III Oficina Lucro Social: Diretor do Inmetro abre palestras falando sobre valor social da medição.

0
816

O diretor de Metrologia Científica e Industrial do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), físico Humberto Siqueira Brandi, acha que a transparência das ações é valor social fundamental  das instituições perante a sociedade. Humberto Brandi abriu nesta segunda-feira (19/9) a série de palestras da III Oficina Lucro Social: Ferramenta de Negociação e Transparência no Setor Público, que está sendo realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Inmetro (ASMETRO-SN), no Hotel Bel Air, em Teresópolis, até quarta-feira (21/09).

Brandi fez uma ampla exposição sobre a História da Metrologia, desde o seu surgimento há cerca de seis mil anos antes de Cristo e garantiu que a oficina é de extrema importância, porque debate o valor social da medição. Brandi acha que o governo federal e as entidades devem ampliar o debate sobre o lucro social, que ele acha melhor denominar de “valor social”, porque é uma forma de se encontrar mecanismos de medição importantes para aferição da qualidade do trabalho prestado.

“O servidor público tem papel fundamental em qualquer sociedade e muitas vezes a sociedade não entende bem qual é o papel do servidor público e produto que ele oferece. Em todos os setores existem coisas boas e ruins. Não é apenas o serviço púbico que apresenta certo tipo de ineficiência. Por isso, há que se criar formas de medir esse potencial e apresenta-lo ao cidadão”, observou o diretor do Inmetro, que já lecionou na PUC e UFRJ.

O trabalho do servidor público, como lembrou Brandi, contém valores muitas vezes imperceptíveis. “Tantas vezes não se consegue dar um valor monetário, mas esse valor imperceptível é a segurança, a confiança, a certeza de que aquilo que está sendo feito está correto”, observou. O diretor do Inmetro finalizou lembrando a importância o valor social conquistada por algumas instituições, como é o caso do Inmetro, apontado por recente pesquisa como organização confiável, por cerca de 88% da população consultada.

III Oficina Lucro Social - 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social – 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes

Assessoria de Comunicação da III Oficina – Jornalista Tânia Malheiros e Ronaldo Mendes Fotógrafo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!