Evento internacional discute normalização técnica de equipamentos de ultrassom

0
329

Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, foram realizadas, no Rio de Janeiro, reuniões de quatro grupos de trabalho do comitê técnico de ultrassom da International Electrotechnical Commission (IEC TC87). 

O evento foi realizado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e da empresa HTM Eletrônica, fabricante nacional de
equipamentos de terapia por ultrassom. 

Os organizadores locais das reuniões foram os servidores André Alvarenga e Rodrigo Costa-Felix, ambos do Laboratório de Ultrassom da Dimci. Essa é a segunda vez que as reuniões do IEC TC87 acontecem no Brasil. A primeira, realizada em 2011, também contou com a participação do Inmetro na organização. 

Segundo o pesquisador Rodrigo Costa-Felix, o IEC TC87 reúne cerca de 100 especialistas de 14 países membros plenos, além de 18 países observadores. Tipicamente, as reuniões de grupos de trabalho agregam entre 30 e 50 delegados.

“Nesta reunião, tivemos a presença de cerca de 35 delegados de 9 países, além de 10 participantes por videoconferência. Trazer essas reuniões técnicas para o Brasil permite que a indústria nacional, bem como os laboratórios de metrologia e avaliação da conformidade, se aproxime da vanguarda do desenvolvimento tecnológico. Essa é a maneira mais eficaz para transpor barreiras técnicas internacionais”, afirmou. 

André Alvarenga ressaltou a importância da principal atividade realizada nestas reuniões de normalização técnica. “A indústria precisa atender a requisitos normativos para ter competitividade nacional e internacional. Participar das reuniões de normalização
faz com que os envolvidos tenham acesso exclusivo e em primeira mão sobre o estado da técnica”. 

Durante as reuniões ocorridas no CBPF, foram discutidos os textos das normas que permitem avaliar equipamentos eletromédicos que utilizam ultrassom como princípio de funcionamento, tais como equipamentos de terapia e diagnóstico, inclusive os utilizados
para tratamento não invasivo de câncer. O Laboratório de Ultrassom do Inmetro está equipado para realizar a avaliação de equipamentos de terapia, realizando pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia (PCDTTT)
nesta área do conhecimento.   

De acordo com os pesquisadores, a participação regular nas reuniões do IEC TC87 desde 2010 permitiu a inclusão de métodos de medição em normas técnicas internacionais publicadas nos últimos anos. “Temos quatro artigos publicados em relevantes revistas
científicas que fazem parte da lista de referências de três normas técnicas publicadas pelo IEC TC87”, afirmou André Alvarenga. 

“Essa inserção só é possível com a demonstração continuada da competência técnica do Inmetro perante nossos pares internacionais”, concluiu Rodrigo Costa-Felix.
A próxima reunião do IEC TC87 será em outubro, em Shanghai/China.

Fonte: Inmetro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!