Operação do Ipem encontra irregularidades em doces vendidos no Rio

0
456
Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) realizaram, durante duas semanas, a operação Cosme e Damião, que tinha o objetivo de coletar doces em supermercados e estabelecimentos para serem analisados por técnicos no laboratório do órgão. Durante a ação, 18 marcas foram verificadas e nove apresentaram irregularidades; sendo o principal erro o número de unidades descritas na embalagem diferente do que ela realmente continha em seu interior.

Segundo Hugo Lima, diretor técnico do Ipem/RJ, o peso de alguns produtos analisados também estavam em desacordo com o registrado na embalagem. “As empresas foram notificadas e têm um prazo de 15 dias para apresentar defesa, caso contrário, poderão sofrer sanções que vão de uma simples advertência até multa, que pode variar de R$ 100 até R$ 1,5 milhão”, completou.

Já o presidente do Ipem/RJ, Manoel Rampine, as blitzes foram feitas para resguardar o direito do consumidor na hora da compra, evitando que ele seja enganado.

Operação do Ipem encontrou irregularidades em doces vendidos no Rio
Operação do Ipem encontrou irregularidades em doces vendidos no Rio – Divulgação

“Apesar do Ipem não ter nenhum tipo de autonomia sobre o assunto, é importante que o consumidor observe sempre a data de validade. Já em relação aos brinquedos, algumas observações devem ser feitas pelos responsáveis na hora da compra, como por exemplo, a existência do selo do Inmetro, a identificação do fabricante, do importador e as advertências quanto ao seu uso, que devem estar impressas com letras legíveis e em local de fácil visualização, além de estar em língua portuguesa”, finalizou Rampine.

Em caso de dúvidas ou denúncias o consumidor pode ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ através do telefone 0800-282-3040, que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Crédito: O Dia – disponível na internet 20/09/2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui