Lucid: a empresa que em menos de um mês vendendo carros já vale mais que a Ford

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15A empresa automobilística Lucid começou a fabricar seus primeiros carros em setembro deste ano e no final de outubro entregou algumas dezenas de unidades aos primeiros clientes. Mas nesse pouco tempo a Lucid Motors já excedeu o valor de mercado de empresas centenárias como a Ford Motors.

Sediada no Vale do Silício, nos EUA, a empresa é vista como uma promessa do mercado emergente de veículos elétricos e ultrapassou os US$ 85 bilhões (mais de R$ 441 bilhões) em valor de mercado.

O primeiro modelo de carro, o Lucid Air Dream Edition, ganhou o prêmio de carro do ano da revista especializada MotorTrend. De acordo com dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o modelo é o carro elétrico que faz mais quilômetros com uma única carga: cerca de 852 km.

Serão vendidas 520 unidades do primeiro modelo em referência a essa distância em milhas. Cada um custará a partir de US$ 169 mil.

É um veículo super luxuoso que inclui a opção de ter bancos que massageiam o corpo do passageiro e teto de vidro.

A empresa também está fabricando modelos de valor menor (mas ainda longe de baratos): o Air Grand Touring (US$ 139 mil), o Touring (US$ 95 mil) e o Air and Air Pure (US$ 77 mil).

O Air e o Air Pure só devem chegar ao mercado a partir de 2022.

A Lucid diz que até agora já tem mais de 17 mil reservas e que no próximo ano espera entregar cerca de 20 mil unidades. É uma fração mínima dos mais de 4 milhões de carros que a Ford vendeu no mundo em 2020 – número relativamente menor do que o normal por causa da pandemia.

Linha de montagem do carro no Arizona
A linha de montagem da empresa fica no Arizona, apesar da sede se no Vale do Silício @reuters

Do super luxo à produção em massa

 

Embora possa não parecer, a aposta da Lucid não é o mercado de carros superluxuosos, mas a produção em massa de carros elétricos. Seu CEO, Peter Rawlinson, de 64 anos, disse em entrevistas que considera o primeiro modelo um passo para estabelecer a marca no mercado, para depois massificar o mercado de veículos elétricos,

“Precisávamos criar um feito tecnológico e acho que é isso que conquistamos com o Lucid Air. Definimos nossa marca, definimos nosso futuro”, disse ele.

A fama de Rawlinson também é uma das razões pelas quais os investidores estão apostando na Lucid. Ele foi responsável pelo desenvolvimento do Modelo S de Tesla, empresa da qual ele saiu por motivos pessoais e também por um relacionamento ruim com Elon Musk.

Rawlinson já havia trabalhado com a Jaguar e foi engenheiro-chefe da Lotus. Além disso, registrou inúmeras patentes para inovações em baterias de veículos elétricos.

Muito do sucesso do Lucid Air deriva de sua obsessão em reduzir o peso e o tamanho do motor e dos componentes do carro, o que não apenas permite mais potência, mas também economiza espaço que pode ser usado para outras conveniências.

Peter Rawlinson
Hoje a empresa ainda é muito dependente de seu criador, Peter Rawlinson @reuters

Rawlinson disse que pesa até mesmo em vender sua tecnologia para outras empresas que possam fazer carros de baixo custo. Para lá chegar, no entanto, é necessário primeiro garantir a viabilidade da sua própria empresa, que tem muitos desafios pela frente e ainda não dá lucro, mas é deficitária.

Boa parte dessas dificuldades está incluída no relatório que a empresa entrega aos potenciais acionistas para que tenham conhecimento dos riscos a que estarão sujeitos os seus investimentos.

De acordo com o jornal The New York Times, o documento de 44 páginas destaca que a empresa não tem experiência na produção em massa de veículos, não possui uma rede de atendimento ao cliente e depende muito de Rawlinson. Some-se a isso o fato de que cada vez mais empresas apostam no mercado de carros elétricos, muitas delas com décadas de experiência em produção em larga escala.

Crédito: BBC News – @diponível na internet 20/11/2021

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