Notícias sobre o governo de transição

0
143
@internet

Lula anuncia novos ministros nesta semana em meio a disputa por pastas

Insatisfeita, ala do PSB defende recusar Ministério de Ciência e Tecnologia oferecido por Lula

Lula escolhe Jorge Messias, o “Bessias” de Dilma, para ministro da AGU


Lula anuncia novos ministros nesta semana em meio a disputa por pastas

Cultura, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Educação estão no centro de embates entre aliados; time de novos ministros, dessa vez, deve contemplar também mulheres e negros

O anúncio de novos ministros nesta semana para o governo eleito deve dar resposta à falta de diversidade na escalação do time de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também definir disputas internas pelo comando das pastas.

A interlocutores e amigos, ouvidos pela CNN, a cantora Margareth Menezes contou que aceitou o convite para o Ministério da Cultura. A assessoria da artista nega o aceite, no entanto, ainda que confirme que houve o convite.

Ela seria a primeira mulher, e também a primeira negra, anunciada para compor a equipe de governo. Nos bastidores da transição, a pasta é alvo de pedidos de partidos de esquerda, como PV e PSOL, mas Lula quer nomear um artista.

Na semana passada, o presidente eleito agitou os bastidores da equipe de transição ao finalmente decidir anunciar nomes de cinco ministros.

Houve muita pressão para que Lula não deixasse as minorias de fora do anúncio, mas nem todos os nomes estavam fechados. Com isso, a maioria dos ministros anunciados até agora é formada por homens brancos – apenas o da Justiça, Flávio Dino (PSB), se declara pardo.

Aliados de Lula estão na expectativa do anúncio do nome do advogado e escritor Silvio Almeida, que é negro e atuante na pauta antirracial. Ele integra o grupo de trabalho de Direitos Humanos e viraria ministro da pasta de mesmo nome.

Almeida não agrada, porém, a militantes e políticos do PT, que também buscam indicação para esse ministério.

No Meio Ambiente, a disputa é entre as ex-ministras Marina Silva e Izabela Teixeira, que comandaram a pasta nos governos Lula e Dilma, respectivamente.

A área da Educação é outra que também divide opiniões na equipe de transição. Para uma ala do governo, o ideal seria a indicação de pessoas renomadas na área, como o ex-deputado federal e professor de Filosofia Gabriel Chalita ou Izolda Cela, governadora do Ceará, estado conhecido pelos indicadores acima da média nacional na Educação.

Mas outra ala da equipe de Lula quer o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que é líder petista na Câmara dos Deputados. A militância petista chegou a escrever uma carta a Lula em que defende o nome de Lopes para o cargo.

O comprometimento dele no esforço de aprovar a PEC que irá viabilizar o Bolsa Família é considerado ponto de desempate a favor dele na disputa.

Como herança da PEC, o relator do texto no Senado, Alexandre Silveira (PSD-MG), é um dos principais cotados para o Ministério de Infraestrutura. O senador mineiro não se reelegeu e, de alguma forma, será incorporado ao novo governo, afirmam governistas.

Crédito: Basília Rodrigues /  CBN – @ disponível na internet 12/10/2022


Insatisfeita, ala do PSB defende recusar Ministério de Ciência e Tecnologia oferecido por Lula

Uma ala do PSB passou a defender, nos bastidores, que o partido recuse a possível oferta de Lula para a legenda indicar o futuro ministro da Ciência e Tecnologia.

O argumento desses pessebistas é de que, por ter o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, a legenda merece ter um ministério com capilaridade política.

O alvo do PSB é o Ministério das Cidades, responsável por programas como o “Minha Casa, Minha Vida”. Para a pasta, a sigla quer indicar o ex-governador paulista Márcio França.

O desejo foi expresso pelo PSB diretamente a Lula durante uma reunião de lideranças do partido com o presidente eleito na terça-feira (6/12), em Brasília.

O discurso de pessebistas é de que um “ministério político” seria vital para que o partido “não morrer” – nas eleições deste ano, a sigla elegeu apenas 14 deputados federais.

“Cota pessoal”

Para lideranças do PSB, a indicação do senador eleito Flávio Dino para o Ministério da Justiça, anunciada nesta sexta-feira (9/12), deveria ser considerada como “cota pessoal” de Lula.

Petistas, porém, rebatem essa tese. Dizem que Dino é, sim, cota do PSB e que o partido não tem estatura para ter grandes pastas, por ter eleito poucos deputados.

Após a publicação da nota, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, procurou a coluna e disse que o comando da legenda não compartilha do pensamento desses integrantes da sigla.

”Não faz nenhum sentido. A gente respeita a autonomia do presidente Lula de definir seus futuros ministros”, afirmou o dirigente.

Crédito: Igor Gadelha / Metropoles – @ disponível na internet 12/12/2022


Lula escolhe Jorge Messias, o “Bessias” de Dilma, para ministro da AGU

O presidente eleito Lula escolheu o procurador da Fazenda Nacional Jorge Rodrigo Araújo Messias para ser o futuro ministro da Advocacia-Geral da União (AGU).

Ex-assessor de Dilma Rousseff, Jorge ficou conhecido como “Bessias” em 2016, após o então juiz Sergio Moro levantar o sigilo de uma conversa telefônica entre Lula e Dilma.No diálogo, Dilma dizia que havia enviado, pelo assessor, o termo de posse do então ex-presidente como ministro da Casa Civil para ele assinar.

Além de ser da carreira da AGU, “Bessias” lidera uma lista sêxtupla enviada a Lula por procuradores da Fazenda e advogados da União com sugestões para a chefia do órgão.

A expectativa é de que Lula anuncie o nome de Bessias nesta semana, após a sua diplomação no TSE. O evento na Corte está marcado para as 14h desta segunda-feira (12/12).

Para a Controladoria-Geral da União (CGU), um dos nomes mais cotados é o de Vinícius Carvalho, ex-presidente do Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Crédito: Igor Gadelha / Metropoles – @ disponível na internet 12/12/2022

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!