Feira Brasileira do Grafeno

0
290
@https://www.ucs.br/1-feira-brasileira-do-grafeno/

1ª FEIRA BRASILEIRA DO GRAFENO – DE 9 A 16 DE JULHO DE 2021 NA UCS.

Venha conhecer o material que está revolucionando a indústria mundial!

A visitação para o público ocorre de 12 a 16 de julho, das 14h às 20h, no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, na Universidade de Caxias do Sul.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas!

Aproveite a oportunidade e venha conhecer o material que está revolucionando a indústria mundial, de 9 a 16 de julho, na Universidade de Caxias do Sul, a 1ª Feira Brasileira do Grafeno, uma iniciativa da FUCS, UCS, UCSGRAPHENE, ZEXTECNANO e MCTI. O grafeno é considerado um dos materiais mais forte e leve do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço, material mais fino que existe, entre outras propriedades. Conheça um pouco das indústrias e produtos que já utilizam este material.

UCSGRAPHENE, maior planta de produção de grafeno da América Latina, em operação desde abril de 2020, atua na prestação de serviços tecnológicos inovadores voltados a produção, caracterização e aplicação de grafeno e/ou seus derivados, possui a expertise da Universidade de Caxias do Sul em mais de 17 anos de pesquisa avançada em nanomateriais.

A ZEXTECNANO, uma divisão da Zextec, empresa especializada em melhorias de processos industriais, em operação desde 2010 em Caxias do Sul, atua em ações de produção e comercialização de grafeno, e na intermediação de projetos de desenvolvimento de produtos.

A parceria entre a UCSGRAPHENE e a ZEXTECNANO visa promover e potencializar a aplicação do grafeno e/ou seus derivados, contribuindo para o desenvolvimento da matriz econômica nacional.

Fonte: Universidade de Caxias do Sul – 10/07/2021


Bolsonaro visita primeira feira brasileira do grafeno

O presidente Jair Bolsonaro visitou nesta sexta-feira (9), em Caxias do Sul, na região da Serra Gaúcha, a primeira edição da Feira Brasileira do Grafeno, promovida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de empresas privadas, e vai até o dia 16 de julho, no campus sede da universidade.O grafeno é um nanomaterial com estrutura hexagonal de átomos de carbono, considerado um dos materiais mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço, que é o material mais fino que existe, entre outras propriedades. Possui alta resistência mecânica, maleabilidade a alta condutividade térmica e elétrica. O Brasil tem a segunda maior reserva mundial da grafita, matéria-prima do grafeno, e é atualmente o terceiro maior fornecedor mundial do produto.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estima que, nos próximos cinco anos, o grafeno deve movimentar mais de US$ 3 bilhões.

“Temos por volta de um terço das reservas de grafite, ou grafita, em vários estados. Temos aproximadamente 97% do nióbio, que, casado com o grafeno, vão realmente revolucionar o destino da humanidade”, destacou Bolsonaro, em discurso no evento.

Presidente foi presenteado com um capacete feito de grafeno — Foto: Cristine Gallisa / RBS TV

Bolsonaro, ministros e outras autoridades também participaram da inauguração oficial da UCSGraphene, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina.

Vinculada à Universidade de Caxias do Sul, a fábrica entrou em operação em abril de 2020, e atua na prestação de serviços tecnológicos inovadores voltados a produção, caracterização e aplicação de grafeno e seus derivados.

“Nós temos aqui uma universidade que produz conhecimento, que transforma esse conhecimento em produtos. E isso é o que a gente precisa no Brasil, transformar o conhecimento em nota fiscal, em empregos”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Agência Brasil de Notícias 10/07/2021


Saiba mais 

Brasil e Japão assinam acordo de cooperação em tecnologias para grafeno e nióbio. Inmetro avança na pesquisa sobre grafeno  asmetro.org.br/portalsn/2021/01/09/brasil-e-japao-assinam-acordo-de-cooperacao-em-tecnologias-para-grafeno-e-niobio-inmetro-avanca-na-pesquisa-sobre-grafeno/

Como o incrível Grafeno mudará o mundo – vejam os vídeos asmetro.org.br/portalsn/2020/07/20/como-o-incrivel-grafeno-mudara-o-mundo-vejam-os-videos/

Brasileiros criaram microscópio que trabalha na escala nanométrica. Assista a reportagem da TV Brasil              asmetro.org.br/portalsn/2021/03/10/brasileiros-criaram-microscopio-que-trabalha-na-escala-nanometrica-assista-a-reportagem-da-tv-brasil/

Imagem ilustrativa do grafeno disponível na internet

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!