1Bilhão: Prevent Senior deve vender operações no Rio de Janeiro
A operadora de planos de saúde Prevent Senior, que é voltada ao público da terceira idade, decidiu vender suas operações no Rio de Janeiro. A transação inclui uma carteira de 62 mil usuários, além de uma estrutura que engloba um hospital-dia, uma unidade de oncologia e três clínicas especializadas.
Segundo informações do jornal Valor Econômico, o valor pedido pela companhia para a venda dos ativos é de R$ 1 bilhão, equivalente à receita anual da operação carioca, que iniciou suas atividades em 2019.
De acordo com a publicação, a empresa manteve conversas com outras operadoras de planos de saúde, como MedSenior e Leve Saúde, que também atendem o público da terceira idade. Informalmente, a Hapvida (HAPV3) também teria sido sondada durante o processo.
Prevent Senior: foco das operações será em São Paulo
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Fernando Parrillo, presidente da Prevent Senior, confirmou a intenção de vender a operação no Rio de Janeiro. Contudo, ele destacou que, caso as negociações não avancem, a empresa seguirá com seus investimentos e manterá a carteira de clientes na cidade.
Apesar de a unidade ser lucrativa, Parrillo afirmou que o foco da operadora continuará em São Paulo, onde a Prevent Senior possui uma rede consolidada com 11 hospitais e quatro pronto-atendimentos. Isso permite que grande parte dos atendimentos médicos da empresa seja realizada em instalações próprias, garantindo maior eficiência operacional.
Crédito: Matheus Gagliano / Eu Quero Investir – @ disponível na internet 16/9/2024
Planos de saúde e hospitais se unem para reduzir custos: entenda o novo modelo para o consumidor
Rede D’Or e SulAmérica, Bradesco e Fleury, Amil e Dasa, aliança de hospitais filantrópicos em São Paulo. A consolidação intrassetorial na saúde privada avança e começa a transformar a forma como esse mercado opera e oferece produtos ao consumidor.
É um movimento ancorado em ganho de escala, eficiência e controle de custos, e que tende a aliviar as pressões sobre o reajuste nos planos de saúde. Mas não está claro ainda se, no futuro, poderá direcionar os usuários a ter seu atendimento concentrado em grupos específicos de hospitais, clínicas e seus profissionais.
A busca por parcerias entre planos e hospitais foi impulsionada pelo salto nas despesas de assistência, sobretudo após a pandemia, quando muitos usuários retomaram a busca por atendimentos de saúde represados.
O setor ficou no vermelho desde 2021 e só agora, no primeiro semestre deste ano, as operadoras de planos médico-hospitalares tiveram o primeiro resultado operacional positivo desde então, com as receitas superando as despesas em R$ 2,4 bilhões, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
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Na ponta do consumidor, isso significou anos seguidos de reajustes acima da inflação. Em 2024, nos planos coletivos, a alta foi de 13,8%.
As aquisições, sociedades e joint ventures concluídas no setor refletem esse cenário de busca por uma maior sustentabilidade financeira. Vinicius Figueiredo, analista de Saúde do Itaú BBA, explica que a operação de saúde em rede fechada — quando o atendimento do paciente dos planos acontece em hospitais e clínicas próprios da operadora — reduz os custos pelo maior controle da empresa sobre toda a jornada do usuário. Mas esses ganhos também podem vir através de outros modelos.
— Quando você tenta trazer mais eficiência, não precisa comprar um hospital. Pode ser uma estratégia mais contratual, como fechar um pacote entre plano de saúde e rede hospitalar no qual os usuários ficam fidelizados, e os preços se tornam mais vantajosos para a operadora, já que há previsibilidade maior dos custos na negociação com o prestador.
Custo alto na livre escolha
Mário Vasconsellos, líder de Saúde da Accenture Brasil, argumenta que o modelo tradicional de saúde privada no país, em que o usuário tem livre escolha para hospital e médicos de referência, gera um custo muito alto:
— É uma baixa gestão da saúde. Muitas vezes o usuário toma decisões equivocadas ou que não são necessárias, vai a um pronto-socorro ou hospital de alta complexidade quando o problema poderia ser resolvido numa consulta virtual ou num médico de família, o que reduziria custos.
