Pré Medidos: 5% dos ovos de páscoa fiscalizados apresentaram irregularidades

1
128
@ reprodução /inmetro
  • Inmetro fiscaliza 9 milhões de ovos de Páscoa; 5% tinham irregularidades

  • Inmetro realiza Operação de Páscoa em todo o Brasil e alerta para cuidados na compra de produtos

Inmetro fiscaliza 9 milhões de ovos de Páscoa; 5% tinham irregularidades

Responsável pela regulamentação de cerca de 92% do setor produtivo brasileiro, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) fiscalizou mais de 9 milhões de ovos de chocolate para esta páscoa.

Em entrevista ao CB.Poder — parceria entre Correio e TV Brasília — desta quarta-feira (27/3), o presidente do Inmetro, Marcio André Oliveira Brito, ressaltou a importância de que o consumidor busque por produtos que sejam aprovados pelo Instituto — o que garante maior segurança e qualidade —, e contou que cerca de 5% dos ovos de páscoa fiscalizados apresentaram irregularidades frente aos padrões de qualidade do Inmetro, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste.

Além da análise do peso, o Inmetro também precisa verificar os brindes e brinquedos incluídos junto ao chocolate, os quais também precisam passar pelas etapas de verificação e ostentar a marca do Inmetro – (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

“O Inmetro também atua nos produtos pré-medidos — os que são embalados na ausência do consumidor e chegam ao supermercado com o peso já na embalagem. Será que aquele peso é verdadeiro? O ovo de Páscoa se enquadra nessa categoria, ele foi pesado e embalado e estava exposto à venda. Nós fiscalizamos mais de 9 milhões de ovos de páscoa no país e encontramos cerca de 5% de irregularidades, principalmente nas regiões Norte e Nordeste”, afirmou aos jornalistas Samanta Sallum e Roberto Fonseca. O presidente — primeiro servidor de carreira a assumir o posto — chamou atenção para um “agravante” na fiscalização dos ovos de páscoa.

Além da análise do peso, o Inmetro também precisa verificar os brindes e brinquedos incluídos junto ao chocolate, os quais também precisam passar pelas etapas de verificação e ostentar a marca do Inmetro, para garantir que sigam os padrões de segurança e, assim, possam ser comercializados.

“Encontramos brinquedos importados, sem a certificação, que, nos ensaios, soltava partes pequenas. É muito comum uma criança de até 3 anos de idade colocar essas peças pequenas na boca e provocar um sufocamento. Encontramos metais pesados nesses brinquedos que a criança, ao colocar na boca, estava se auto contaminando. Então, são riscos que são completamente eliminados se a população, se os pais observarem, além do preço, se existe a marca do Inmetro”, defendeu.

Mercado artesanal

Marcio explicou que o crescimento do mercado artesanal de ovos de páscoa no Brasil deu origem a um grande trabalho de orientação do Inmetro para que esses produtores possam produzir dentro dos conformes e regras estabelecidos pelo Instituto, ainda que artesanalmente. Buscando auxiliar os produtores nessa orientação, o Inmetro realizou a campanha Plano Nacional de Vigilância de Mercado.

“Realizamos uma campanha, no Brasil, denominada Plano Nacional de Vigilância de Mercado, exatamente para que a população e os empresários entendam que, ao receber um fiscal do Inmetro ou dos órgãos delegados — que são os IPEMs (Institutos de Pesos e Medidas) no Brasil —, identifique que eles não estão chegando ali para inviabilizar sua atividade econômica, para lhes multar, mas sim para lhes orientar. Porque, às vezes, (o problema) está contra você. No caso de balanças, dependendo do mal-uso, da posição, fica contra o proprietário. Então, é um braço amigo, do governo, que está chegando. Claro, em casos de reincidências, aí aplicamos as penalidades previstas na lei, que são apreensões e multas”, salientou o presidente.

Crédito: Henrique Fregonasse, estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes / Correio Braziliense 28/3/2024


Inmetro realiza Operação de Páscoa em todo o Brasil e alerta para cuidados na compra de produtos

O objetivo é conscientizar e proteger os consumidores na hora da compra
 

banner-pascoa.jpg

Com a chegada da Páscoa, a procura por produtos como pescados e chocolates tende a aumentar significativamente. É justamente nessa hora que os consumidores devem redobrar a atenção em suas escolhas, especialmente quando os itens são destinados ao público infantil.

