O que é estratégia. O maior erro no planejamento estratégico: Luís Alberto Caldas

1
384
@internet

A concepção de estratégias é o ponto alto na atividade de líderes e gestores, quer nos negócios quer na política, na ação militar, na diplomacia e em diversos outros campos.

Pode-se dizer mesmo que o profissional capaz de compreender uma situação estratégica faz parte de uma elite intelectual.

Essa elite tem sempre um papel da maior importância em todos os campos de ação, porque o sucesso se destina não ao mais forte ou ao mais agressivo, mas àquele que melhor compreende a situação em que se encontra e as alternativas que realmente possui.

Contudo, permanece ainda certa dose de mistério quanto a como conquistar essa competência. A mera experiência gerencial, mesmo em grandes empresas, não é suficiente para alcançá-la.

Além disso, muito raramente alguém que chegou ao topo oferece mapas para quem está na base.

E a literatura dessa área de estudo é confusa, repleta por modismos lançados por consultorias e de acadêmicos sem experiência prática que contradizem uns aos outros.

Este livro procura preencher essa lacuna, desvelando o mistério, oferecendo aos jovens, a possibilidade de percorrer o caminho muito mais rapidamente do que eu mesmo fui capaz.

Inevitavelmente, o primeiro passo nessa jornada é compreender no que consiste a estratégia.Isso, porém, não é tarefa simples.

A enxurrada torna barrentas as águas do rio e a chuva de definições  que encontramos nessa área serve apenas para tornar menos claro o objeto de estudo.

Essa é a principal barreira para aqueles que iniciam. Essa é uma barreira significativa, porque a compreensão do conceito tem um efeito organizador na mente do estudioso.

Luís Alberto Caldas é engenheiro de produção pela UFRJ, tem mestrado em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ, foi professor no Departamento de Engenharia da UERJ, atualmente é servidor federal lotado no Inmetro

É ela que lhe permitirá, ao absorver as contribuições dos vários autores, saber como elas se articulam entre si. Isto é, entender que parte específica do conhecimento sobre estratégia cada contribuição enriquece.

Sem essa capacidade, a produtividade nos estudos torna-se muito reduzida, fazendo muitos desistirem durante o percurso.

 Assim, para transmitir a compreensão do conceito, no primeiro capítulo, apresento a definição de estratégia e deduzo algumas de suas consequências.

No segundo capítulo, comparo a definição apresentada com definições oferecidas por alguns dos autores mais influentes nessa área.

 No terceiro, apresento brevemente os elementos da análise estratégica.

Acesse o íntegra do E-BOOKO que é estratégia.Aa arte de planejar


O maior erro no planejamento estratégico

 

Se logo no início do processo de planejamento, não ficar claro para todos os envolvidos o que são decisões estratégicas, a tendência será a de que questões operacionais dominem o planejamento estratégico. Assista ao vídeo e entenda o porquê.

Crédito: Luis Alberto Caldas no Linkedin – @disponível na internet 10/01/2022

1 Comentário

  1. Caro amigo Caldas,
    Para minha alegria, verifiquei hoje na página do Asmetro, que você lançou um livro: “O que é estratégia”.
    Sou testemunha que você é um lúcido estudioso do assunto há muitos anos.
    Além disso, já folheei esse material e posso dizer que ele tem bastante conteúdo, sendo de facílima leitura.
    Vou ler sua obra com a merecida atenção!
    Mais uma vez, parabéns!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!