Adoção de cães e gatos: dicas para começar 2024 com um novo pet

0
228
@reprodução internet

Adoção de cães e gatos: dicas para começar 2024 com um novo pet

Está pensando em começar o ano aumentando a família com um novo filho de quatro patas? Com certeza, um animal de estimação vai deixar o seu 2024 muito mais feliz e completo! 

Mas antes de partir para a adoção de um cachorro ou um gatinho, é importante se atentar a alguns detalhes, como, por exemplo, a preparação da sua casa para receber o bichinho e a adaptação da rotina da sua família. Confira as nossas dicas para adotar um pet com responsabilidade! 

A primeira regra é estar disposto a dar amor!

Os cachorros e gatos disponíveis para adoção estão à espera de um lar amoroso e confortável. Muitos deles já passaram por situações difíceis, principalmente aqueles que foram abandonados ou viveram na rua. Por isso, tenha sempre em mente que adotar um bichinho de estimação é uma decisão que exige amor, paciência e dedicação. 

Saiba que, depois de adotar um pet, você terá um companheiro fiel e carinhoso. Esteja preparado para retribuir todo esse afeto!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem mais de 20 milhões de cães e mais de 10 milhões de gatos abandonados, à espera de um novo lar. Por isso, a adoção é um ato de extrema importância. 

Existem muitas ONGs e entidades protetoras de animais que trabalham com o incentivo à adoção de pets no Brasil. O ideal é buscar uma dessas organizações para fazer uma adoção segura. Em geral, os animais dessas entidades já estão vacinados, castrados e em boas condições de saúde. 

Confira algumas dicas para fazer uma adoção consciente!

Avalie sua rotina e estilo de vida – Não adianta querer um animal de estimação se a sua rotina não permite que você cuide do pet. Por isso, antes de adotar, tenha certeza de que seu dia a dia poderá ser adaptado para receber o cão ou o gato. O animal não deve ficar o tempo todo sozinho e precisa de cuidados especiais, como banho, passeios, consultas com o veterinário, entre outras coisas. 

Despesas – Todo animal traz gastos. Você precisará incluir no seu orçamento despesas como ração, banho e tosa (no caso de cachorros), acessórios, casinha, gastos com consultas periódicas, vacinas e vermífugos.  

Animais idosos – Muitos cães e gatos disponíveis para adoção já apresentam uma idade avançada. Esteja aberto para receber animais com esse perfil. Eles precisam muito de carinho e cuidados. 

Escolha o porte certo do animal – Avalie o espaço físico disponível em sua casa e escolha o porte do animal a partir dessa informação. Se você vive em um apartamento pequeno, adote pets menores, que vão se adaptar melhor ao ambiente. 

Tenha em mente que a adoção de um animal de estimação não é algo que você possa simplesmente se arrepender de ter feito. Estamos falando de um ser vivo, que precisa e merece ser cuidado e tratado com amor. Por isso, faça uma adoção consciente!

Caso você tenha dúvidas sobre qual animal escolher, visite uma feira de adoção ou um abrigo. Com certeza, você vai encontrar um cachorrinho ou um bichano que tocará seu coração!

Crédito:  Talita Maia /CARINHO DE BICHO  – @ disponível na internet 14/02/2024


Adoção

Posse responsável ❤️

Assim como nós, os animais precisam de carinho, proteção, alimentação adequada e cuidados. Eles fazem travessuras quando pequenos e também envelhecem. Por isso, tenha consciência e adote com responsabilidade! Estará ganhando muito amor e felicidade para toda família!

01 – A vida de um animal dura em média 15 anos, demandando gastos e cuidados durante todo esse período. Pense bem antes de adotar.

02 – A castração é uma obrigação do (a) proprietário (a)! Deve ser realizada assim que o animal atingir os 6 meses de vida, ou mesmo depois de adulto. Com este procedimento, além de evitar cria indesejada e o abandono, também evita alguns tipos de tumores e infecções, além de deixar o animal mais calmo.

03 – Jamais abandone ou maltrate qualquer tipo de animal! Abandono e maus tratos são considerados CRIMES, segundo a Lei Federal 9.605/98, art. 32. Com pena de detenção e multa.

04 – Brinque sempre com o seu animal. Use cordas, bolas, garrafas plásticas, caixas de papelão, novelos de lã,etc.

05 – Faça passeios regulares com o seu cão, assim você o ajuda a gastar energia, e também se exercita. Mas sempre verifique se o chão não está muito quente, use guia, leve sacolinhas para recolher as fezes e coloque focinheira se necessário.

06 – Dê banhos semanais com shampoo anti-carrapatos e anti-pulgas. Prefira os dias mais quentes para esta prática.

07 – Mantenha seu animal em local limpo e coberto, protegido do sol, do frio e da chuva. O quintal ou o espaço destinado à ele deve ter tamanho adequado ao porte e necessidades da raça.

08 – Troque a água do seu animal pelo menos uma vez por dia. Mantenha os potes de ração e água limpos para não ter formigas.

09 – Preferencialmente ofereça apenas ração ao seu animal, alguns alimentos podem fazer mal.

10 – A identificação do animal é muito importante. Anote o seu telefone com DDD na coleira de couro ou na plaquinha.

11 – Providencie a vacinação e a vermifugação de filhotes e animais adultos para evitar doenças.

Benefícios de se ter um melhor amigo em casa 😍 

01 – Fortalecimento do sistema imunológico:
Os animais ajudam a diminuir o desenvolvimento de alergias e bronquites, principalmente nas crianças.

02 – Diminuição do risco cardíaco:
A pessoa que brinca e sai para passear com seu cachorro já cumpre metade dos níveis recomendados de exercícios físicos.

03 – Redução do stress:
Ao fazer carinho no animal, gera-se uma sensação de calma e bem-estar em ambos – humano e animal.

04 – Mais disposição:
Quando brincamos com os animais, os níveis de felicidade no corpo aumentam, diminuindo qualquer sensação de tristeza.

05 – Aumento do foco/concentração das crianças e da interação social:
Os animais podem ensinar e orientar as crianças em vários aspectos, como dando noção de responsabilidade e interação social, ao brincar e ter os cuidados como trocar a água todos os dias.

VANTAGENS DE SE ADOTAR UM VIRA-LATA 🐶

01 – São divertidos, fiéis, brincalhões e despretensiosos.

02 – São bem mais saudáveis e resistentes, pela diversidade genética.

03 – São mais calmos e se adaptam melhor à toda a família.

VANTAGENS DE SE ADOTAR UM ANIMAL ADULTO 🐱

01 – São mais tranquilos, não latem muito e não choram a noite.

02 – São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação.

03 – São mais independentes no caso de terem que ficar sozinhos por algumas horas.

04 – Você não terá dúvida do seu tamanho.

05 – Se adaptam rapidamente ao ambiente e as pessoas da casa.

Crédito: Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa – @ disponível na internet 1

Seja você também um Protetor!

Contamos com suas doações e seu voluntariado nas ações do dia a dia!

Para contribuir com o trabalho dos Protetores de animais do campus, doações de medicamentos, caixas de transporte, coleiras, guias, potes etc., são super bem-vindas! Participe dos bazares e das rifas.

PIX do Protetores: [email protected]

Contatos/Informações via whatsapp > 55.21. 98382-7555

Para saber mais, clique no link abaixo e leia as matérias já publicadas:   asmetro.org.br/portalsn/category/protetores-de-animais/ 

·       Seja um voluntário protetor! Procure a Secretaria da ASMETRO-SI ou escreva para [email protected]

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!