“Lamentavelmente, não tem reajuste para servidor”

2
370
Segundo o presidente, por ser ano eleitoral, a estratégia de encaminhar aumento via PLOA não irá funcionar. Agora, equipe econômica estuda aumentar o valor do auxílio alimentação

Em pronunciamento à imprensa nesta segunda-feira (13/6), o presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre o reajuste aos servidores federais — que até o momento não teve indícios de que sairá do papel. Sobre o tema, o presidente lamentou.

O servidor está sem reajuste, eu lamento. Chegou mais uma conta para eu pagar agora, mais R$ 9 bilhões. Eu tenho um teto. Vou cortar de tudo o que é ministério. Até de Saúde e Educação. R$ 9 bilhões. Entrou ali o Plano Safra, entrou os precatórios, entrou o bônus”, relatou. Segundo o chefe do Executivo, a ideia era conceder ao menos 5% de reajuste cortando verba dos ministérios.

“Lamentavelmente, não tem reajuste para servidor. Nós estamos tentando agora. Tem que vencer a legislação eleitoral, dobrar, no mínimo, o valor do auxílio alimentação. Agora, já pedi para encaminhar no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano que vem, reajuste e reestruturação de carreiras. Alguns estão dizendo que eu não posso botar no PLOA porque é ano eleitoral”, disse.

No entanto, Bolsonaro afirmou que precisa “estar amparado” para realizar a estratégia. Durante sua fala, comentou que esteve com Paulo Guedes para tratar do tema. “Eu tentei aqui reestruturar, por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal, que faz um trabalho excepcional, a grande maioria dos servidores faz, mas tinha bronca de outros servidores de outros setores, setor público [falando] ‘ah, vou ameaçar parar'”.

O presidente frisou que havia recurso para o reajuste da PRF, mas não o fez pela insatisfação das demais categorias. “Podia fazer isso daí, tinha recurso, como tinha para a PRF, mas os demais servidores, que são vitais para o Brasil também, ameaçaram entrar em greve […] Agora, se alguém apontar onde eu posso usar recursos, eu dou reajuste agora, em 20, 30, 40% para todo mundo. Para o ano que vem é possível, estamos preparando”, finalizou.

Crédito: Taísa Medeiros / Correio Braziliense 14/06/2022


5 anos sem reajuste salarial. Conheça a pauta de reivindicações dos servidores do Inmetro

2 Comentários

  1. Aposentados e pensionistas não têm auxílio alimentação, então, o dobro de zero é…
    Para os que estão na ativa vai dar um pedaço de pão como esmola?
    EXIGIMOS RESPEITO !

  2. Raciocinemos um pouco. A economia não dá conta dos 33 milhões de famigerados, dos desempregados, dos programas sociais, das ajudas assistenciais, das mazelas na saúde, na quebradeira da indústria, naturalmente está fora qualquer aumento de salário de categorias , inclusive aquelas que não são de estado. O prazo está vencendo, e naturalmente tais reivindicações não serão atendidas por esse governo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!