De Bem com a Vida: Saiba como acelerar o metabolismo do corpo e emagrecer

0
113
Termogênicos, exercícios físicos e consumo de vegetais facilitam produção da enzima que modula o metabolismo e facilita emagrecimento

Nos últimos anos, os cientistas que pesquisam obesidade estão se dedicando a estudar as várias formas de ativar a produção de uma proteína chamada AMPK (proteína quinase ativada por AMP), responsável por modular o metabolismo e levar a perda de peso. “Quando consumimos menos calorias do que gastamos, nosso organismo busca energia em locais considerados “reservas” de energia corporal, são elas: os músculos, o glicogênio muscular e hepático e o tecido adiposo, que é aquela gordurinha localizada. E isso só ocorre porque a via metabólica AMPK avisa o metabolismo para mudar o comportamento e buscar essas reservas. Ao acelerar o metabolismo, ele aumenta a produção e o gasto de energia, como consequência aumenta o consumo de energia dessas reservas”, explica o nutricionista especialista em nutrição esportiva funcional Diogo Cirico, responsável técnico pela Growth Supplements.

Desvendar a ação desses neurotransmissores que se comunicam e aceleram o metabolismo tem sido a aposta de muitos cientistas. Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará, por exemplo, descobriram que a atividade física estimula a produção da AMPK. “A ciência já sabe, também, que certos medicamentos, termogênicos e alguns nutrientes da dieta, como os polifenóis presentes nos vegetais, estimulam a ativação da via AMPK e, portanto, auxiliam no processo de emagrecimento”, destaca o nutricionista.

Conheça os alimentos e suplementos que aceleram o metabolismo

Entre os termogênicos que têm ação comprovada na ativação do AMPK estão o pó de guaraná, ácido ursólico, berberina, piperina, chá verde, capsaicina, resveratrol, curcumina e ácido clorogênico.

Onde encontrar?

Diogo Cirico afirma que o ácido ursólico é encontrado na folha de alecrim, maçã, casca da pera, orégano e erva-cidreira. Mas a quantidade recomendada nas pesquisas é impossível de alcançar só com os alimentos.

Por isso, é possível complementar com extratos fitoterápicos, assim como no caso da berberina, presente em algumas plantas usadas pela medicina tradicional chinesa, mas que não são de fácil acesso à maioria dos brasileiros.

“A piperina e capsaicina estão nas famílias das pimentas. Resveratrol é encontrado em frutas roxas, como a uva e o mirtilo. A cúrcuma, como o próprio nome indica, é fonte de curcumina, e o ácido clorogênico está distribuído em muitas frutas e sementes. O café ainda verde tem a maior concentração, pois a maturação e torra reduz seus índices”, acrescenta o nutricionista.

Fórmula

Diogo Cirico explica que, além do uso de termogênicos e dos exercícios físicos, um conjunto de fatores ajuda a acelerar o metabolismo. “Sono adequado, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, consumir mais frutas, verduras e legumes, beber água em quantidade suficiente e reduzir o estresse emocional.”

Cada vez mais a ciência entende que aumentar a potência do ‘motor’ é benéfico à saúde, mas não há um fator único que proporcione isso. “A combinação de hábitos saudáveis com alimentação adequada envolve vários pequenos cuidados que devem ser incluídos na rotina. Isso traz um benefício extra: com o metabolismo acelerado, seu corpo sofrerá menos impacto quando não resistir àquele bolo de aniversário ou àquela torta com receita especial de família”, ressalta o especialista.

Dicas para acelerar o metabolismo e reduzir gorduras  do nutricionista Diogo Cirico

  1. Consuma menos calorias do que precisa gastar.
  2. Pratique atividade física em alta intensidade, seja atividade aeróbica ou exercícios de força como musculação.
  3. Tenha uma boa noite de sono.
  4. Beba água, as recomendações giram em torno de 35 a 50ml / kg ao dia.
  5. Consuma alimentos termogênicos e moduladores da via AMPK (café, chá verde, gengibre, pimentas, ômega-3, polifenóis).

Crédito: Estado de Minas no Correio Braziliense – @ disponível na internet 05/08/2022

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!