As regras continuam as mesmas para os modelos que não ultrapassam os 32km/h de velocidade – os demais não poderão trafegar por ciclovias ou ciclofaixas, como prevê o CTB
A venda de ciclomotores elétricos aumentou 32% no Brasil nos primeiros oito meses de 2025. Só em São Paulo, o crescimento foi de 72%.
Ainda que estes veículos ajudem a melhorar o trânsito, diminuir a poluição urbana e promover o direito à cidade, o tráfego de pedelecs, mobiletes e scooters por ciclovias ou ciclofaixas é proibido, mas virou lugar comum em muitas cidades brasileiras. Essa bagunça no entanto, parece ter data para acabar.
Isso porque segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o prazo para obter registro e licenciamento para os ciclomotores termina em 31 de dezembro deste ano.
A partir de 2026, além do emplacamento, será exigida a habilitação tipo A (para motocicletas) ou ACC (específica para ciclomotores) dos condutores destes veículos, que deverão trafegar apenas por ruas com limite de velocidade até 40km/h – sendo absolutamente proibidos de acessarem ciclovias, calçadas ou vias expressas.
Alguns ciclomotores atingem até 50km/h, uma velocidade incompatível com calçadas e ciclovias, que devem ser vias democráticas e inclusivas, inclusive para crianças, idosos e pessoas com deficiência.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 193, o tráfego de veículos motorizados sobre ciclovias e ciclofaixas é considerada uma infração gravíssima. As regras para bicicletas elétricas, patinetes e monociclos – os chamados autopropelidos, que chegam até a 32 km/h – não mudam.
Crédito: Mobilize Brasil – @ disponível na internet 10/11/2025
Leia mais em : Entenda quais veículos de duas ou três rodas vão exigir placa e habilitação dos condutores a partir de 2026 https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/10/21/entenda-quais-veiculos-de-duas-ou-tres-rodas-vao-exigir-placa-e-habilitacao-dos-condutores-a-partir-de-2026.ghtml














Em parte isso é bom porque realmente tem muito Faria liner que abusa mas eu acho que é mais seguro a ideia de ter uma bike elétrica porque já fica fora dessa lei e se for para ter o autopropelido no momento é melhor alugar como por exemplo faço entregas e acho que vou alugar da 99 que a outra por apelido se por acaso é problema simplesmente não vou ter um prejuízo
Eles esperaram a galera toda comprar pra agora meter a mão, geral sabia disso
Tráfego diariamente nas ruas de São Paulo e vejo tremendos absurdos, e muitos acidentes com os veículos referidos no artigo. As leis servem para organizar uma sociedade e é mais que necessário para essa categoria também, porque já virou uma bagunça, a lei, em qualquer país evoluído, determina que a liberdade de cada um, termina quando começa o direito do próximo. Somente os egoístas não aceitam.
Poxa tenho um quadriciclo pois tenho problemas para caminhar, agora querem placa, carteira sem saber que temos dificuldades financeiras para conseguir emplacamento e testes de direção isso e absurdo e só para o governo tirar mais dinheiro do povo que já tem pouco pra sobreviver o meu eu consegui por doação e agora não terei direito de guia lo para resolver coisas básicas do dia a dia que tenho que resolver na rua?
A terra precisa urgente de um reset pra poder eliminar os que arruinam a terra !!!! Muita gente que não tem mais importância pra humanidade!!!! So pensam em roubar, matar, assaltar, tirar vantagens, enganar, benefício próprio….
Pra mim e uma besteira pedir carteira pra pra ciclomotores porque assim muita gente que não tem condições vai perder oque demorou muito pra conquistar, quem tem uma motorizada que e uma bicicleta com motor ou ate uma mobilete que e uma motinha antiga vai ser presa, então pra mim e uma besteira e uma roubalheira pra encher o bolso de governantes
Concordo.
Seria bom se esse governo do amor taxasse bicicletas, patinetes e patins. Exigisse habilitação cat A e o pagamento de IPVA por utilizarem as ruas e avenidas. Há ia me esquecendo, cobrasse taxa por frete de carroceiros e barqueiros em regiões ribeirinhas. Tudo isso para financiar a máquina estatal e os gastos do amor do presidente e a primeira dama.
E mais um meio de sugar o dinheiro do povo, mais taxas!!
Acho correto a regulamentação, tem muita gente abusando, andando na contra mão, sem capacete , não respeita sinal, acho certo emplacar para ter o controle de cada proprietário, mas acho injusto ter de cobrar tarifa todo ano e talvez inventem uma taxa anual no lugar de IPVA.
TUDO NESTE PAÍS INFELIZMENTE, É PARA ALIMENTAR O SISTEMA, E ELES TEREM MAIS DINHEIRO PARA GASTAR E DESVIAR INFELIZMENTE.
Um absurdo pagar tão caro na gasolina ⛽️ e estar com 30% de álcool é um roubo infelizmente, só aqui no Brasil.
A gasolina em Portugal aonde estive é pura e o rendimento do veículo é muito melhor que nossos veículos.
Até 15 dias atrás estavam querendo passar para 35% de álcool na gasolina é lamentável esta atitude se for aprovada.
Rapaz, esse desgoverno não tá deixando passar nada. O cara tá implicando até com ciclomotores de 50 km/h, que sempre foi liberado. Tô assustado! Ainda tem quem defenda, mesmo se lascando todo.
Comunismo e assim mesmo: todo mundo paga muito e as elites dirigentes so usufruem. Merecemos o que escolhemos na eleição.
Concordo. Esse inabilitados sobem nas calçadas, atropelam crianças e idosos. Trará mais segurança.
Gastar o bilhãos fazendo BRT porque não faz pista pra isso também
os condutores desses veículos burlam. a lei, trafegando no meio do trânsito, sem ser habilitado , ou seja sem conhecer as regras de trânsito, fazem um montam de merda, e se for avariado usam as prerrogativas da lei, ou seja o cara q tem CNH passa a ser babá. Deus cuidadoso ..
Impostos, cobranças, proibições. Marca registrada desse xxxxxxx partido.
O governo mais uma vez nós assaltando sem arma
Se, se no licenciamento houver inclusão de seguros ecobertura A danos contra acidentes às vítimas e veículos envolvidos. CONCORDO com a LEI.
O CENTRÃO alterei a lei e tirou os seguros do DPVAT e todos ficaram quietinhos … vai colocar em ciclomotor porque ???
O Governo não pode ver o trabalhador conseguir um jeito de viver pelo menos um pouco melhor e economizar na gasolina e na passagem de ônibus. Essas desgraças, sangue sugas, baratas nojentas q estão no poder sugam até a última gota de nós. Até quando???
Concordo,só querem criar impostos
Será uma ótima ação essa alteração na legislação se na prática a fiscalização e sanções forem concretizadas, hoje tráfego com minha bike num percurso de 14km pra ir e voltar do trabalho e as motos circulam livremente nas ciclofaixas e passeios, se nao houver uma política de responsabilização com apreensão e aplicação de multas com valor alto de preferência o valor do bem que esta sendo utilizado nas infrações,
nada mudará
– Calma muita calma
Calma muita calma e responsabilidade!
E acho que o governo deveria manter regras em veículos elétricos acima de 1500 w até porque não tem diferença em um de 1000 para um 1500
Acho que regularizar seria ótimo, até pq essas bicicletas motorizadas, elétricas, mobiletes, etc, causam acidentes tbm, e muitos trafegam sem capacetes, sem proteção, desrespeitam tudo e todos.. tudo o que é de graça não presta…
Pelo menos foi pertinente falar que autopropelido não muda.