Ensino técnico no mercado de trabalho

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O movimento PD&I no Brasil, capitaneado por diversos capítulos estudantis da Sociedade de Engenheiros de Petróleo – SPE (do termo inglês Society of Petroleum Engineers, com sede no Estados Unidos da América), estabelecidos nas universidades brasileiras, vem crescendo em todo o país e levantando temas muito relevantes e inovadores, que estão ajudando, inclusive, na formulação de políticas públicas e empresariais com foco na inovação e conquista de novos mercados.

A última webinar do grupo foi realizada na noite do dia 07/12 e estabeleceu um novo marco para o campo de investimentos empresariais em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I no país. Para o Professor Gerson, Coordenador e Fundador do Grupo de Realidade Virtual Aplicada – LAMCE/COPPE/UFRJ, a apresentação deixou bem evidente que o ensino técnico tem de tudo para participar e colaborar em muito com a indústria do petróleo, podendo otimizar ainda mais as verbas obrigatórias de investimentos em PD&I, previstas nos contratos de concessão.

Para João Pedro Henriques, graduando em Engenharia de Automação no IFF Campus Macaé, sendo um dos apresentadores, os ganhos técnicos e de aplicações com essa interação com o ensino técnico nas atividades de pesquisa e inovação são muito grandes. O pessoal do ensino médio hoje em dia se encontra no mesmo nível profissional que os graduandos e com conhecimentos muito avançados, sendo essencial para os processos de inovação na indústria, contempla João Pedro.

Hiroshi Alves Uchikado @reprodução

O representante do ensino técnico do IFF no evento foi o estudante Hiroshi Alves Uchikado, que apresentou o Laboratório de Simulação – LabSIM da instituição. Na sua abordagem, Hiroshi demonstrou muito bem toda a capacidade do laboratório para desenvolver novos programas de simulação, que podem ser utilizados em vários ambientes como em navios, portos e unidades de produção de petróleo e gás, assim como para a prestação de serviços tecnológicos em diversas frentes de trabalho.

Esse episódio do PD&I Brasil contou com o apadrinhamento de Vinicius Anacleto, estudante de engenharia de petróleo e presidente do capítulo estudantil SPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Na oportunidade, Vinicius reforçou a intenção de estimular cada vez mais a interação entre os diversos níveis do ensino superior com o ensino técnico através das atividades de PD&I. Um dos pontos altos do evento foram as brilhantes atuações e intervenções dos moderadores Talyta Pinheiro e Pedro Simões, ambos estudantes de engenharia de petróleo da UFRJ e integrantes do Capítulo Estudantil SPE.

No final das apresentações o público pode assistir uma fala institucional da Diretora de Inovação, Pesquisa e Extensão do IFF Macaé, Professora Aurea Yuki Sugai, que enfatizou a necessidade de ações práticas para promover a cultura da inovação desde o nível da educação fundamental. Aurea encerrou seu discurso parabenizando o PD&I Brasil pela promoção e incentivo da inserção do ensino técnico nos ecossistemas de inovação existentes na indústria do petróleo.

ASMETRO-SN com a fonte P,D&I Brasil – 09/12/2020

Saiba mais >>> Webinar: A inserção do ensino técnico do país nas questões de inovação da indústria…

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