Biblioteca global de recursos intelectuais para qualidade, segurança e sustentabilidade

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É sabido que é difícil para qualquer organização ou pessoa encontrar um local central para informações relevantes , adequadas e verificadas sobre como alcançar qualidade, segurança e sustentabilidade dos produtos e serviços. 
As pesquisas na Internet não fornecem necessariamente os resultados mais relevantes e geralmente seguem o histórico de pesquisa anterior da pessoa que pesquisa ou priorizam organizações que pagaram para serem priorizadas se uma pesquisa for feita com suas palavras-chave.Isso deixa os usuários da Infraestrutura de Qualidade (QI), especialmente os novos usuários, com uma lamentável falta de informação e orientação sobre tópicos relacionados aos valores centrais para os quais trabalhamos e os resultados que produzimos. Em particular, os recursos disponíveis não são reunidos em uma biblioteca central ou plataforma que facilite o acesso às informações.A primeira iniciativa abrangente para se comunicar com empresas e reguladores sobre o uso do QI de maneira bem-sucedida foi realizada há alguns anos pelo IIOC, IAF e ILAC e resultou nos dois sites www.publicsectorassurance.org e www.business -benefits.org . O objetivo era fornecer um único ponto de referência para informações baseadas em evidências sobre o QI. Esta iniciativa de muito sucesso reúne estudos de caso e materiais de pesquisa relativos à obtenção de qualidade, segurança e sustentabilidade em uma única plataforma, dando às organizações e reguladores um espectro de maneiras possíveis de usar as ferramentas do QI para atingir seus objetivos. Estes dois sites estão agora sob os auspícios do INetQI e foram marcados com o logotipo do INetQI.

A próxima iniciativa veio da ISO / CASCO STAR, Strategic Alliance and Regulatory Group, que fornece um fórum para setores da indústria e reguladores interagirem com a CASCO. ISO / CASCO STAR, em sua reunião de dezembro de 2019, identificou a necessidade de criar uma biblioteca para reunir em um só lugar todos os recursos intelectuaisrelacionadas ao trabalho e às funções do QI global, incluindo brochuras, orientações, vídeos e outras comunicações. Essa biblioteca forneceria informações e orientações relevantes, apropriadas e verificadas para aqueles que buscam obter qualidade, segurança e sustentabilidade para seus produtos e serviços. ISO / CASCO STAR identificou o INetQI como um custodiante adequado para tal biblioteca e o INetQI tem, desde sua reunião em dezembro de 2019, trabalhado na criação desta biblioteca, sob a direção do gerente de projeto, Sr. Brahim Houla, representando a IAF.

Um dos erros comuns de comunicação é nossa incapacidade inerente de nos ver com os olhos dos outros. Para ser mais direto, tomamos nosso próprio quadro de referência como a verdade absoluta para definir as necessidades dos outros e não fazemos nenhum esforço para ver as necessidades de comunicação com os olhos de quem está procurando as informações de que temos acesso. Esse é o desafio! Como o “buscador de informações” faz uma pesquisa? Por setor da indústria, por atividade ou alguma outra perspectiva? Precisamos olhar para o material de diferentes ângulos e, em particular, precisamos olhar de fora para dentro e não de dentro para fora.

A saída de uma biblioteca central precisa ser uma combinação significativa de materiais e links que atendam às necessidades específicas do usuário. O usuário deve ser capaz de encontrar facilmente o conteúdo que corresponde a uma necessidade específica em um pacote amigável. Várias organizações categorizaram com sucesso suas informações em seus sites. Nós os tomamos como um modelo a seguir e temos olhado em particular no site do Grupo Banco Mundial em “Tópicos de Conhecimento / Desenvolvimento”, onde as informações disponíveis são categorizadas da perspectiva do usuário.

Nesta fase, já existe um acordo unânime entre as organizações membros do INetQI sobre o layout e a arquitetura da futura biblioteca. A próxima etapa é investigar a solução de TI mais apropriada, e atualmente estamos discutindo com um provedor em potencial. Feito isso, a parte mais onerosa do trabalho será categorizar os recursos de acordo com o layout e a estrutura da biblioteca para permitir uma busca completa, que dará aos usuários informações relevantes, adequadas e verificadas. Acreditamos que esta biblioteca será uma das principais pegadas do INetQI.

Finalmente, como em todos os esforços, a biblioteca precisará de recursos financeiros iniciais e, para isso, temos estudado várias possibilidades. Também identificamos uma fonte potencial de financiamento e somos encorajados pelo interesse neste projeto e pela velocidade com que está progredindo.

Se desejar obter mais informações sobre este projeto, entre em contato com o Sr. Houla ( [email protected] ) ou qualquer um dos membros da rede.

Crédito: Secretariado IAFEM/Cadeira Merih Malmqvist Nilsson, Conexão de 1º grau, no linkedin da Andrea Melo Queiroz – disponível na internet 27/10/2020 

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