“Gestão Estratégica de Recursos no SGQ: Monitoramento, Competência e Conscientização segundo a ISO 9001:2015”

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Recursos (7.1)

Generalidades (7.1.1)

É importante salientar que esta seção é um dado de entrada para a análise crítica do SGQ pela Direção e está ligada à melhoria contínua e deve ser vista estrategicamente pela Alta Direção.

Recursos relevantes para o SGQ são aqueles que precisamos controlar para evitar que sua falta prejudique o bom funcionamento dos processos da organização.

Recursos podem ser pessoas, equipamentos, financeiros, salas, etc.

A organização deve considerar:

  • as capacidades e restrições de recursos internos existentes; e
  • o que precisa ser obtido de provedores externos.

Pessoas (7.1.2)

Esta seção está em concordância com a seção 5.3 no que diz respeito a definição de responsabilidades e autoridades, bem como na definição de quais são as funções necessárias para executar, operar e controlar suas atividades.

 Infraestrutura (7.1.3)

Esta seção requer duas coisas:

  • definição da infraestrutura necessária para provimento como transportes, sistemas informatizados, climatização do ambiente de trabalho, etc. Há de se falar, também, de máquinas e equipamentos, laboratórios, centro de distribuição e logística, etc; e
  • manutenção adequada dessa infraestrutura para assegurar a continuidade na execução das atividades.

Ambiente para a operação dos processos (7.1.4)

O ambiente de trabalho se relaciona, exclusivamente, com os produtos e serviços e não com os aspectos ambientais significativos ou de perigos à saúde dos trabalhadores, por mais interligados que estejam.

No que diz respeito a um ambiente adequado para a operação e para alcançar a conformidade, pode-se destacar elementos como:

  • luminosidade;
  • umidade;
  • redutor de estresse;
  • ruído;
  • higiene;
  • pressão positiva ou negativa do ar;  
  • temperatura; entre outros.

 APOIO (7)

(Parte B)

 Recursos de monitoramento e medição (7.1.5)

Generalidades (7.1.5.1)

Segundo a ISO 9000, monitorar é determinar a situação de um sistema, um processo, um produto, um serviço ou uma atividade. Monitorar é avaliar ou acompanhar o estado de algo.

Quando se tratar de monitoramento, estamos falando de acompanhamento, vigilância, controle, supervisão, fiscalização, inspeção e/ou auditorias.

Segundo a ISO 9000, medição é um processo para determinar um valor de uma grandeza, geralmente o valor de uma quantidade. Medir é avaliar a grandeza de algo.

Quanto se tratar de medição, estamos falando de medida, mensuração, aferição, cálculo e/ou estimação.

Assim, produtos ou serviços podem tanto ser monitorados, quanto medidos.

Rastreabilidade de medição (7.1.5.2)

Segundo a ISO 9000, rastreabilidade é a habilidade de rastrear o histórico, aplicação ou localização de um objeto.

Quando a rastreabilidade de medição for um requisito, ou for considerada pela organização uma parte essencial da provisão de confiança na validade de resultados de medição, os equipamentos devem ser verificados ou calibrados periodicamente.

Conhecimento organizacional (7.1.6)

Segundo a ISO 9001, conhecimento organizacional é conhecimento específico para a organização; ele é obtido por experiência. Ele é informação que é usada e compartilhada para alcançar os objetivos da organização.

Esta seção é uma novidade nesta versão da ISO e está em total sintonia com a nova abordagem de riscos.

Muitas organizações sofrem muito com a saída de determinados funcionários, pois eles detêm sozinhos, o conhecimento sobre processos, produtos, máquinas e, na pior das situações, sobre clientes e mercado.

O conhecimento organizanizacional pode ser baseado em fontes internas e externas.

 APOIO (7)

(Parte C)

Competência (7.2)

Embora não seja obrigatório seu uso, a descrição de cargos é um documento apropriado para a determinação dos requisitos de competência.

Considerando que as pessoas podem evidenciar competências com base na educação ou treinamento ou experiência, é requerida a retenção de registros como diplomas escolares e acadêmicos, listas de presença em treinamento, currículo, programa de capacitação, descrições de cargo, etc.

Conscientização (7.3)

O objetivo desta seção é assegurar que a força de trabalho entenda o propósito do SGQ e seus objetivos.

É comum as organizações ministrarem palestras sobre os diversos elementos que compõem um SGQ, entre eles a compreensão da mensagem da política e objetivos da qualidade e como os funcionários podem contribuir para o resultado esperado, o qual é a satisfação dos clientes e das partes interessadas.

O processo de conscientização irá variar de acordo com cada organização, pois sua estrutura, cultura, localização geográfica, contexto e partes interessadas são únicas.

A conscientização facilita o compromisso coletivo e promove a estabilidade organizacional, moldando o comportamento ao ajudar os funcionários a dar sentido a seus ambientes. Assim, vai se criando a cultura organizacional.

Comunicação (7.4)

Num mundo muito mais interconectado, as informações confiáveis são fundamentais e, neste contexto, maior relevância deve ser dada ao que e como a comunicação externa é efetivada.

A comunicação corporativa ocorre entre a organização e seu público interno e externo.

Para aprimorar esse processo, as organizações investem em especialistas em comunicação de marketing ou de conteúdo corporativo.

APOIO (7)

(parte D)

Informação documentada (7.5)

Generalidades (7.5.1)

A mais significativa alteração na versão da Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 é somente a nomenclatura. Os termos anteriores “documentos” e “registros” passam a ser “informações documentadas e retidas”.

A extensão da informação documentada para um SGQ pode diferir de uma organização para outra, devido ao porte da organização e seu tipo de atividades, processos, produtos e serviços; à complexidade de processos e suas interações; e à competência de pessoas.

Termo antigo Nova nomenclatura Propósito Alterações e correções
Procedimento documentado Manter informação documentada Prover informações atualizadas para os processos operacionais Manter as informações atualizadas. Processo de revisão necessário
Registro Reter informação documentada Prover evidências objetivas das atividades realizadas Não podem ser modificadas, mas corrigidas

 

Criando e atualizando (7.5.2)                              

Espera-se que os procedimentos tenham uma identificação capaz de individualizá-los, explicitar sua revisão, seja por data ou por números ou letras e sua forma de exposição (descritivos, fotografias, desenhos, filmes, etc).

Quando se tratar de softwares de controle, incluindo inspeções, há de se assegurar que a última versão do sistema esteja disponível ao pessoal que executa as tarefas.

Controle de informação documentada (7.5.3)

Um documento disponível é aquele acessado sem maiores delongas ou fatores que possam retardar sua leitura.

Hoje em dia é comum o acesso aos procedimentos em meio eletrônico, disponíveis em sistema intranet. Como boa prática, esses documentos são acessados mediante login e senha e estão disponíveis apenas para consulta, sem a possibilidade de edição.

Fonte: Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e ISO 9001:2015

Crédito: João B. P. Lourenço

 
João Lourenço – Administrador, Pós Graduado em Gestão da Qualidade

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom trabalho João Lourenço.
    Parabéns pela qualidade dos seus artigos.
    Pena que ainde há empresas que desconhecam ou simplesmente não deem importância a assuntos tão relevantes.
    Abraços.

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