Relato do Painel “Lucro Social da DIMCI”.

0
675

Foi realizado no dia 01 de novembro 2016, no auditório do prédio 06, o “Painel Lucro Social da DIMCI” com expressiva presença dos servidores lotados na Diretoria de Metrologia Científica Industrial do Inmetro.

O painel foi conduzido com a seguinte programação/apresentações:

  • Abertura – Professor Humberto Siqueira Brandi, Diretor de Metrologia Científica Industrial do Inmetro.
  • Motivação e Contextualização – Sergio Ballerini, Secretário Geral do ASMETRO-SN.
  • Introdução a Indicadores – Lucro Social – Rodrigo Ozanan, Presidente do ASMETRO-SN.
  • Estudo de caso apresentado a III oficina de Lucro Social Rodrigo P.B. Costa-Felix e Equipe DIMCI.
Painel "Lucro Social da DIMCI" 01/11/2016
Painel “Lucro Social da DIMCI”
01/11/2016

O Professor Humberto Brandi abriu o evento ressaltando a importância da utilização dessa ferramenta na Diretoria de Metrologia Científica e Industrial, porque debate o valor social da medição. O governo federal e as entidades devem ampliar o debate sobre o lucro social, que ele acha melhor denominar de “valor social”, pois é uma forma de  encontrar mecanismos de medição importante na aferição da qualidade do trabalho prestado. “O servidor público tem papel fundamental em qualquer sociedade e muitas vezes a sociedade não entende bem qual é o papel do servidor público e produto que ele oferece. Em todos os setores existem coisas boas e ruins. Não é apenas o serviço púbico que apresenta certo tipo de ineficiência. Por isso a importância deste painel pois estimula  criar formas de medir esse potencial e apresenta-lo ao cidadão”,  a DIMCI está engajada em apresentar o LS .

Painel "Lucro Social da DIMCI" 01/11/2016
Painel “Lucro Social da DIMCI”
01/11/2016

Sérgio Ballerini apresentou dois vídeos motivacionais: “Como lobos mudam rios” e “ Como nascem os paradigmas” e fez uma contextualização dos estudos e das oficinas Lucro Social: Ferramenta de Negociação e Transparência no Setor Público,   realizadas pelo ASMETRO-SN  com depoimentos  do  Sergio Mendonça (ex Secretário de SRT do MPOG e ex Presidente da FUNCEF), Alda Marina Campos (Professora, Consultora, Empreendedora e Palestrante) , Vera Batista (Jornalista do Correio Braziliense), Alessandra de Moura Cadamuro ( Especialista do DIEESE Brasília) , Rogério Antonio Expedito (Diretor da Condsef), Humberto Siqueira Brandi ( Diretor de Metrologia Científica Industrial do Inmetro) Carlos Augusto de Azevedo (Presidente do Inmetro) e do Marcos Jorge de Lima (Secretário Executivo do MDIC) .

Painel "Lucro Social da DIMCI" 01/11/2016
Painel “Lucro Social da DIMCI”
01/11/2016

Em sua apresentação, Rodrigo Ozanan, descreve sua teoria e casos de implementação no Inmetro da utilização da ferramenta “Lucro Social”.

Painel "Lucro Social da DIMCI" 01/11/2016
Painel “Lucro Social da DIMCI”
01/11/2016

Rodrigo Costa Félix apresentou o estudo de caso desenvolvido pela equipe multidisciplinar da Dimci na III Oficina Lucro Social. O caso apresenta o desenvolvimento da atividade da calibração de alguns padrões da grandeza força e seu impacto no desenvolvimento  de um processo contínuo que, contribui para a melhoria da qualidade do aço fabricado pela indústria nacional, através da análise do parâmetro “propriedade mecânica tração”. Salienta-se que no Brasil, existem  26 usinas de aço movimentando  um saldo comercial de US$ 4,4 bilhões  (2009).

No encerramento Professor Humberto Brandi solicitou a participação efetiva dos servidores no processo de elaboração de indicadores em todas as divisões visto que a Dimci têm mais de 300 processos distintos. Finalizando agradeceu e elogiou a iniciativa do ASMETRO em desenvolver a ferramenta “Lucro Social” e compartilhar com os colaboradores do Inmetro.

Painel "Lucro Social da DIMCI" 01/11/2016
Painel “Lucro Social da DIMCI”
01/11/2016

a-asmetro-x-dimci-painel-lucro-social-ballerini-1

b-painel-asmetro-x-dimci-ls-introducao-a-indicadores-01112016

c-painel-ls-estudo-de-casio-dimci-elaboracao-de-um-modelo-de-balanco-social-01112016

ASMETRO-SN 03/11/2016 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!