“Acreditação: Fortalecendo o Amanhã e Moldando o Futuro”

1
247

AVANTE CGCRE – Parte 13

“DIA MUNDIAL DA ACREDITAÇÃO (2024)”

A Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, o Fórum Internacional de Acreditação (IAF), a Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratório (ILAC), a Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC), e todas as organizações de acreditação no mundo celebram conjuntamente no dia 9 de junho o Dia Mundial da Acreditação.

O tema de 2024 é “Acreditação: Fortalecendo o Amanhã e Moldando o Futuro” e visa chamar a atenção para a forma como a acreditação pode proporcionar confiança nas novas tecnologias, digitalização e declarações de sustentabilidade, à medida que o mundo globalizado passa por mudanças transformadoras.

Tal data é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a importância da conformidade com padrões internacionais e melhores práticas. Isso pode levar a uma melhoria contínua da qualidade, segurança e desempenho em diferentes setores, beneficiando a sociedade como um todo. A acreditação é um pilar essencial que apoia a promoção da garantia da qualidade e da confiabilidade em diversos setores.

O tema de 2024 reflete a importância contínua deste processo na construção de um futuro mais seguro e eficiente, destacando o papel que a acreditação pode desempenhar na formação de vários aspectos da nossa vida, da tecnologia ao transporte, da sustentabilidade à segurança, e da inclusão à inovação, à medida que a digitalização, as novas tecnologias e as crescentes preocupações com a sustentabilidade continuam a mudar o nosso mundo.

A acreditação não apenas permite que Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) competentes avaliem produtos e serviços segundo padrões de qualidade e segurança, mas também promove a inovação, a competitividade e a confiança no mercado global.

As organizações de acreditação, como a Cgcre, a IAAC, o IAF e a ILAC, desempenham um papel crucial nesse processo, trabalhando em conjunto para harmonizar os padrões de acreditação e promover o reconhecimento mútuo, através dos acordos multilaterais e facilitando o comércio internacional.

Através de seus esforços, estas organizações estão moldando um futuro em que a qualidade, a segurança e a sustentabilidade são prioridades, beneficiando tanto os consumidores quanto as empresas em todo o mundo com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, de forma a facilitar a integração e a adoção de tecnologias em indústrias e cadeias de abastecimento onde a precisão, a segurança e a qualidade são fatores críticos para promover confiança, sustentabilidade e apoiar empresas e consumidores a fazerem escolhas devidamente informadas.

A acreditação é uma ferramenta essencial para fortalecer o amanhã e moldar um futuro seguro, sustentável e inovador, ajudando a promover a garantia de que os produtos e os serviços que utilizamos diariamente atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança.

Desta forma, a acreditação promove a confiança dos consumidores, estimula a inovação, protege o meio ambiente, fortalece o mercado nacional e facilita o comércio internacional, apoiando um futuro promissor.

Adicionalmente, o tema deste ano também está relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em particular o ODS 2 (Fome Zero), ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e ODS 17 (Parcerias para os Objetivos).

@internet

O IAF e a ILAC realizarão um evento virtual em 10 de junho de 2024 para celebrar o Dia Mundial da Acreditação. Será realizado em 2 (dois) fusos horários e discutirá o impacto da acreditação à medida que a digitalização, as novas tecnologias e as preocupações com a sustentabilidade continuam a mudar o nosso mundo.

Uma agenda será divulgada mais próximo da data do evento em ilac.org/news-and-events/world-accreditation-day/world-accreditation-day-archive/world-accreditation-day-2023/

Atualmente, a Cgcre acredita um total de 1.356 laboratórios de ensaio, 519 laboratórios de calibração, 11 produtores de materiais de referência, 23 provedores de ensaio de proficiência, 17 organismos de verificação de inventários de gases de efeito estufa, 10 organismos de certificação de pessoas, 123 organismos de certificação de produtos, 137 organismos de certificação de sistemas de gestão e 743 organismos de inspeção.

Além disto, a Cgcre está vinculada ao Plano Estratégico do Inmetro (2024-2027), apoiando o Instituto nas ações de ampliação da capacidade de acreditação e de promoção regional da Infraestrutura da Qualidade, como por exemplo, o Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), com abrangência nas regiões norte e nordeste do País.

É importante destacar que a Cgcre ajuda a disseminar o valor da avaliação da conformidade acreditada através de rotineiras publicações de matérias de divulgação, atingindo o público em todo o Brasil.  No ano de 2023 foi publicada a série “Conhecendo a Cgcre” e em 2024 demos início a série “Avante Cgcre”.

A atual Equipe Cgcre que faz a acreditação acontecer é composta por somente 40 servidores, 28 colaboradores e 2 bolsistas. “É uma pequena equipe para promover uma grande atividade”.

É pela constante busca da excelência dos serviços prestados à sociedade que todos os dias vivenciamos e comemoramos a acreditação!!!!!!!

Elaboração: Equipe Cgcre (junho/2024) 8/6/2024

 

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!