Pensando nisso, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou a Operação Páscoa em todo o Brasil, por meio dos 24 Órgãos Delegados e duas Superintendências, uma no estado de Goiás e a outra no Rio Grande do Sul.

A Operação ocorreu durante todo o mês de março, com objetivo de verificar se os produtos típicos desse período sazonal apresentam a certificação e estão em conformidade com o selo do Inmetro. Ao todo foram fiscalizados, mais de 9 milhões de produtos, como ovos de páscoa, chocolate, pescados, bacalhau, azeite, dentre outros itens, sendo 5% encontrados com irregularidades, segundo o padrão de verificação do Instituto.

Os produtos pré-medidos, aqueles embalados na ausência do consumidor também merecem uma atenção na hora da compra, pois eles já chegam às prateleiras com os pesos descritos nas embalagens. O Inmetro está presente nos estabelecimentos, realizando a pesagem desses itens, para garantir uma boa relação de consumo, e que o consumidor pague efetivamente pelo que irá consumir, garantindo uma concorrência justa para os comerciantes.

Produtos pré-medidos, como os ovos de páscoa, tiveram seu peso conferido durante a Operação Páscoa

Listamos algumas orientações importantes para garantir uma compra segura.

Ovos de Páscoa

Ao efetuar a compra, é necessário observar se os brindes oferecidos como brinquedos dentro dos ovos de chocolate possuem a certificação do Inmetro, e se são adequados para a faixa etária da criança que irá fazer uso. É preciso, ainda, evitar itens que apresentem peças pequenas e que possam colocar em risco a segurança das crianças.

Além disso, o consumidor deve observar se na embalagem do Ovo de Páscoa que contém o brinquedo, contém as seguintes informações: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. Essa informação é obrigatória nesses casos.

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, ressalta a importância dos cuidados na hora da compra.

“É importante que os pais e consumidores em geral, verifiquem não apenas o peso dos ovos de páscoa, mas também os brindes contidos nos produtos. No caso dos brinquedos eles precisam ter o selo do Inmetro, que garante a qualidade e segurança dos produtos, uma vez que eles passaram por todos os testes de qualidade”, alertou.

Brito ressalta ainda, que caso o consumidor perceba que o ovo de páscoa está muito leve, procure uma balança verificada pelo Inmetro, no próprio estabelecimento e faça uma simples pesagem. A indicação do peso deve ser superior ao declarado na embalagem do produto. E se for encontrada alguma irregularidade, denuncie à ouvidoria do Inmetro ou até do Instituto de Pesos e Medidas do seu Estado, explicou Márcio Brito.

Peixes congelados e produtos pré-medidos

No domingo de Páscoa, é comum encontrar produtos como o bacalhau, pescados congelados pré-embalados e outros itens pré-medidos com alta saída nos supermercados e feiras. Para garantir transparência ao consumidor, é necessário que a embalagem desses itens indique de maneira clara o peso líquido, excluindo o peso da embalagem e qualquer camada de glaciamento, que é uma fina camada de gelo em toda superfície do pescado.

Fiscal do Ipem em ação, durante a Operação Páscoa, realizada pelo Inmetro em todo o Brasil

Previna acidentes com embalagens e acessórios

É importante estar atento às embalagens dos ovos de Páscoa, pois podem representar riscos. Tiras, barbantes, grampos, cordões ou arames frequentemente utilizados nesse tipo de produto, podem resultar em acidentes envolvendo crianças pequenas, como sufocamento e engasgamento. Qualquer incidente, independentemente de sua gravidade, pode ser comunicado ao Inmetro por meio do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

Encontrou alguma irregularidade?

Ao identificar que um produto que não está em conformidade com as normas de segurança ou qualidade, ou se suspeitar de fraudes ou falsificações, denuncie ao Inmetro por meio do canal da Ouvidoria ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818.

Seguindo essas orientações e permanecendo atento às orientações do Inmetro, será possível desfrutar da Páscoa com tranquilidade, garantindo escolhas seguras.

Ovos de páscoa e chocolates são alguns dos produtos principais, fiscalizados pela operação realizada pelo Inmetro e seus órgãos delegados

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-realiza-operacao-de-pascoa-em-todo-o-brasil-e-alerta-para-cuidados-na-compra-de-produtos – 28/3/2024

 

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!