A importância da metrologia para a sociedade

2
139
@internet

A metrologia é praticada quase todos os dias, muitas vezes sem o saber, em nossas tarefas do dia a dia. A medição está intimamente associada a todas as atividades relacionadas a aspectos científicos, industriais, comerciais e humanos.

A necessidade de medir as coisas é muito antiga e remete à origem das primeiras civilizações. Por um longo período de tempo cada povo teve o seu próprio sistema de medidas, que era estabelecido a partir de unidades arbitrárias e imprecisas como, por exemplo, as baseadas no corpo humano (palmo, pé, polegada, braça, côvado, etc.), o que acabava criando muitos problemas para o comércio, porque as pessoas de uma determinada região não estavam familiarizadas com o sistema de medidas das outras regiões.

Medições confiáveis em um país dependem de um sistema de metrologia nacional organizado de tal modo que possa prover os meios para a transferência de seus valores para instrumentos de medição comuns de acordo com procedimentos aceitos internacionalmente.

A metrologia se preocupa com o estudo de medições. É de extrema importância medir diferentes tipos de parâmetros ou variáveis físicas e quantificar cada um deles com uma unidade específica. Assim, a medição é um ato de atribuir um valor exato a uma variável física.

A variável física é então transformada em uma variável medida. Medidas significativas requerem padrões comuns de medição e devem ser executadas usando-as. Os métodos comuns de medição são baseados no desenvolvimento de padrões internacionais de especificação.

Eles fornecem definições apropriadas de parâmetros e protocolos que permitem que medidas padrão sejam feitas e também estabelecem uma base comum para comparar valores medidos. Além disso, a metrologia também se preocupa com a reprodução, conservação e transferência de unidades de medida e seus padrões. As medidas fornecem uma base para julgamentos sobre informações do processo, garantia da qualidade e controle do processo.

A importância da metrologia como disciplina científica ganhou impulso durante a revolução industrial, iniciada na Inglaterra em meados do Séc. XVIII, e o contínuo avanço tecnológico exigiu ainda mais refinamento neste segmento. Na opinião do pensador escocês Adam Smith, em seu livro A Riqueza das Nações (1776), considerado uma das obras fundadoras da ciência econômica, “a qualidade é um dos fatores essenciais para competitividade de um produto ou processo“.

Devido à necessidade de um acordo internacional sobre questões relativas à metrologia, um tratado internacional conhecido como a Convenção do Metro foi estabelecido em 1º de março de 1875. Este tratado fundou o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e continua sendo a base do acordo internacional sobre unidades de medida.

Hoje, mais de 140 anos depois, cresceu a importância da qualidade na sustentação econômica de qualquer processo.

Metrologia significa literalmente ciência das medições. O termo metrologia vem do grego metron que significa medida, e logos que significa ciência. Segundo a definição do VIM, metrologia é a ciência da medição e suas aplicações e abrange determinações experimentais e teóricas em qualquer nível de incerteza em qualquer campo da ciência e da tecnologia.

A ciência de medição não é, no entanto, puramente reservada aos cientistas. É algo essencial a quase todos os aspectos dos empreendimentos humanos, pois são utilizados em atividades que incluem o controle da produção, a avaliação da qualidade do meio ambiente, da saúde e da segurança, e da qualidade de materiais, comida e outros produtos para garantir práticas seguras de comércio e a proteção ao consumidor.

Por exemplo:

  • O sucesso econômico das nações depende da capacidade de fabricar e comercializar produtos e componentes precisamente fabricados e testados;
  • Sistemas de navegação por satélite e correlação de tempo internacional tornam possível a localização precisa – permitindo a rede de sistemas de computador em todo o mundo e permitindo que a aeronave aterrisse com pouca visibilidade;
  • A saúde humana depende criticamente da capacidade de fazer diagnósticos precisos e nos quais a mensuração confiável é cada vez mais importante;
  • Os consumidores precisam confiar na quantidade de gasolina fornecida por uma bomba medidora.

