III Oficina: Laboratório de Ultrassom (Labus) da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro

0
1732

O Chefe do Laboratório de Ultrassom (Labus) da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci), do INMETRO Rodrigo Costa-Felix, participa, pela primeira vez,  da III Oficina Lucro Social e diz aqui o que achou do evento, e a sua visão sobre o tema. “Pretendemos fazer da prática de desenvolvimento, monitoração e uso de indicadores de lucro social no nosso trabalho cotidiano daqui pra frente”, anunciou.

III Oficina Lucro Social Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social
Foto de Ronaldo Mendes

Já conhecia a oficina de lucro social?

Eu acompanho este trabalho da Asmetro desde a primeira edição. Diversas vezes conversei com o Rodrigo Ozanan (presidente) e com o Sergio Ballerini (secretário geral) sobre esta iniciativa, e aguardei ansioso para que a Diretoria de Metrologia Científica o Industrial (Dimci) do Inmetro fosse convidada a participar.

Foi minha primeira participação na oficina, embora eu já tenha assistido às apresentações da Asmetro para o corpo de servidores da casa sobre os resultados das oficinas anteriores.

Como conheceu a Oficina?

Sou sindicalizado à Asmetro desde 1996, quando entrei no Inmetro, e sempre acompanho as iniciativas do sindicato, que aprecio muito.

O que acha da contribuição que a oficina pode dar para o serviço público?

No ponto de vista sindical, os estudos de caso desenvolvidos serão muito úteis para possíveis negociações com o governo para melhores condições de trabalho para os servidores públicos.

No meu ponto de vista em particular, vejo que o desenvolvimento de indicadores de lucro social é fundamental para que possamos entender a real utilidade do serviço público de qualidade. Estou tomando como base pragmática que a origem das demandas dos serviços públicos, incluindo as atividades técnicas desenvolvidas no âmbito da metrologia científica e industrial, é a sociedade, e que o retorno destas atividades deve ser claramente benéfico para a sociedade. Se soubermos medir o retorno, quantificando financeiramente, ficará mais clara a utilidade e importância de cada atividade técnica em metrologia científica e industrial. Estes indicadores poderão servir, ainda, para que os gestores públicos possam priorizar investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Como avalia o evento?

A organização da Asmetro está impecável. A presença de três diretores do Inmetro (Metrologia Científica e Industrial; Metrologia Legal; Administração e Finanças), além do Presidente Carlos Augusto de Azevedo, bem como do representante do Ministério, evidenciam a importância que os gestores do Inmetro e do Ministério dão a este evento. Estou bastante satisfeito, e nós, da Metrologia Científica, retornamos para o Inmetro com o compromisso de multiplicar o conhecimento entre nossos colegas. Pretendemos fazer da prática de desenvolvimento, monitoração e uso de indicadores de lucro social no nosso trabalho cotidiano daqui pra frente.

Assessoria de Comunicação da III Oficina – Jornalista Tânia Malheiros e Ronaldo Mendes Fotógrafo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui