Montadora chinesa assume última fábrica da Ford no Brasil

0
1215
@Imagem: Divulgação/BYD

A última fábrica da Ford em solo brasileiro agora será da chinesa BYD, um dos nomes mais populares do planeta quando o assunto são carros eletrificados.

A empresa assumirá o Polo Automotivo de Camaçari, na Bahia. Na próxima semana, executivos da montadora desembarcam no Brasil para avaliar pontos importantes do negócio.   

A fabricação de automóveis na nova planta começa em 2024 e inclui o beneficiamento de lítio para baterias.

  • Para viabilizar o empreendimento, o governo da Bahia concederá incentivos fiscais à empresa até 31 de dezembro de 2032.
  • O híbrido Song Plus, considerado um dos carros mais econômicos do país, deve ser o primeiro modelo montado nas novas instalações da fabricante. 
BYD Song Plus
BYD Song Plus. Imagem: Divulgação/Byd

A BYD fara um anúncio oficial em abril divulgando mais detalhes sobre o negócio. De início, a meta é produzir pelo menos 30 mil veículos por ano (incluindo SUVs, picape e um modelo de porte médio com versões híbridas e elétricas) expandindo essa capacidade no futuro para 150 mil. 

Para tirar os planos do papel, a BYD terá que investir cerca de R$ 3 bilhões. As novas instalações produzirão desde chassis de ônibus e caminhões, até carros de passeio elétricos e híbridos — além de processar lítio e ferro fosfato para baterias (conforme um acordo firmado entre a BYD do Brasil e o governo do Estado da Bahia).

Segundo o cronograma, duas unidades devem estar prontas para operar em outubro de 2024. A terceira, começa a funcionar apenas em janeiro de 2025, estima a montadora.

Já a instalação dedicada para processamento de lítio e ferro fosfato utilizará material extraído no Brasil como insumo. Vale destacar que a produção, nesse caso, será exportada para a China. Já a fábrica de chassis, abastecerá especialmente o mercado nas regiões Norte e Nordeste do país.

Por fim, o acordo firmado na Bahia prevê ainda a possibilidade de importar veículos pelo porto de Salvador.

Crédito: Gabriel Sérvio / OLhar Digital com informações do UOL – @ disponível na internet 07/03/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!