I Summit de Responsabilidade Social -Métricas para avaliar a inclusão em empresas e entidades públicas.

0
142

Inmetro participa do I Summit de Responsabilidade Social

Evento apresentou a metodologia acreditada para avaliar a inclusão social de organizações
 

O Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação e da sua presidência, participou nesta sexta-feira, 23 de setembro, do I Summit de Responsabilidade Social, promovido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). No evento, o IOK apresentou a Escala Cidadã, uma metodologia desenvolvida pela instituição e acreditada pelo Inmetro, que traz métricas para avaliar a inclusão em empresas e entidades públicas.

 
Andrea Melo – @reprodução

“O Inmetro contribui para dar o suporte a base o reconhecimento de competência para as certificadoras, de que ela trabalha em forma padronizada para avaliar a conformidade desse produtos e processos, no caso dentro da métrica da desenvolvida, a Escala Cidadã, após muitas reuniões e encontros”, comentou Andrea Goes, da Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro.

 
É o primeiro Summit focado na dimensão social, ou seja, o S do ESG, sob o mote Social, Sociedade e Solução. “A vulnerabilidade social é uma realidade nacional. Nós da Olga Koss queremos contribuir para transformar um mundo melhor para todos, e cabe a cada um fazer sua parte. As empresas em sua maioria já têm programas e estão preocupadas com isso. Adotar a métrica é muito importante. E só faz gestão quem mede”, disse Wolf Koss, presidente do Instituto Olga Kos.
 
 

Marcos Guerson -presidente do Inmetro

“O Instituo Olga Kos tinha uma preocupação, um desafio, não somente de estabelecer uma métrica, mas poder ser avaliado para transmitir confiança nesse processo para a sociedade. E o Inmetro funciona como uma caixa de ferramenta, nesse caso a acreditação, o reconhecimento que a medição está dentro de um padrão”, comentou o presidente do Inmetro Marcos Guerson.

 
A Escala Cidadã se baseia em cinco variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos. Com a acreditação da metodologia, as corporações poderão ter suas atividades de inclusão avaliadas por organismos independentes acreditados pelo Inmetro e receberão um “selo” para comprovar suas práticas inclusivas. É uma iniciativa inédita no mundo, que contribuirá para que a dimensão social da gestão de empresas seja baseada em métricas bem definidas.
 
“Esse instrumento é binário, objetivo. Se tem um banheiro acessível ou não, por exemplo. Dentro do somatório das respostas e checks, tem os níveis tributos, como as pirâmides e estrelas. As empresas que queiram participar serão reconhecida pelo instituto em todos os âmbitos”, comentou Aline Vicentin, pesquisadora de políticas Públicas do Olga Kos.
 
Instituto Olga Kos
 
Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos e desportivos para apoiar, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência, sobretudo a nível intelectual, mas também pessoas em situação de grande vulnerabilidade econômica e social.
 
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-participa-do-i-summit-de-responsabilidade-social

Saiba mais:

IOK promove I Summit de Responsabilidade Social em alusão ao Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência >>>  www.institutoolgakos.org.br/noticia/iok-promove-i-summit-de-responsabilidade-social-em-aluso-ao-dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficincia 


@internet

O que é um summit?

A princípio, quem quer organizar um congresso no estilo “summit” sabe que é um grande desafio mesmo! Isso porque esse tipo de evento – que significa “topo” em inglês -, como o nome já diz, sempre visa trazer o melhor e mais atualizado conteúdo de determinada área. Fonte: Google

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!