Ele vê no mercado ainda muito espaço para mais consolidações e parcerias:
— As três maiores redes de saúde do Brasil, Hapvida, Rede D’Or e Dasa, respondem por só 20% dos leitos disponíveis do país.
Ampliar o acesso
Marcos Novais, diretor executivo da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), diz que a entidade é “entusiasta desse modelo de integração entre prestadores e pagadores”:
— Há modelos sendo testados para dar conta do formato de acesso à saúde privada que escolhemos no país. Quando integra, deixa-se de olhar para o retorno e passa-se a olhar para a demanda. Acordos e parcerias estratégicas entre empresas devem gerar resultados positivos e ampliar acesso.
Figueiredo, do Itaú BBA, pondera que o setor viveu, desde 2021, “forte deterioração” por erros de precificação na volta dos procedimentos postergados pela pandemia, além de mudanças regulatórias que tornaram a cobertura dos planos mais ampla:
— As operadoras, além de repassar reajustes superaltos aos consumidores, começaram a pressionar os hospitais para mudar prazos e negociar pagamentos. É um caminho de tentar “dividir as dores”.
Antônio Britto, diretor-executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados, diz que a estratégia das operadoras encurtou o caixa dos hospitais. O prazo de pagamento foi de 70 dias, em 2022, para 110 dias agora:
— Com o resultado das operadoras, esperamos melhora nisso. Veremos mais desses novos arranjos empresariais que permitam estabelecer projetos em comum. Há demanda, necessidade de expansão, e o custo do capital está muito elevado. Um acordo entre hospital e operadora traz uma garantia de demanda.
Sócio-líder de Health Sciences & Wellness da EY Brasil, Leandro Berbert lembra que a consolidação no setor surgiu como forma de entregar um serviço com mensalidade menor. Mas diz que é difícil usar esse modelo no segmento premium. Até porque os movimentos recentes de parcerias e aquisições envolvem empresas de rede aberta (hospitais e clínicas que atendem a clientes de diferentes planos).
— Houve uma primeira onda de consolidação em medicina diagnóstica. Depois veio a dos hospitais e, por fim, entre operadoras. Parte delas atua em modelo no qual o cliente só é atendido na sua própria rede e (a empresa) comprou outras operadoras e ativos para ser competitiva. E isso mexe com os hospitais — diz Berbert.
Até 2016, havia entre 15 e 25 operações de fusão e aquisição no setor ao ano. Em 2018, foram 54, e no ano seguinte, 73. Isso aqueceu o preço dos ativos e atraiu investidores. Teve início um movimento de abertura de capital em Bolsa — vieram ofertas públicas de ações (IPOs) como as de Hapvida, entre as operadoras, e Rede D’Or, entre os grupos hospitalares.
A Hapvida é a operadora de maior rede fechada no país. Suas subsidiárias, incluindo a NotreDame Intermédica, adquirida em 2022, têm taxas de reajuste menores que as de suas principais concorrentes, segundo analistas.
A pandemia interrompeu o movimento de fusões e aquisições. E, na sequência, vieram as operações intrassetoriais. Em 2021, a Bradesco Diagnósticos entrou no Fleury, detendo hoje um quarto do capital social da rede de laboratórios. No ano seguinte, a SulAmérica foi comprada pela Rede D’Or que, este ano, anunciou parceria com o Bradesco Saúde, originando a Atlântica D’Or. O grupo investe, de largada, em três hospitais, em Macaé, no Norte Fluminense, e Alphaville (Barueri) e Guarulhos, na Grande São Paulo.
Por meio da Atlântica, a Bradesco Saúde também fechou sociedade com Beneficência Portuguesa de São Paulo e Fleury, num negócio de oncologia. E firmou parceria com o Albert Einstein para construir um hospital de 300 leitos na Zona Sul da capital paulista. Criada em 2021, a empresa já tem 15 unidades.
