Análise de Tendências Tecnológicas da Manufatura 4.0 de Próteses Cardíacas

0
80
@imagem meramente ilustrativa - reprodução internet

As doenças valvares atingem desde recém-nascidos até idosos, afetando o funcionamento das valvas cardíacas e tornando necessário, em muitos casos, o uso de próteses, causando impactos relevantes nas vidas dos pacientes e nos sistemas de saúde.   

Contudo, com a quarta revolução industrial, um potencial de inovação surge no segmento das próteses cardíacas. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo identificar, por meio de uma prospecção tecnológica de patentes, as principais tendências da Indústria 4.0 que estão sendo empregadas na produção de próteses cardíacas.   

Como resultado, foi possível verificar a tendência de investimentos, os principais países envolvidos, a condição legal das patentes, os principais atores, os depositantes mais citados e o domínio tecnológico.   

Dessa forma, foram traçados cinco cenários de evolução: próteses com base em materiais avançados, próteses com sensores, próteses feitas por meio da manufatura aditiva e uso da robótica e da modelagem 3D na produção ou nos processos cirúrgicos.

acesse a íntegra do artigo: Análise de Tendências Tecnológicas da

Crédito: Ian G. (ST Importações) ,Ricardo Fermam (INMETRO) e Marcelo Kropf (INTO) /Linkedin do Ricardo Fermam 02/10/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!