Márcio Elias Rosa, Milton Coelho e Tatiana Prazeres no MDIC

0
207
@internet

Márcio Elias Rosa é nomeado secretário-executivo do MDIC

Graduado em Direito, ele é mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Oadvogado Márcio Elias Rosa foi nomeado secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, exerce o magistério e foi membro do Ministério Público de São Paulo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na edição de 13 de janeiro.

Márcio Fernando Elias Rosa @Wikipédia

Márcio Elias Rosa foi secretário de Justiça e da Cidadania no Governo do Estado de São Paulo (2016-2018). No Ministério Público do Estado de São Paulo, foi – por dois mandatos – procurador-geral de Justiça do Estado (2012/2014 e 2014/2016), onde promoveu ações efetivas em prol do acesso à Justiça, dos direitos sociais, da defesa da mulher e de combate à violência doméstica, da defesa do consumidor, da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da tutela ambiental e da defesa do patrimônio público.

Ainda no MP/SP, foi promotor de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos (2009/2012) e promotor de Justiça e Cidadania (1986-2009).


Milton Coelho comandará a Secretaria de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do MDIC

Decisão foi anunciada pelo titular do Ministério, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin
 

Milton Coelho será o secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (20/1) pelo titular da pasta, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Nascido em Codó, no Maranhão, em 1964, Milton Coelho radicou-se no Recife durante a adolescência.

Milton Coelho (foto) exercerá cargo no Ministério de Indústria e Comércio, chefiado por Geraldo Alckmin; é deputado federal por Pernambuco…@poder 360

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, é advogado e auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) desde 1992. Deputado federal pelo PSB-PE, assumiu o mandato em 2021, na 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados, com linha de atuação pautada nos temas “saúde”, “educação e tecnologia”, “direitos humanos” e “serviços públicos.

Já foi vice-prefeito do Recife, participou do Governo Lula (2003 a 2006) como secretário Nacional de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e assessor do então ministro Eduardo Campos. Também foi secretário de Administração no Governo de Pernambuco (2015 a 2018) 

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo é uma das cinco secretarias presentes na estrutura do MDIC (Decreto nº 11.340/2023). Conta com três departamentos: Departamento de Artesanato e Microempreendedor Individual; Departamento de Ambiente de Negócios, MPEs e Empreendedorismo; e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração.


Tatiana Prazeres é nomeada Secretária de Comércio Exterior

A nomeação de Tatiana Lacerda Prazeres para exercer o cargo de Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (18/1). O ato foi assinado pelo ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa.

Catarinense de Florianópolis, Tatiana Prazeres tem mais de 20 anos de experiência em comércio internacional. Servidora de carreira do MDIC (Analista de Comércio Exterior), é doutora em Relações Internacionais, mestre em Direito, além de graduada em Direito e em Relações Internacionais.
Já atuou no setor público e privado, em organizações internacionais e na área acadêmica em Brasília, São Paulo, Genebra e Pequim. Ela já comandou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, entre 2011 e 2013.

Em 2014, foi reconhecida como Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial.

Foi Conselheira Sênior do Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, entre 2013 e 2018. Morou na China, entre 2019 e 2021, quando foi Senior Fellow na Universidade de Economia e Negócios Internacionais (UIBE), em Pequim. Também atuou como colunista do jornal Folha de S. Paulo, escrevendo sobre temas referentes à China.

Tatiana Prazeres, Secretária de Comércio Exterior @MDIC

Tatiana Prazeres já atuou na Apex-Brasil e na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Foi funcionária, em Genebra, do International Trade Center, agência para comércio e desenvolvimento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2022, foi a Diretora Titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). É professora da PUC-Rio.

MDIC 21/01/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.