III Oficina Lucro Social é prova de maturidade cultural: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

0
709

O chefe de gabinete do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, abriu na tarde desta segunda-feira (19/09), a  III Oficina Lucro Social: Ferramenta de Negociação e Transparência no Setor Público, que está sendo realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Inmetro (ASMETRO-SN), no Hotel  Bel Air, em Teresópolis, na Região Serrana (RJ). Representando o ministro Marcos Pereira, ele destacou que o Ministério apoia o evento porque somente com o diálogo e o aporte de novas e diferentes perspectivas é possível construir as melhores soluções. O evento, afirmou é “uma prova da maturidade cultural e institucional” do ASMETRO-SN e demais entidades envolvidas.

Ao colocar o tema em discussão, Marcos Jorge disse que todos os realizadores estão plantando as sementes de um movimento que certamente terá uma importante expansão. Há décadas o tema era desconhecido da maior parte dos gestores, mas isso mudou bastante. “Atualmente, a preocupação com o retorno para a sociedade é com conceito chave para o dia a dia de muitos líderes ao redor mundo, guiando e estabelecendo parâmetros para o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação de todo tipo de ação”, observou. Lucro social, portanto, para Marcos Jorge é a ampliação do conceito de responsabilidade pública.

Marcos Jorge lembrou que o Ministério tem pesquisado diferentes formas de aplicação dos conceitos sobre o lucro social, tais como governança, pactuação de resultados, transparência ativa e participação dos cidadãos na formulação, monitoramento e avaliação de políticas, por exemplo. “Temos consciência de que uma nova geração de políticas públicas deve nascer de forma mais transversal, integrada e possível de ser monitorada, assim como o aperfeiçoamento da gestão e dos controles sociais indispensáveis para o êxito do relacionamento público com o privado”, comentou.

Por esse motivo, ele adiantou que, para o ciclo de gestão 2016/2019, o Ministério tem entre seus objetivos estratégicos: uma nova geração e políticas públicas, a busca permanente pela excelência na gestão e uma nova forma de se posicionar em relação à sociedade. Outro objetivo para esse período, segundo ele, é “reforçar a necessidade de realizar maiores e melhores entregas à sociedade”. Essa busca constante de aperfeiçoamento, destacou, levou a experiência exitosa do Inmetro, que assim se tornou referência no Governo Federal.

Ao parabenizar a realização do evento, o representante do Ministério completou: “A ferramenta do balanço social e o conceito de lucro social aplicado também ao serviço público vêm, de maneira especial, agregar muito ao debate ao qual estamos constantemente expostos, tendo em vista que é o motivo único de nossa existência”.

Palavras do Chefe de gabinete na abertura da III Oficina: marcos-jorge

III Oficina Lucro Social - 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social – 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social - 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social – 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social - 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social – 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes

Assessoria de Comunicação da III Oficina – Jornalista Tânia Malheiros e Ronaldo Mendes Fotógrafo20

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!