Imepi realiza apreensão de fios e cabos elétricos irregulares em Piripiri e Parnaíba
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), autuaram 39 estabelecimentos comerciais das cidades de Piripiri e Parnaíba, resultando na apreensão de mais de 100 produtos, entre cabos e fios elétricos, pneus, isqueiros, adaptadores de tomada e panelas.
Das 85 empresas vistoriadas, 39 receberam auto de infração por conter algum tipo de irregularidade.
O material foi recolhido e levado para o depósito do setor da Qualidade, na sede do Imepi.
Ao todo, a fiscalização apreendeu mais de 100 produtos, entre cabos e fios elétricos, pneus, isqueiros, adaptadores de tomada e panelas.
Das 85 empresas vistoriadas, 39 receberam auto de infração por conter algum tipo de irregularidade. O material foi recolhido e levado para o depósito do setor da Qualidade, na sede do Imepi.
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o alto índice de material apreendido é resultado da intensificação de fiscalizações no interior do Piauí.
“Diariamente nossos fiscais estão nas ruas da capital e do interior do Piauí para combater o uso de produtos falsificados e proteger o consumidor. Temos encontrado um número elevado de materiais irregulares e que podem causar prejuízo no bolso e na saúde da população. Por exemplo, um pneu irregular pode ocasionar um acidente grave no trânsito, um cabo e fio elétrico pirata pode gerar um curto-circuito em uma casa, além de aumentar a tarifa de energia da residência. Diante dessas situações, temos intensificado nosso trabalho para levar mais segurança ao consumidor”, ressalta.
Ao ser constatada a irregularidade, o comerciante e o fabricante recebem auto de infração e podem pegar uma multa que varia entre R$ 100 a 1,5 milhão, a depender do porte da empresa, reincidência e nível de violação. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.
Crédito: R10 / SINDICEL – @ disponível na internet 5/7/2024
Inmetro realiza fiscalização de cabos e condutores isolados
A Operação Energia Segura fiscalizou entre os dias 10 e 14 de junho de 2024, cabos de potência e condutores isolados. A ação teve como objetivo retirar do mercado produtos que apresentaram problemas ou indícios identificados a partir das ações de monitoramento do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), assegurando a conformidade dos produtos aos regulamentos estabelecidos e, assim, garantindo a segurança dos consumidores. Durante a operação, foram fiscalizados 41.969 mil produtos, dos quais 241 foram considerados irregulares.
A operação Energia Segura envolveu 21 órgãos delegados dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A iniciativa visa avaliar a segurança e a conformidade dos produtos energéticos no mercado, protegendo os consumidores e promovendo a qualidade dos produtos comercializados no país. Ao todo, 41.657 mil produtos foram aprovados e 312 unidades apresentaram irregularidades.
Entre os produtos inspecionados, destacam-se os cabos de potência com isolação sólida extrudada de cloreto de polivinila (PVC) ou Polietileno (PE) para tensão de 1kV, que tiveram 1.172 unidades fiscalizadas e nenhuma irregularidade encontrada, e os cabos/condutores isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais até 450/750V, com 15.815 unidades fiscalizadas e 104 unidades irregulares, representando 0,97% de irregularidades.
Os cabos e cordões flexíveis com isolação extrudada de polietileno clorossulfonado (CSP) para tensões até 500V, por sua vez, apresentaram 1,21% de irregularidades, com 4 unidades apreendidas entre as 330 fiscalizadas. Já os cabos flexíveis isolados com borracha etilenopropileno (EPR) e os cabos de potência e condutores isolados sem cobertura, com isolação extrudada não registraram nenhuma irregularidade, com 368 e 1.173 unidades fiscalizadas, respectivamente.
Os cabos flexíveis isolados com borracha de silicone unipolares sem cobertura, com 2.038 unidades fiscalizadas, apresentaram 6 unidades irregulares, correspondendo a 0,44% de irregularidades. Já os condutores isolados com policloreto de vinila para tensões nominais até 450/750V apresentaram 62 unidades irregulares entre as 16.999 fiscalizadas, representando 0,44% de irregularidades.
De acordo com o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, “ a Operação “Energia Segura” demonstra a importância das ações de fiscalização na proteção do consumidor e na garantia da qualidade dos produtos. A continuidade dessas operações é essencial para assegurar que os produtos atendam aos padrões de segurança e qualidade, minimizando riscos e promovendo a confiança do consumidor”.
Na hora de realizar a compra
-
O consumidor deve escolher sempre estabelecimentos formais, que apresentem a nota fiscal do produto;
-
É necessário observar a presença do selo do Inmetro; e
-
Caso encontre alguma irregularidade, o consumidor pode denunciar à Ouvidoria, pelo telefone 0800 285 1818 (apenas por telefone fixo), ou por meio do formulário eletrônico no Portal de Serviços do Inmetro .
Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202407/inmetro-realiza-fiscalizacao-de-cabos-e-condutores-isolados – @ disponível na internet 5/8/2024