As medições estão presentes em quase todas as operações comerciais, desde o comércio em larga escala (como o petróleo, o gás natural e a mineração) até a venda de produtos para o público em geral.

Seu papel está aumentando cada vez mais e abrange diferentes áreas, como comunicações, energia, ciências médicas, ciências da alimentação, meio ambiente, comércio, transporte e aplicações militares. A metrologia também é crucial para o comércio internacional porque fornece os meios técnicos necessários para garantir que as transações comerciais sejam mais justas, transparentes e confiáveis. Para tanto, é necessário a implementação de sistemas harmônicos de medição, que incluem a adoção do Sistema Internacional de Unidades (SI), instrumentos exatos de medição que seguem normas internacionais (por exemplo, as recomendações da OIML) e métodos e procedimentos aprovados.

Os processos modernos de produção são caracterizados pela montagem de sistemas e equipamentos com peças e componentes comprados no mundo inteiro. Tal montagem só é possível se todos os agentes envolvidos na cadeia de produção seguirem padrões rígidos, onde as grandezas e medições envolvidas estiverem amparadas por um bom sistema metrológico, de modo a permitir condições de perfeita aceitabilidade na montagem e encaixe de partes de produtos finais, independente de onde sejam produzidas.

Embora o seu reconhecimento formal seja mais recente, o tripé de sustentação da qualidade “metrologia, normalização e padronização” está presente em todas as normas que estabelecem os critérios para esse reconhecimento.

É pertinente mencionar aqui a declaração clássica feita por Lord Kelvin (1824-1907), um cientista eminente, destacando a importância da metrologia:

“Quando você pode medir o que está falando e expressá-lo em números, você sabe algo sobre isso; mas quando você não pode mensurá-lo, quando não pode expressá-lo em números, seu conhecimento é escasso e insatisfatório. Pode ser o começo do conhecimento, mas em seu pensamento você mal avançou para o estágio da ciência”.

Por fim, outra expressão importante é a de “infraestrutura metrológica”, que é usada para as unidades metrológicas de um país ou região referindo-se aos serviços de calibração e de verificação, seus institutos e laboratórios de metrologia, e a organização e administração de seu sistema de metrologia.

A metrologia tem impactos abrangentes em vários setores, incluindo economia, energia, meio ambiente, saúde, manufatura, indústria e confiança do consumidor. Os efeitos da metrologia no comércio e na economia são dois dos impactos sociais mais aparentes. Para facilitar o comércio justo e preciso entre os países, deve haver um sistema de medidas previamente acordado.

Joel Franceschini
Joel Franceschini, Superintendente Substituto e Coordenador do Grupo de Gestão Técnica do Inmetro/RS

Medições e regulações precisas de água, combustível, alimentos e eletricidade são fundamentais para a proteção do consumidor e promovem o fluxo de bens e serviços entre parceiros comerciais. Um sistema de medição comum e padrões de qualidade beneficiam o consumidor e o produtor; a produção em um padrão comum reduz o custo e o risco do consumidor, garantindo que o produto atenda às necessidades do consumidor. Os custos de transação são reduzidos através de um aumento da economia de escala. Vários estudos indicaram que o aumento da padronização na medição tem um impacto positivo no PIB.

A medição do corpo humano é desafiadora, com repetibilidade e reprodutibilidade precárias, e os avanços na metrologia ajudam a desenvolver novas técnicas para melhorar os cuidados com a saúde e reduzir os custos. A política ambiental é baseada em dados de pesquisa, e medidas precisas são importantes para avaliar a mudança climática e a regulação ambiental. Além da regulamentação, a metrologia é essencial para apoiar a inovação, a capacidade de medir fornece uma infraestrutura técnica e ferramentas que podem ser usadas para buscar mais inovação. Ao fornecer uma plataforma técnica na qual novas ideias podem ser construídas, facilmente demonstradas e compartilhadas, os padrões de medição permitem que novas ideias sejam exploradas e expandidas.

Crédito: Joel Franceschini no Linkedin – @ disponível na internet 21/01/2023

2 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.