Home Office e o COVID-19

1
207

Em quase todas as organizações que já possuíam home office bem antes da pandemia, quem trabalhava em casa tinha metas maiores, justamente por haver estudos que demonstram que a produtividade aumenta trabalhando em casa, por razões diversas.

Pesquisador-Tecnologista no Inmetro. Engenheiro Químico, MSc. e estudante de Ciências Atuariais e Estatística

Naturalmente, os locais que implantaram o home office do dia pra noite por causa da COVID-19 não tiveram tempo suficiente para se planejarem para tanto — seja do lado do empregador, para fazer a gestão e monitoramento adequados, seja do lado do trabalhador, que às vezes sequer possui a infraestrutura adequada em casa para trabalhar no convívio de familiares, crianças, animais e outras interrupções (mas está virando-se para tanto).

No entanto, ainda que essa experiência precária e temporária tenha sido motivada por razões que nós não queríamos, vejo como uma oportunidade ímpar para:

– fazer o simples;

– eliminar trabalho inútil;

– eliminar reuniões improdutivas sem finalidade;

– refletir sobre o quanto cada pessoa efetivamente produz e entrega na organização, e identificar discrepâncias na divisão do trabalho;

– refletir sobre a importância do seu trabalho.

Essa experiência, talvez, vai escancarar algumas coisas que ninguém via (ou fingia não ver). hashtagHomeOffice hashtagTeletrabalho hashtagCOVID19

Crédito: Ricardo Ivanov no Linkedin – 21/03/2020

1 Comentário

  1. Infelizmente teve q acontecer uma tragédia dessa pra se avançar na modernidade, que já vemos ser adotada há alguns anos por diversas empresas. Adicionando ao relatado, especificamente, melhorar sistematicamente a ferramenta que possuímos, o orquestra, hoje um tanto atrasado. Vejo ser uma ação que pode muito otimizar as atividades, pelo menos da cgcre.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!