Lava Jato IV: Dinheiro apreendido com petistas ‘aloprados’ veio da Odebrecht. Dupla foi presa em 2006 tentando comprar dossiê contra tucano

0
1274

O ex-executivo da Odebrecht Luiz Eduardo Soares disse em delação premiada que o PT usou dinheiro de uma transação entre a Odebrecht e a cervejaria Itaipava para tentar comprar um dossiê contra o senador José Serra na campanha eleitoral de 2006, quando disputou o governo de São Paulo com o petista Aloizio Mercadante.

A duas semanas do primeiro turno da eleição de 2006, dois petistas foram presos em um hotel em São Paulo com R$ 1,1 milhão e US$ 249 mil em dinheiro vivo.

Na época, o episódio ficou conhecido como “escândalo dos aloprados”, em referência a uma declaração do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que, tentando amenizar a situação, disse que aquilo era obra de “um bando de aloprados”.

Soares, que trabalhava no Setor de Operações Estruturadas da empreiteira, conhecido como o departamento de propinas, disse que foi chamado para uma reunião em um escritório do PT um dia depois do caso vir à tona.

Conforme o depoente, um dos maços de dinheiro apreendidos na ocasião com petistas estava em uma embalagem com o nome de uma distribuidora de bebidas ligada à Itaipava – o que teria causado temor entre os executivos da Odebrecht e a campanha petista.

“Nós fomos tomados de surpresa na operação dos aloprados. O Júnior (Benedicto Júnior, ex-diretor da Odebrecht) me ligou logo depois da operação dizendo que tinha dado um grande problema, que precisava de minha ajuda. Marcamos uma reunião no comitê de campanha do Partido dos Trabalhadores em São Paulo”, contou Soares, acrescentando que a reunião aconteceu no primeiro sábado depois da prisão dos petistas.

DINHEIRO TIMBRADO

Segundo o delator, a Odebrecht e Itaipava queriam trocar reais em espécie no Brasil por dólares em espécie no exterior. A Itaipava tinha muito dinheiro vivo no Brasil, por conta das vendas realizadas em bares por distribuidores. Já a empreiteira precisava de reais em espécie para realizar pagamentos de propina.

“Nós chegamos lá e eu tive a surpresa de que está lá, além do Benedicto Júnior, o senhor Walter Faria (dono da Itaipava). Tivemos uma reunião com o José de Filippi (tesoureiro da campanha de Lula). E como nós tínhamos essa operação que já tinha começado de troca de reais por dólar, eles estavam com medo, porque descobriram que tinha uma parte desse dinheiro que estava com timbre da Leyroz de Caxias (distribuidora da Itaipava). Aí isso mostrava que era da cervejaria Itaipava”, revelou Soares.

OS ALOPRADOS

Em 15 de setembro de 2006, foram presos em flagrante com o dinheiro Valdebran Padilha, que tinha sido tesoureiro do PT em Mato Grosso em 2004, e Gedimar Passos, que se apresentava como advogado do PT.

O dinheiro seria usado para comprar um dossiê contra Serra, que foi ministro da Saúde, sobre o escândalo da Máfia dos Sanguessugas, em que foi investigada uma quadrilha que desviava dinheiro público destinado à compra de ambulâncias e materiais hospitalares.

Crédito: O Globo– disponível na internet 17/04/2017

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!