MP de reajuste salarial dos servidores federais é aprovada na Congresso Nacional

22
17190
@internet

Depois de ter sido adiada após pedido de vista na terça-feira (dia 08), a medida provisória (MP) do reajuste salarial dos servidores federais – MP 1.170, de 2023 – foi aprovada na Comissão Mista do Congresso Nacional. A MP definiu o reajuste linear de 9% aos servidores ativos, inativos, aposentados e pensionistas, que começou a vigorar há dois meses. Agora, o texto será encaminhado para o Senado Federal, onde passará por votação.

A relatora da MP, deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), apresentou um parecer que deve ser apreciado na quarta-feira (dia 09). O impacto orçamentário do reajuste proposto pela parlamentar é de R$ 9,5 bilhões somente neste ano, segundo dados do governo federal.

Alice Portugal defende que a proposta visa proteger e recuperar o poder aquisitivo dos servidores públicos, que foi perdido em meio ao aumento do custo de vida nos últimos anos.

“A medida não aumenta a despesa da União, já que, com a migração de servidores para o Regime de Previdência Complementar, em 2022, houve a diminuição dos gastos da União, o que permite um reajuste no Orçamento”, disse em reunião da comissão mista que analisa a MP no Senado Federal.

Crédito: Gustavo Silva /EXTRA – @ disponível na internet 11/08/2023

22 Comentários

  1. Sabe-se que existe uma defasagem muito grande nos salários dos servidores do e executivo, e nem o governo dos trabalhadores é capaz de repor, imagine governos de banqueiro , latifundiários e empresários. O que vimos no governo passado, foi o que nunca se tinha visto desde a Constituição de 88, uma lei que proibia aumento de funcionários durante dois anos, naquela época governo e congresso juntos para praticar o mal. Esperamos que as coisas melhorem, por aqui a carne já está baixando e já não se fala mais em fila de osso. Que Deus cuide do nosso Brasil.

  2. Pior ainda é na aposentadoria o servidor federal é retirado alguns valores e mandado pra casa só com o básico jogado a própria sorte

  3. Um absurdo, enquanto o nosso si 6%, estou no estado há 31 anos e o meu salário é 1434, pedi minha aposentadoria, e veio com 80% se eu me aposentar agora com 80% não vou comer e nem pagar as contas pois estou doente e gastando muito com remédios. Enquanto eles ganham muito bem. Infelizmente esse é o nosso país, eles pensam só no bolso deles.

  4. Um absurdo, enquanto o nosso si 6%, estou no estado há 31 anos e o meu salário é 1434, pedi minha aposentadoria, e veio com 80% se eu me aposentar agora com 80% não vou comer e nem pagar as contas pois estou doente e gastando muito com remédios. Enquanto eles ganham muito bem. Infelizmente esse é o nosso país, eles pensam só no bolso deles.

  5. Pago a geap quase 30% do meu salário, acho isso um absurdo , antes o plano saude do servidor era gratuito, hoje esse absurdo e o governo deveria pagar pelo menos 50% do plano, por isso os servidores do executivo acabam no SUS porque não tem condições de arcar. Enquanto os servidores do legislativo e judiciário recebem o que é justo , ticket alimentação o dobro de nosso , auxílio maternidade o dobro o nosso, assistência médica de ponta com salários e aumentos superiores aos nossos

    • Um absurdo isso eu hoje pago a metade da minha aposentadoria para a Capesaude e recebo do governo apenas 236 reais para compensar o plano de saúde.

    • Concordo com vc, muitos não possuem condições de pagar plano de saúde, e outros tantos que pagam abrem de outros custos, muitas vezes até essenciais.

  6. Eu sinto muito colegas ,mas dar aumento de salários pra eles não demora ,mas pra nós funcionários estamos mas de 10 anos sem aumento real de nossos salários….
    Cada ano a inflação come do nosso salário 5a7 porcento …e já não aguentamos mas .estamos no sufoco .e estes políticos que não são funcionários públicos e sim homens público são bem sucedido com salários lá em cima ..covardes.

  7. Eles deviam olhar tb os planos de saúde, somos obrigados a fazer por empresarial e por isso não conseguimos o reembolso, pois o principal geralmente é no nome do marido

  8. Bom dia, é revoltante o dirrespeito com os Servidores Federais. Ninguém está pedindo favor, é uma obrigação do governo, reajustar o salários. Foi feito um Edital, abrindo concurso público e nada mais que justo, os aprovados ser respeitados

    • Mas que os salários desses políticos tem que ser a mesma porcentagem do salário mínimo isso tem ou deixa cada um aumenta o seu próprio salário né

    • Trabalhamos muito para o Lula entrar agora ele só quer nos tirar deu um aumento de 9 por cento e mecheu na margem de 40 para 35 que valeu esse aumento muito triste que sirva de exemplo

    • Querem ajudar os bancos, e enforcar ainda mais os servidores que já se encontram com seus vencimentos comprometidos por consignados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!