode ser recorrente.
- Qual a perspectiva da administração definir os critérios para teletrabalho?
- Como ficará a marcação de frequência nos dias de trabalho remoto, considerando o rodízio concedido em virtude da pandemia? Isso terá um tratamento uniforme na casa ou ficará no entendimento de cada chefe como lidar com esta particularidade?
- O art. 18 da portaria limita em 44 horas no ano o afastamento para consultas médicas e exames, do servidor e familiares. Como ficam os casos em que o servidor e/ou dependentes precisem de mais dias de afastamento no ano, como no caso de tratamentos que necessitam de acompanhamento mensal ou até semanal?
- O art. 13 dispõe que poderá haver a liberação do servidor público para participar de atividades sindicais, desde que haja a compensação das horas não trabalhadas, no caso das assembleias da associação dos servidores do Inmetro as horas referentes a participação dos associados/servidores deverão ser compensadas?
Respeitosamente,
Sérgio Ballerini – Presidente da Associação do Servidores do Inmetro SI
Outras dúvidas apresentadas :
11) A administração irá disponibilizar ônibus/van diário com saída do campus às 19 h (como havia antigamente e com destino à Leopoldina) para possibilitar a compensação de horário dos servidores?
12) É permitido que, em caráter eventual, o servidor lotado em Xerém compense horário no prédio do Banco Central?
13) Como deve ser realizada a compensação do recesso de fim de ano para os servidores que estão em trabalho remoto?
OF 001 >>> Portaria 521/21 do Inmetro dispõe sobre o horário, expediente e controle eletrônico de frequência
A Associação dos Servidores do Inmetro-SI e a Diraf/COGEP do Inmetro agendaram, para o dia 10/02, reunião para tratar deste assunto
ATENÇÃO: SERVIDORES E GESTORES
https://www.youtube.com/watch?v=sUxi2Sm6Y4s – SISREF – Treinamento para Servidores
https://www.youtube.com/watch?v=K0k0ZMWm8zU – SISREF – Treinamento para Chefias
https://www.youtube.com/watch?v=61qltf1Nsn4 – Treinamento SISREF – nova rodada completa
2) Após assistir aos vídeos, os gestores e servidores já podem utilizar o ambiente de treinamento para simulações nos links a seguir. Esta prática favorecerá melhor entendimento da operação do sistema e propiciará o surgimento de dúvidas.
Chefias: https://treina.sisref.sigepe.gov.br/sisref/chefia.php
Servidores: https://treina.sisref.sigepe.gov.br/sisref/entrada.php
Todas são atividades de suma importância para compreensão acerca da utilização do sistema de acordo com a regras da Portaria publicada e para preparação dos gestores para a etapa de parametrização de suas respectivas equipes no sistema.
A Cogep está disponibilizando um canal exclusivo ([email protected]) destinado a receber questionamentos do corpo funcional sobre o sistema e sua utilização. As dúvidas, que podem ser enviadas até o dia 28/02/2022, serão compiladas e respondidas por meio de um FAQ específico para o Instituto, complementando as informações que já vêm sendo divulgadas pela Cogep, sem prejuízo da continuidade de uso deste canal futuramente.
Li o manual do sisref. Vai ser disponibilizado aplicativo para quem está em trabalho remoto ou teremos que sempre acessar o site? Quais são as modalidades de registro? Como registrar viagem a serviço, trabalho remoto devido a grupo de risco da covid-19, serviço externo etc?
O áudio do vídeo de “treinamento” no Youtube está muito ruim. Incompreensível.
Como ficará a situação dos servidores lotados nas superintendências, considerando as atividades externas de inspeções, auditorias, verificações e fiscalizações de instrumentos?