Vocês sabiam que os laboratórios do Inmetro não precisam ser acreditados?

9
2461
@inmetro

Vocês sabiam que os laboratórios do Inmetro não precisam ser acreditados? Vamos explicar o motivo.

Os equipamentos utilizados por laboratórios para realizar ensaios nos produtos, visando confirmar se os mesmos atendem aos requisitos de segurança e de desempenho, devem fornecer resultados confiáveis.

Mas como assegurar que um laboratório de ensaio está utilizando equipamentos cujas medições estão dentro dos padrões previamente estabelecidos? 

Daí vemos a importância da rastreabilidade metrológica.   

Um equipamento precisa estar devidamente calibrado de maneira confiável para que as medições realizadas sejam também confiáveis.   

A Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios (ILAC) definiu uma série de possibilidades para assegurar a rastreabilidade metrológica.   

Sendo a primeira delas a participação dos laboratórios de calibração no Acordo Internacional de Reconhecimento Mútuo de Pesos e Medidas (CIPM MRA), do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).   

Marcos Valério Barradas – de Coordenador-Geral Substituto de Acreditação do Inmetro

Dessa forma, os laboratórios do Inmetro abrangidos por este Acordo participam de comparações chave com institutos nacionais de metrologia do mundo inteiro e suas capacidades de calibração e medição estão disponíveis em https://www.bipm.org/kcdb/.

Isto promove a garantia de que os equipamentos calibrados por laboratórios do Inmetro possam ser utilizados com confiança nos ensaios de diversos produtos. 

A segunda opção é a utilização de laboratórios de calibração acreditados por organismos de acreditação que são signatários do acordo de reconhecimento mútuo da ILAC, com é o caso do Inmetro. 

Portanto, os equipamentos calibrados por laboratórios acreditados pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro também podem ser utilizados com total confiança.

Em ambos os casos, a rastreabilidade metrológica é assegurada através de contínuas avaliações realizadas pela ILAC ou pelo BIPM.

Marcos Valério Barradas / CGCRE – INMETRO 04/08/2023

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom artigo, Barradas
    Claro e conciso
    Importante para nós que atuamos na Avaliação da Conformidade multiplicarmos a atuação do Inmetro na confiança das medições
    Parabéns

  2. Esclarecedor.
    Fortalece a diretriz estratégica do reconhecimento do Inmetro nos foros internacionais, em todas as suas vertentes de atuação.
    Não podemos perder nada do que já conquistamos, pra frente Inmetro!!!

  3. Parabéns, artigo muito esclarecedor !
    Vou divulgar para as área afim, laboratórios e órgão parceiros em fiscalizações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui