Protetores de Animais: Retrospectiva 2022 e 2023 que começa – desafios e vitórias!

1
347
Homenagem do ASMETRO-SI ao GRUPO de PROTETORES DE ANIMAIS do Inmetro por sua dedicação e proteção dos animais do Campus “Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho” 15/12/2022 na entrega dos kits de natal

2022 foi um ano repleto de acontecimentos desafiadores e emocionantes. Nosso trabalho cresceu em quantidade e intensidade e novos Protetores chegaram doando tempo, amor e recursos inestimáveis. Relatamos a seguir os fatos mais marcantes de 2022 e do início de 2023:

Resgates, salvamentos e adoções:

  1. Canjica: Sem dúvida todos se lembram do atropelamento do Canjica, em um final de semana. Graças à ação rápida dos protetores, ele foi levado a tempo para a clínica onde passou por cirurgia e foi salvo. Mas esse sapeca logo nos deu outro susto! Com as defesas baixas, foi acometido de séria infecção no final do ano. Foi internado duas vezes e agora está em recuperação, sendo assistido da melhor forma que podemos (todos os medicamentos, acompanhamento veterinário, alimentação e cuidado de Protetores que ficam o tempo todo de olho!).
  2. Caramelo: quem não se lembra do cachorrinho desnutrido e muito fraco? Graças à união de todos, foi levado à clínica, onde foi diagnosticado problema renal crônico. Recebeu os primeiros cuidados e, com recursos dos Protetores, segue hospedado com atendimento especializado. Quase não dá para reconhecer, pois recuperou o peso e agora está feliz!
  3. Boneca e filhotes: a Boneca (da ninhada da Big de 2021) não é residente do Campus, mas aqui sentiu segurança para ter seus 5 filhotes. Mas por ser muito arisca, se escondeu embaixo de uma rampa de difícil acesso. Foi uma verdadeira operação de salvamento! Boneca e filhotes foram resgatados e tratados por uma super Protetora. Passam bem, e os filhotes foram todos adotados!
  4. Preta – quem disse que apenas filhotes são adotados? A nossa linda Pretinha foi adotada por um Protetor e agora segue sendo muito mimada!
  5. Pretinha 2 – a cachorrinha apareceu no Campus nos últimos dias de gestação. Teve os primeiros cuidados aqui e logo recebeu o carinho de uma Protetora, que levou mamãe e os 5 bebês para casa. Passam muito bem enquanto aguardam lares definitivos.
  6. Lobinho – nosso amado Lobinho é um espírito livre…chegou a ser adotado mas preferiu voltar…depois de muitas buscas (pois andou um tempo sumido e andando pelas ruas de Xerém) foi localizado ferido (provavelmente atropelado), resgatado e levado à clínica. Está se recuperando na casa de uma Protetora até poder retirar as talas.
  7. Gatinhos laranja – nem só os cães ocupam nossa atenção! Três gatinhos recém-nascidos foram recentemente abandonados no Campus, dois deles com ferimentos sérios. Infelizmente o mais ferido não resistiu, mesmo com o rápido atendimento. A boa notícia é que os dois irmãozinhos sobreviventes foram adotados e passam muito bem!

Castrações:

Conseguimos avançar nesse projeto! Canjica, João e Suzana passaram bem pela cirurgia. Suzana ainda está em recuperação (hospedada em lar temporário).

Desafios para 2023:

Se 2022 foi um ano em que a nossa rede de Proteção cresceu, 2023 chega cheio de desafios.

Os recursos financeiros (e de tempo) são limitados, e muitas vezes precisamos de resgate e transporte rápido dos protegidos, o que nem sempre é possível. O tempo dos Protetores é muito restrito em função do trabalho, pois só temos o intervalo do almoço, e dependemos dos horários dos ônibus.

Alguns desafios a serem vencidos em 2023:

– obter maior apoio institucional no suporte à distribuição de ração, vigilância do bem estar dos animais (cães, gatos, tartarugas, peixes, fauna silvestre) e ações para garantir assistência nos horários sem expediente, feriados e finais de semana (fundamental para casos em que há algum animal tomando medicação contínua);

– busca de parcerias com ONG, veterinárias e hospitais para promover a adoção responsável (sim, nosso sonho é ter lares para todos os Protegidos), campanhas de vacinação, redução de custos de consultas, tratamentos e cirurgias.

Agradecemos a todos os Protetores, aos adotantes e provedores de lares temporários!

Quanto maior o nosso grupo, mais poderemos proteger!

Quer adotar um Protegido? Só falar com a gente!

Faça parte do Grupo de Protetores!

Escreva para [email protected] ou procure a secretaria do ASMETRO-SI.

Doações de medicamentos, caixas de transporte, coleiras, guias, potes etc., são super bem-vindas!

Doações em dinheiro podem ser feitas via PIX – [email protected] ou via depósito na conta poupança Banco Santander (033)/ Agência: 3530 /Conta Poupança: 60-022507-1

Ana Cristina Follador – Protetores 22/01/2023

 

1 Comentário

  1. Bela história dos protetores dos animais do Inmetro, transformando a instituição da área técnico científica em área social e humana. Lembrei quando fui chamado por Armênio Lobo então diretor do Instituto Nacional de Pesos e Medidas , o INPM, origem do Inmetro, quando da instalação do instituto em Xerém , para responder inicialmente pelos laboratórios de termometria, densímetros e manometria e posteriormente como coordenador do Setor de Normas e Especificações (SNE) , isto é, no início das atividades, via pelas janelas, ele admirando a natureza do Campus que hoje tem seu nome , finalmente como homenageado, homem de visão metrológica e humana que tinha ao povoar a área, com pássaros comprados na feira de Acari, para serem libertados no ambiente verde que cercava o prédio 22, o início de tudo. Um vez , em conversa, em uma época em que não existiam ainda as leis ambientais , dizia eu que aqueles pássaros eram ilegalmente comercializados , apreendidos por comerciantes que viviam daquela atividade , e em resposta , ouvi que era um fato, e por isso mesmo, ele fazia questão de povoar a área com os pássaros que seriam possivelmente nativos. de lá. Boas lembranças, belos gestos, e assim parabenizo essa turma de bom coração , que sabem que dá vida pouco se leva , a não ser as boas ações …..

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!