— As parcerias visam ampliar o acesso a cuidados de alta qualidade e criar soluções que atendam à crescente demanda por serviços médicos, inclusive fora dos grandes centros. Melhoram a eficiência e garantem a sustentabilidade a longo prazo — afirma Carlos Marinelli, diretor-presidente da Bradesco Saúde.
A rede mineira Mater Dei, com dez hospitais em três estados, é uma das que firmaram parceiras com a Bradesco Saúde. A empresa fechou uma joint venture com a operadora para a construção de um hospital de 250 leitos em Santana, bairro da Zona Norte de São Paulo, primeira unidade da rede no estado.
Com 49% da sociedade, a Mater Dei entrará com a gestão hospitalar, enquanto a seguradora cuida da construção do espaço, num terreno que já pertencia ao grupo. José Henrique Salvador, CEO da rede, diz que a parceria dá mais segurança financeira na expansão da empresa para uma nova praça:
– Nosso mercado já esteve muito tensionado, com operadoras de um lado, e hospitais de outro, mas o que todos querem é a sustentabilidade e o crescimento do setor. Ao lançar um projeto como esse, prezamos por uma relação de confiança e transparência entre as partes, onde o hospital se torna um alavancador de vendas do plano para mais vidas, e o prestador ganha na diminuição do risco financeiro, por um alinhamento mais próximo com quem paga a conta hospitalar, que é a operadora de saúde. É uma oportunidade ganha-ganha.
Parceria filantrópica
Em meio ao cenário de parcerias, em junho, seis hospitais de São Paulo – A.C.Camargo Cancer Center, Beneficência Portuguesa, HCor, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Moinhos de Vento e Sírio-Libanês – criaram a Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados (Ahfip).
— O objetivo é aprofundar discussões e propostas sobre o setor em parceria com agências reguladoras, operadoras de planos de saúde de saúde e demais integrantes do sistema — diz José Marcelo de Oliveira, presidente do Conselho da Ahfip e CEO do Oswaldo Cruz.
Cidades do Interior
O UnitedHealth Group vendeu no fim de 2023 a Amil para José Seripieri Jr., fundador da Qualicorp. Em meados do ano, Amil e Dasa anunciaram uma joint venture para a criação de um gigante hospitalar no país, ficando atrás apenas da Rede D’Or.
“Espera-se que a Amil, com 3,2 milhões de beneficiários, tenha presença maior na rede hospitalar combinada, (…) aumentando o poder de negociação com planos de saúde terceiros, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro”, segundo relatório do Itaú BBA.
Em outro relatório, o Itaú BBA descreve os projetos da Atlântica D’Or em Macaé, Guarulhos e Alphaville como apostas em microrregiões, não em cidades, onde há base relevante de usuários de SulAmérica e Bradesco Saúde, ausência da presença consolidada de um concorrente do grupo hospitalar e menor uso de operadoras com rede fechada (que só atendem os clientes em instalações próprias).
— Em várias regiões, SulAmérica e Bradesco são planos de saúde fortes. E a gente acaba podendo crescer com a solidez dessas duas empresas, implementar um hospital de referência para toda a região — diz Rodrigo Gavina, CEO dos Hospitais da Rede D’Or.
Com 11.900 leitos no país, a Rede D’Or tem mais 5.400 a serem entregues nos próximos quatro anos. Gavina afirma que a operação da SulAmérica ocorre “da forma mais dividida possível”. E que o foco está em garantir efetividade do sistema sem desperdício, mas não só para a SulAmérica:
— A gente não quer verticalizar, mas você quebra a desconfiança que existe no setor (entre hospitais e planos). Acho que o Bradesco acabou entendendo isso, vai-se fazendo coisas positivas para os dois. Não se trata de privilegiar rede. Pode até passar por isso, desde que faça sentido para todo mundo, principalmente para quem paga a conta. Se amplia volume, tem preço melhor.
