Inmetro e Abrac: “Construindo Pontes”

0
213
@reprodução internet

Abrac realiza reunião para construir e melhorar as pontes entre a entidade, o Inmetro e o setor

Nesta terça-feira (12.03), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) realizou uma reunião com representantes do Inmetro, em Cotia (SP).

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Instituto, Márcio André Oliveira Brito; a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação, Andrea Melo; o diretor de Avaliação da Conformidade, João Nery; e o assessor, Arlindo Afonso Alves.

O objetivo do encontro foi construir e melhorar as pontes entre a entidade, o Inmetro e o setor.

@Assessoria de imprensa da Abrac

Segundo o presidente do Inmetro, a reunião ocorreu em um período com muitas boas notícias. “Em 8 de março, completamos um ano de gestão. Temos que comemorar. Fizemos um grande trabalho com o setor produtivo. Hoje queremos entender e sentir as principais dificuldades do setor. O Inmetro, com esse alcance em produtos, serviços e infraestrutura de qualidade, torna-se difícil obter um resultado satisfatório sozinho. Isso precisa ser construído com muitas mãos”.

Márcio destacou que há muitas questões a serem aperfeiçoadas e que durante o seu mandato, o objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes no Inmetro.

Além disso, ele ressaltou uma recente ação do Instituto: a redução em 15% dos preços de cobrança dos serviços de acreditação, das atividades de reconhecimento da conformidade e das boas práticas de laboratório.”

Na ocasião, o presidente do Inmetro também comentou sobre o Planejamento Estratégico do Instituto, que está diretamente relacionado com a nova Política Nacional da Infraestrutura da Qualidade do País, além da revisão de 54 regulamentos da autarquia federal. “Se precisarmos aprimorar a parte regulatória, vamos fazer isso. É um momento de avanço, tanto na área de sistemas como na atualização de regulamentos. É um grande movimento na Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre)”, acrescentou

De acordo com o presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa, a Associação estava completamente representada pelos participantes presentes. “Foi um sucesso total. O presidente do Inmetro vindo à reunião com a Abrac, para mim, ele venceu todas as barreiras e veio construir pontes, criar e ressignificar a relação. Ele conhece as dificuldades internas do Inmetro e veio até a Abrac propor um grande acordo para trabalharmos juntos”, finalizou.

@Assessoria de imprensa da Abrac

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac 14/3/2024


Em reunião na Abrac, presidente Márcio André Brito destaca ações positivas do Inmetro

Reunião realizada em Cotia (SP) serviu para estreitar as relações institucionais entre as duas entidades da acreditação e qualidade
 

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia. Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Oliveira Brito, esteve nesta terça-feira (12) participando de uma importante reunião com membros da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), em Cotia (SP). O objetivo do encontro foi estreitar as relações institucionais.

Além do presidente do Inmetro, estiveram presentes a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação, Andrea Melo; o diretor de Avaliação da Conformidade, João Nery; e o assessor, Arlindo Afonso Alves.

Dessa forma, o presidente do instituto mencionou as últimas ações realizadas, as quais classificou como “boas notícias”.

“Em 8 de março, completamos um ano de gestão. Temos que comemorar. Fizemos um grande trabalho com o setor produtivo. Hoje, queremos entender e sentir as principais dificuldades do setor. O Inmetro, com esse alcance em produtos, serviços e infraestrutura de qualidade, torna-se difícil obter um resultado satisfatório sozinho. Isso precisa ser construído com muitas mãos”, declarou.

Redução de taxas

Além disso, ele ressaltou uma recente ação do instituto: a redução em 15% das taxas de serviços de acreditação, das atividades de reconhecimento da conformidade e das boas práticas de laboratório.

Márcio Brito destacou ainda que há muitas questões a serem aperfeiçoadas e que durante o seu mandato, o objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes no Inmetro.

Planejamento estratégico

Ainda, na ocasião, o presidente do Inmetro também comentou sobre o Planejamento Estratégico do Instituto, que está diretamente relacionado à nova Política Nacional da Infraestrutura da Qualidade do País, além da revisão de 54 regulamentos da autarquia federal.

“Se precisarmos aprimorar a parte regulatória, vamos fazer isso. É um momento de avanço, tanto na área de sistemas como na atualização de regulamentos. É um grande movimento na Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre)”, acrescentou Brito.

Ressignificação

De acordo com o presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa, classificou a reunião como “um sucesso total”.

“O presidente do Inmetro veio construir pontes, criar e ressignificar a relação. Pois, ele conhece as dificuldades internas do Inmetro e veio até a Abrac propor um grande acordo para trabalharmos juntos”, finalizou Costa.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/em-reuniao-na-abrac-presidente-marcio-andre-brito-destaca-acoes-positivas-do-inmetro – 14/3/2024

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!