Reta final para as empresas realizarem a Transição da ISO 9001:2015

0
502
Segundo estimativa do Inmetro, 78,7% das organizações brasileiras certificadas ainda sustentam o sistema de gestão da qualidade na versão 2008, um número preocupante se levado em consideração o prazo final para migração, que é setembro de 2018.

 

O cancelamento da validade do certificado representa um risco, pois pode ocasionar a perda de credibilidade perante o mercado e, em alguns casos, a quebra de acordos comerciais firmados com a exigência da certificação ISO 9001.

A maior preocupação

Não são todas as empresas que possuem o Know How necessário para conduzirem o processo de migração.

As grandes organizações em geral têm um departamento ou setor de qualidade com profissionais experientes, o que torna viável conduzir o projeto internamente. Por outro lado, as pequenas e micros, que representam a maioria dos casos, não têm em seu time pessoas com estes conhecimentos, o que dificulta a condução da transição para a ISO 9001:2015.

Isto faz com que a maioria dos pequenos e microempresários busquem ajuda em consultorias especializadas em implementação de normas técnicas.

Com milhares de empresas em busca de ajuda especializada, a oferta deste serviço tende a não comportar a quantidade de solicitações geradas no mercado. Sabe o que isto quer dizer? A demanda gerada é superior à oferta existente, ou seja, a lei da oferta e procura interferindo no mercado das consultorias.

Diante deste cenário de escassez da oferta dos serviços, os empreendedores optam por buscar diferentes meios para realizar a condução deste processo. Entre os mais utilizados, temos:

• Materiais gratuitos na internet;
• Cursos práticos para migração;
• Consultorias híbridas.

Materiais gratuitos na internet

Ao digitar no Google os termos de busca “migração ISO 9001:2015”, “transição ISO 9001:2015”, “ISO 9001:2015” são gerados milhões de resultados com conteúdos e mais conteúdos sobre o assunto.

Atualmente, existem webinars, treinamentos online, posts em blogs que têm por objetivo ajudar as empresas que estão nesta etapa importante.

Entretanto, a maior dificuldade diante deste volume enorme de informações é encontrar a que realmente pode auxiliar no processo. A Templum Consultoria é uma das pioneiras em fornecer material gratuito para ajudar as empresas neste processo. A empresa de consultoria disponibilizou um Kit de Transição gratuito para a migração da ISO 9001 para a nova versão. O material conta com documentos, infográficos, treinamentos e e-books que podem auxiliar qualquer empresa.

Segue o link do Kit de Transição ISO 9001:2015 da Templum:

https://www.templum.com.br/cursos/kit-transicao-iso-90012015/

Fazendo a transição com investimento baixo:

Saindo do mundo do material gratuito, temos a opção dos cursos práticos e de consultorias.

Desde de 2015, quando a ISO anunciou a nova versão, muitas empresas de treinamento e consultoria desenvolveram cursos focados na prática de como atender aos requisitos.

Entre as principais modalidades estão os cursos de entendimento da norma, os de formação de Auditor Interno e os cursos focados na própria transição.

Os cursos de Entendimento da ISO 9001:2015 são focados exclusivamente na interpretação teórica do que diz a norma. Apesar disso, a Templum desenvolveu um curso focado tanto na parte teórica quanto na prática, explica Igor Furniel, CEO da Empresa. “Com ele o empresário terá o entendimento claro de todos os itens da norma e dicas práticas para aplicá-los”

O curso de Formação de Auditor Interno já é focado naqueles que querem se capacitar para realizarem auditorias internas. Toda organização deve promover uma auditoria interna pelo menos uma vez ao ano para verificar a conformidade do seu sistema de gestão da qualidade. Logo, este curso pode ser uma ótima opção para aqueles que querem se especializar no assunto e, consequentemente conseguir atender as demandas de auditoria interna.

Por último, o curso de Transição ISO 9001:2015, especialmente desenhado para representantes da direção que terão que “se virar” sozinhos. Segundo Furniel “este é um curso, quase consultoria, focado apenas nos itens de transição para RDs que não podem pagar por uma consultoria mas precisam de mais ajuda do que a oferecida em um curso.”

Fazendo a transição com mais ajuda e mais investimento:

A consultoria híbrida é uma ótima opção para as empresas que buscam migrar seu sistema de gestão da qualidade. Para quem não conhece sobre o assunto, a consultoria híbrida é a combinação da consultoria presencial com tecnologia e metodologia de uma consultoria online.

Esta junção permite que um único consultor atenda muito mais empresas ao mesmo tempo. Por meio da integração tecnológica, um consultor do Oiapoque consegue atender com qualidade uma empresa localizada no Chuí.

Muitas pequenas empresas, que antes nem sonhavam com uma consultoria especializada, agora podem contar com este tipo de suporte.

A Templum Consultoria é pioneira neste tipo de modalidade. Com este método, a Templum se tornou a maior empresa de consultoria em sistemas de gestão no Brasil e já alcançou a marca de mais de mil certificações em empresas de ramos totalmente diferentes.

Para saber mais sobre o método de consultoria híbrida para transição da ISO 9001, acesse o site: https://www.templum.com.br/migracao-iso-90012015-para-empresas-certificadas/

Fonte:  http://www.templum.com.br – 05/05/2018

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!