Um alto executivo do setor frisa que é preciso usar ao máximo a capacidade das redes próprias, pois isso reduz despesas e traz eficiência:
— Entendo que um sócio investidor deve ter um benefício no uso daquela rede. Um pequeno desconto faz grande diferença.
Crédito: Glauce Cavalcanti e Letícia Lopes de O Globo / Cidadão Consumidor – @ disponível na internet 16/9/2024
Tá muito difícil marcar consulta com especialista,
Estou precisando de um alergista ,e não consigo marcar a dois meses tentei e não consegui.
Consegui sim mas em tele consulta depois de acionar depois de muita reclamação, mas não adiantou nada pois tenho que fazer alguns procedimento,e está só mandou eu comprar uma pomada e um creme.que até agora nada aconteceu..
Estou tentando marcar mas as agenda só pra fevereiro ,e em lugares bem distante.
A Prevent Senior no Rio de Janeiro, pelo menos, bloqueou todos os canais de atendimento para agendamentos. E preciso paciencia, criatividade. Cheguei a procurar meu advogado que, ja com a peticao pronta, suspendi o protocolo da acao por ter, COM CRIATIVIDADE, PACIENCIA, agendado consultas e exames. E uma pena, estao descredenciando medicos e nao vejo um movimento deles para captar clientes jovens que poucos custos geram.
Boa tarde Hoje moro RJ vim com plano de saúde da prev senior de SP onde morava com vários hospitais de ponta Hoje vejo q na Barra só temos o São Bernardo q tem atendimento pior q Sus .Qual será a posição de vcs dentro desse turbilhão de problemas q vcs vem tendo será solucionado ou vai acabar com a empresa na cidade Aguardo retorno pra maiores informações. OBRIGADO!
So tenho a agradecer e parabenizar
todos os funcionarios da Prevent ,de todos os cargos,
pelo atendimento a mim dispensado,quando necessitei deles ,para resolver um problema de saude ,grave.Ainda estou em observacao.Sempre muito obrigada!!!!
muito grave.Agradeco
Estou pedindo para mudar o dia do vencimento dia 20 para o dia 25 foi recusado
Além de pagar juros eu corro o risco de perder o convênio
Excelente o artigo, para as empresas citadas. Não vi uma menção, sequer, ao usuário/beneficiário dos planos, que é quem mais sofre enquanto elas ganham dinheiro. Será que toda essa “dança de bilhões” beneficia os pacientes? Duvido. Lamento profundamente o rumo que a Prevent Sênior tomou depois da pandemia. Hoje, precisamos acionar a ouvidoria e ameaçar com processo judicial para conseguir agendamento para consultas e exames de rotina, mas o valor que pagamos continua alto e só aumenta a cada ano. Ou seja, pagamos o mesmo e recebemos cada vez menos. Em resumo, em que toda essa ginástica de custos e joint ventures é boa para quem usa os serviços?
De certo em tudo isso falo pelo que eu e alguns familiares vem passando com a Prevent Sênior.
Tempo de espera pra consulta médica pelo menos 2 meses. Os exames não ficam muito atrás. E isso depende de qual profissional vai precisar. Virou hábito também perto da sua consulta reagendar nova data ou te mandar pra outro bairro fora do que escolheu. Esta difícil manter o plano com esse retrocesso que se iniciou na Pandemia. Lembrando que depois dos 60 anos é que o convênio será mais usado.
Vale a pena uma consulta com outros planos pra tirar dúvidas dessa situação da Prevent Sênior.
Só dois meses? Dependendo da especialidade ou do exame, eles simplesmente não têm data disponível e não têm previsão de quando terão! Teleconsulta? Dois ou mais meses de espera. O paciente que se vire para se tratar ou que morra tentando. Não estão nem aí.
Mas que o paciente não se atreva a parar de pagar, pq aí eles exigem os “direitos” deles e cancelam sumariamente o seu plano.