“Onda protecionista não vai impedir crescimento das exportações brasileiras”: Marcos Pereira.

0
397

Durante a realização do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, disse que, apesar da onda de protecionismo que ganha força no contexto internacional, o país vai continuar avançando na conquista de novos mercados. “Somos a nona economia do mundo, mas apenas o vigésimo quinto exportador. Estamos focados agora em levar o Brasil para o mundo. Não ficaremos mais restritos a nossos vizinhos da América Latina, muitas das vezes pouco democráticos”, destacou.

O ministro citou o saldo comercial recorde de US$ 42,5 bilhões da balança comercial, registrado no ano até julho, para reforçar que os números atuais comprovam o potencial exportador do país e são uma oportunidade de buscar novos rumos para o futuro do comércio exterior. “Estamos diante de um cenário de ampliação nas vendas para os principais mercados, como China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia. Somente para a China, as exportações cresceram mais de 30%”, destacou.

Marcos Pereira explicou que a estratégia de diversificação de parceiros comerciais, que inclui nações desenvolvidas e em desenvolvimento, adotada pela atual gestão do país, é bastante promissora, na medida em que amplia a temática dos acordos e inclui aspectos além dos tarifários, como investimentos, compras governamentais e facilitação de comércio e serviços.

“Atualmente, estamos em negociação com o México, países do EFTA e Índia e em tratativas com o Canadá, Japão e Coreia do Sul. Buscamos aproximação com os vizinhos da Aliança do Pacífico. Firmamos também acordo comercial como o Peru e celebramos novo acordo com a Colômbia”, esclareceu.

O ministro frisou ainda a relevância do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), coordenado pelo MDIC, e que, na avaliação dele, é estratégico para o aumento da base exportadora nacional. Segundo o ministro, por meio dessa ação, “mais de seis mil empresas de micro a médio porte receberam auxílio para seguir a trilha de internacionalização de seus negócios”.

Também presente no evento, o presidente da República, Michel Temer, endossou a fala do ministro Marcos Pereira. “O Brasil se tornará ainda mais competitivo à medida que aumentemos nossa integração ao mundo. Para isso, estamos empenhados em derrubar barreiras que nossos produtos enfrentam nos mercados internacionais. Nosso empenho começa na vizinhança. Estamos revitalizando o Mercosul agora sob a presidência brasileira e temos também de eliminar entraves incompatíveis com o livre comércio e estimular a aproximação com a Aliança do Pacífico. É preciso pensar em aproximação institucional entre os Estados e não mais ideológica, como antes era feito”, encerrou Michel Temer.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 10/08/2017

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!