MDIC cria fórum permanente para elaborar políticas para comércio e serviços

0
44
@reprodução /internet
Em uma iniciativa voltada para a elaboração de políticas de desenvolvimento dos setores de comércio e serviços, com bases sustentáveis e tecnológicas, no Brasil e o fortalecimento do diálogo e da cooperação entre o governo federal e as entidades representativas desses segmentos, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, instituiu o Fórum MDIC de Comércio e Serviços (FMCS), com caráter permanente e consultivo. 
 

O FMCS terá como atribuições, ainda, promover a troca de informações entre o setor público e privado sobre políticas que afetem a competitividade e a produtividade desses setores, além de identificar necessidades e medidas para fortalecer o setor. A primeira reunião do fórum está prevista para o final de novembro.

@reprodução MDIOC

“Muito importante a criação deste fórum permanente para tratar de uma política de comércio e serviços de maneira integrada à iniciativa privada, a exemplo do que já temos com o segmento industrial com o CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial)”, afirmou o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, que assina a Portaria GM/MDIC 333, publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União, instituindo o fórum.

Portaria 333

 “Passo necessário para desenvolver políticas mais eficientes e inclusivas, combater prática desleais de comércio e promove a competitividade do nosso setor de comércio e serviços, que desempenha papel tão relevante em nossa economia”.

Composto por representantes das seis secretarias do MDIC e até 30 representantes de entidades do setor privado — que serão indicados pela Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC na próxima semana —, o FMCS será presidido pelo secretário executivo da Pasta, Marcio Elias Rosa, contando com a participação de diversos órgãos e entidades como convidados permanentes, sem direito a voto.

Em 2022, o terceiro setor, que corresponde ao comércio e serviços, representou 68,2% do Valor Adicionado Bruto (VAB), que somado aos impostos, líquidos de subsídios, compõe o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Na análise isolada, o setor de serviços correspondeu a 54% e o de comércio, 14,2% do VAB.

Os dois setores também têm uma participação importante na geração de emprego. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), das 44 milhões de carteiras de trabalho assinadas em setembro deste ano, 22% são da atividade de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas e 48% do setor de serviços.

A estrutura funcional do FMCS será integrada por câmaras setoriais, responsáveis por debater, acompanhar ações e apresentar proposições relacionadas a estratégias e temas prioritários definidos pelo MDIC. As reuniões do FMCS ocorrerão, presencialmente ou de forma virtual, em caráter ordinário, semestralmente, e em caráter extraordinário, quando convocadas pelo Presidente do Fórum.

Portaria 333

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 11/11/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!