Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular

0
63

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares no padrão “USB tipo C”. As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto.Segundo a agência reguladora, a consulta será realizada após projeto do parlamento europeu incluir requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares, que deverão integrar uma interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão USB tipo C. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.

Parlamentares dos Estados Unidos também solicitaram ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia. Ao definir padrão de carregadores de celular, os congressistas querem evitar custos desnecessários ao consumidor e diminuir o lixo eletrônico.

De acordo com a Anatel, uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.

Agência Brasil de Notícias 04/07/2022


UE aprova modelo único de carregador de celular

Aparelhos como smartphones e tablets terão que adotar conector USB-C a partir de 2024. Decisão, que visa diminuir o lixo eletrônico no continente, gera forte revés para a Apple, que era contra a proposta   
 
Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) concordaram nesta terça-feira (07/06) com a aprovação de uma lei que impõe uma padronização para os carregadores de telefones celulares e tablets em todos os países do bloco.
 

A decisão, que gera um forte revés para a gigante da tecnologia Apple, estabelece que a maioria dos equipamentos portáteis devem ser recarregados através de entradas USB-C a partir do final de 2024, informou um comunicado do Parlamento Europeu.

Bruxelas acredita que um modelo de cabo padronizado para todos os aparelhos poderá reduzir o lixo eletrônico no continente. A Apple, desenvolvedora do iPhone, afirma que o carregador de tamanho único poderá desacelerar a inovação e criar ainda mais poluição. Além disso, a imposição da padronização tem potencial para afetar todo o mercado global de smartphones.

A UE tem uma população de cerca de 450 milhões de pessoas, entre as quais, alguns dos consumidores de maior poder aquisitivo do planeta.

“A nova lei facilitará a vida dos consumidores e será melhor para o meio ambiente”, observou o europarlamentar Andrey Kovatchev, um dos negociadores da proposta. “Chegou a hora de pôr fim às pilhas de cabos que todos nós temos em nossas gavetas e economizarmos em torno de 11 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.”

Atualmente, os consumidores têm de escolher entre três tipos de carregadores.: o chamado “Lightning” para os aparelhos da Apple; o micro-USB, utilizado na grande maioria dos demais smartphones, e o novo USB-C, que tem sido cada vez mais usado pelos europeus.

Isso é resultado de uma simplificação adotada em 2009. Até então, dezenas de tipos diferentes de carregadores eram vendidos juntamente com os aparelhos, o que resultava no acúmulo de lixo eletrônico quando os consumidores trocavam de smartphones.

Apple era contra a proposta

Ao apresentarem a proposta de padronização no ano passado, as autoridades europeias avaliaram que o desperdício ainda existia, uma vez que os consumidores europeus gastavam aproximadamente 2,4 bilhões de euros por ano em carregadores avulsos comprados separadamente.

A Apple, que já utiliza os conectores USB-C em alguns de seus aparelhos, como iPads e laptops, se recusava a aceitar a proposta europeia. A empresa insistia que forçar a imposição de um carregador universal para todos os aparelhos na UE seria algo despropositado.

Mas, segundo analistas, a mudança poderá impulsionar as vendas dos produtos da Apple na Europa a partir de 2024. Os consumidores europeus poderão se sentir motivados para adquirir os produtos da empresa, após estarem adaptados para os padrões do bloco.

Crédito: Deutsche Welle (AFP, Reuter) – @disponível na internet 04/07/2022

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!