Abrac realiza reunião para construir e melhorar as pontes entre a entidade, o Inmetro e o setor
Nesta terça-feira (12.03), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) realizou uma reunião com representantes do Inmetro, em Cotia (SP).
Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Instituto, Márcio André Oliveira Brito; a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação, Andrea Melo; o diretor de Avaliação da Conformidade, João Nery; e o assessor, Arlindo Afonso Alves.
O objetivo do encontro foi construir e melhorar as pontes entre a entidade, o Inmetro e o setor.
Segundo o presidente do Inmetro, a reunião ocorreu em um período com muitas boas notícias. “Em 8 de março, completamos um ano de gestão. Temos que comemorar. Fizemos um grande trabalho com o setor produtivo. Hoje queremos entender e sentir as principais dificuldades do setor. O Inmetro, com esse alcance em produtos, serviços e infraestrutura de qualidade, torna-se difícil obter um resultado satisfatório sozinho. Isso precisa ser construído com muitas mãos”.
Márcio destacou que há muitas questões a serem aperfeiçoadas e que durante o seu mandato, o objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes no Inmetro.
Além disso, ele ressaltou uma recente ação do Instituto: a redução em 15% dos preços de cobrança dos serviços de acreditação, das atividades de reconhecimento da conformidade e das boas práticas de laboratório.”
Na ocasião, o presidente do Inmetro também comentou sobre o Planejamento Estratégico do Instituto, que está diretamente relacionado com a nova Política Nacional da Infraestrutura da Qualidade do País, além da revisão de 54 regulamentos da autarquia federal. “Se precisarmos aprimorar a parte regulatória, vamos fazer isso. É um momento de avanço, tanto na área de sistemas como na atualização de regulamentos. É um grande movimento na Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre)”, acrescentou
De acordo com o presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa, a Associação estava completamente representada pelos participantes presentes. “Foi um sucesso total. O presidente do Inmetro vindo à reunião com a Abrac, para mim, ele venceu todas as barreiras e veio construir pontes, criar e ressignificar a relação. Ele conhece as dificuldades internas do Inmetro e veio até a Abrac propor um grande acordo para trabalharmos juntos”, finalizou.
Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac 14/3/2024
Em reunião na Abrac, presidente Márcio André Brito destaca ações positivas do Inmetro
O presidente do Instituto Nacional de Metrologia. Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Oliveira Brito, esteve nesta terça-feira (12) participando de uma importante reunião com membros da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), em Cotia (SP). O objetivo do encontro foi estreitar as relações institucionais.
Além do presidente do Inmetro, estiveram presentes a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação, Andrea Melo; o diretor de Avaliação da Conformidade, João Nery; e o assessor, Arlindo Afonso Alves.
Dessa forma, o presidente do instituto mencionou as últimas ações realizadas, as quais classificou como “boas notícias”.
“Em 8 de março, completamos um ano de gestão. Temos que comemorar. Fizemos um grande trabalho com o setor produtivo. Hoje, queremos entender e sentir as principais dificuldades do setor. O Inmetro, com esse alcance em produtos, serviços e infraestrutura de qualidade, torna-se difícil obter um resultado satisfatório sozinho. Isso precisa ser construído com muitas mãos”, declarou.
Redução de taxas
Além disso, ele ressaltou uma recente ação do instituto: a redução em 15% das taxas de serviços de acreditação, das atividades de reconhecimento da conformidade e das boas práticas de laboratório.
Márcio Brito destacou ainda que há muitas questões a serem aperfeiçoadas e que durante o seu mandato, o objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes no Inmetro.
Planejamento estratégico
Ainda, na ocasião, o presidente do Inmetro também comentou sobre o Planejamento Estratégico do Instituto, que está diretamente relacionado à nova Política Nacional da Infraestrutura da Qualidade do País, além da revisão de 54 regulamentos da autarquia federal.
“Se precisarmos aprimorar a parte regulatória, vamos fazer isso. É um momento de avanço, tanto na área de sistemas como na atualização de regulamentos. É um grande movimento na Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre)”, acrescentou Brito.
Ressignificação
De acordo com o presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa, classificou a reunião como “um sucesso total”.
“O presidente do Inmetro veio construir pontes, criar e ressignificar a relação. Pois, ele conhece as dificuldades internas do Inmetro e veio até a Abrac propor um grande acordo para trabalharmos juntos”, finalizou Costa.
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/em-reuniao-na-abrac-presidente-marcio-andre-brito-destaca-acoes-positivas-do-inmetro – 14/3/2024